Possível falha de DNS pode ser a causa para Facebook, Instagram e WhatsApp estarem fora do ar desde cedo. Entenda - Programadores Brasil
Redes Sociais

Possível falha de DNS pode ser a causa para Facebook, Instagram e WhatsApp estarem fora do ar desde cedo. Entenda

4 Mins read

Não adianta colocar culpa no roteador, Wi-Fi, dados móveis, o sinal da sua região e nem a conta da internet que ainda não foi paga, pois desta vez a culpa é do Facebook, Instagram e WhatsApp. Desde o início da tarde (por volta de meio-dia, no horário de Brasília), que as redes sociais de Mark Zuckerberg estão fora do ar. Mas, especialistas em tecnologia alegam que o problema pode ser uma possível falha de DNS.

Possível falha de DNS pode ser a causa para Facebook, Instagram e WhatsApp estarem fora do ar desde cedo. (Imagem: SAPOtec)

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

No entanto, até o momento, a conta oficial do Facebook teve que publicar uma nota sobre o ocorrido, sem dar muitas explicações, através de sua conta oficial no Twitter (que não pertence ao mesmo dono).

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse a empresa.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Portanto, a instabilidade atinge não só o Brasil como o mundo todo que se conecta com as redes sociais. Dessa forma, usuários dos apps para Android e iOS, além de sites acessíveis pelo navegador do celular ou do PC estão encontrando uma tela de página fora do ar ao tentar se conectar.

Além disso, há relatos de que outros aplicativos que utilizam a conta do Facebook para acessá-los também não estão conseguindo se conectar, como o jogo do “Pokémon Go”, por exemplo, que também informou que está investigando o caso.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Facebook pode estar com falha de DNS

Por outro lado, o vice-presidente da empresa de servidores Cloudflare, Dane Knecht, sugeriu que a queda global do Facebook pode ter a ver com o DNS e que “as rotas BGP” da empresa “foram retiradas da internet”, disse o executivo em seu perfil no Twitter.

Para esclarecer, DNS significa Domain Name System ou Sistema de nomes de Domínios. É um computador com uma espécie de banco de dados que relaciona o endereço “nominal” (site do Programadores Brasil, por exemplo) com o endereço real (número de IP, de Internet Protocol) para poder acessá-lo. Funciona assim: quando você digita www.programadoresbrasil.com.br, servidores DNS entram em operação e “traduzem” o endereço para o IP relativo ao site e permitem o acesso. 

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Então, quando ocorre uma falha em um desses servidores, o endereço IP fica fora de alcance.BGP significa Border Gateway Protocol (Protocolo de Portão de Fronteira, em tradução livre). Ou seja, trata-se do sistema que decide por qual rota os seus dados vão trafegar até chegar ao destino escolhido.

Funcionários do Facebook são impedidos de trabalhar por causa de falha

Dessa forma, se o BGP sai do ar, como parece estar acontecendo com o Facebook nesta segunda-feira (4), então a plataforma fica sem direção para encontrar o caminho entre o usuário e o serviço que ele pretende acessar.

Por conta disso, até mesmo os funcionários podem não conseguir acessar as ferramentas internas que são utilizadas para configurar o sistema e corrigir o problema. Portanto, isso é o que deve estar dificultando que as falhas sejam corrigidas mais rapidamente.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

O jornalista especialista em segurança digital, Brian Krebs, resumiu o cenário em uma publicação no Twitter: “Confirmado: os registros DNS que informam aos sistemas como encontrar Facebook.com ou Instagram.com foram retirados esta manhã das tabelas de roteamento global. Você consegue se imaginar trabalhando no FB agora, quando seu email não funciona mais e todas as suas ferramentas internas baseadas no FB falham?“.

Reações dos usuários geram memes no Brasil

Como todo brasileiro tem uma habilidade ímpar de fazer memes com absolutamente tudo, o Facebook não escapou. Os usuários das três redes sociais de Zuckerberg correram para o Twitter e estão compartilhando diversos memes sobre a queda dos aplicativos desde o início da tarde.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Veja alguns:

https://twitter.com/Leeoalves00/status/1445130630841372676
https://twitter.com/eduardo_ofc11/status/1445129856367403016

Mas, até influenciadores de outros países acabaram entrando na onda e reagiram à queda global dos serviços do Facebook, gerando não só memes mas também críticas à rede social, como foi o caso de Edward Snowden.

Facebook e Instagram misteriosamente saem do ar, por um brilhante dia, o mundo se torna um lugar mais saudável”, comentou Edward Snowden, analista de sistemas que denunciou o esquema de vigilância em massa do governo dos EUA em 2013.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *