O que é “5XX Server Error” e o que esse código pode significar para as falhas no Facebook, Instagram e WhatsApp desta segunda-feira? Entenda - Programadores Brasil
Redes Sociais

O que é “5XX Server Error” e o que esse código pode significar para as falhas no Facebook, Instagram e WhatsApp desta segunda-feira? Entenda

2 Mins read

Devido às instabilidades com o Facebook, Instagram e WhatsApp nesta segunda-feira (4), usuários estão procurando respostas sobre o que pode ter acontecido com as plataformas. Mas, embora ainda não tenha sido explicado oficialmente, um erro “5XX Server Error” aparece ao tentar acessá-las. Então, esse código pode dar pistas do que realmente pode estar acontecendo.

Portanto, entenda o que significa esse código e por que ele pode ser o problema que está afetando os aplicativos e as redes sociais de Mark Zuckerberg durante todo o dia.

O que é “5XX Server Error” e o que esse código pode significar para as falhas no Facebook, Instagram e WhatsApp desta segunda-feira? (Imagem: Windows Bulletin Tutorials)

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

“5XX Server Error”: o que isso significa?

De maneira simplificada, o aviso “5XX Server Error” que pode aparecer na tela do computador ou celular ao acessar alguma das redes sociais, é causado por uma falha nos servidores do serviço. Ou seja, o erro ocorre quando o servidor, ou computador central, não consegue completar a solicitação do usuário. Por isso, a informação do site não aparece.

Mas, no caso do Whatsapp, por exemplo, as mensagens simplesmente pararam de ser enviadas, enquanto no Facebook e no Instagram as postagens de conteúdos foram interrompidas.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Além disso, o 5XX Server Error ou somente “Erro 500”, costuma aparecer na tela de sites que estejam apresentando problemas. Em alguns casos, no entanto, o próprio usuário consegue resolver. Infelizmente, não é o caso de agora!

Isso porque na situação dos erros do WhatsApp, Instagram e Facebook, a empresa deve solucionar o problema das falhas, e, portanto, aos usuários só lhes resta esperar. “Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”, disse a companhia em um comunicado mais cedo.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Falhas de DNS levam ao “5XX Server Error”

No entanto, especialistas no Brasil e no exterior estão comentando sobre a pane e concordam que o problema pode estar relacionado com um gargalo da estrutura de telecomunicações. Para esclarecer, o recurso que é chamado de DNS, responsável por converter os endereços dos sites em números IP, estaria apresentando falhas nos sistemas do Facebook. Ou seja, isso estaria interrompendo os serviços das redes sociais e, consequentemente, levando ao “5XX Server Error” ou ao Erro 500.

Por fim, como este é um caso que depende de uma solução dos próprios serviços, os usuários continuam sem poder acessar as principais redes sociais de conteúdo. A exceção é do Twitter que não pertence ao mesmo dono do Facebook. E, em relação ao serviço de mensagens do WhatsApp, ainda há outras possibilidades como alternativa, que é o caso do Telegram, por exemplo.

Acompanhe em tempo real no Twitter do Programadores Brasil (@prog_brasil) tudo sobre as instabilidades nos servidores do Facebook, Instagram e Whatsapp.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *