Microsoft lança oficialmente Windows 11. Entenda o que muda e como baixar. - Programadores Brasil
Windows

Microsoft lança oficialmente Windows 11. Entenda o que muda e como baixar.

3 Mins read

Finalmente chegou o grande dia. Depois de muita expectativa, o Windows 11 está oficialmente lançado para os usuários. O novo Windows 11 está disponível para download como uma atualização gratuita pelo site da Microsoft.

“O dia de hoje é um marco emocionante na história do Windows. Conforme o dia se torna 5 de outubro em cada fuso horário ao redor do mundo, a disponibilidade do Windows 11 começa por meio de uma atualização gratuita em PCs com Windows 10 qualificados e em novos PCs pré-instalados com o Windows 11 que podem ser”, publicou a Microsoft em seu Blog oficial.

Última versão do Windows?

Última versão do Windows? Que nada!

Quando o Windows 10 foi lançado, a Microsoft chegou a declarar que seria a “última versão” do sistema . Isso obviamente mudou. “Estamos em um momento em que há uma nova era para o PC acontecendo agora”, disse Panay a época. “Acho que o Windows 11 marca aquele momento e é um sinal para esse momento.”, continuou.

Com o lançamento do Windows 11, no entanto, fica claro que não é a ideia da Microsoft parar por aí.

Windows 11: Mudanças no Design

Última versão do Windows?

Em todo o sistema operacional, o design favorece cantos arredondados e simplificou a maioria dos menus e visualizações de pastas. E há opções novas e aprimoradas para organizar as janelas e “encaixá-las” em grades.

O Windows 11 tem algumas mudanças de design significativas, junto com algumas alterações em como o sistema funciona nos bastidores.

Por padrão, o menu Iniciar está centralizado na tela, junto com os ícones na barra de tarefas. Quando clicado, o botão Iniciar abre um menu de aplicativos usados ​​com frequência.

De certa forma, ele imita a aparência de um menu ou iniciador de aplicativo de smartphone. A Microsoft também descartou os “tiles” que estavam presentes no menu iniciar do Windows 10.

Widgets, um importante ponto de venda do Windows Vista 2007, também estão de volta – mas em vez de “flutuar” na tela onde o usuário os coloca, eles ficam em uma barra lateral à esquerda e também estão vinculados aos serviços da Microsoft.

Integração com Apps da Microsoft no Windows 11

Algumas mudanças vão além da interface e do design. As integrações de sistema para o Microsoft Teams – substituindo o Skype – e o aplicativo do Xbox aparecem fortemente na propaganda da Microsoft.

A Microsoft Store – a versão para Windows de uma loja de aplicativos – foi completamente redesenhada e permitirá que aplicativos de terceiros sejam vendidos dentro dela, sem sofrer um corte substancial.

E um novo recurso que levantou sobrancelhas no mundo da tecnologia foi que o Windows 11 executaria aplicativos para smartphones Android por meio da loja de aplicativos da Amazon.

Os primeiros usuários relataram que a função de busca embutida da nova versão é significativamente mais rápida na maioria dos dispositivos – mas também favorece os próprios serviços da Microsoft, Bing e o navegador Edge, ao entregar resultados da web.

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

Windows 11 será focado em Games

Windows 11 será focado em Games

Tempo de atualização

Para os jogadores, a Microsoft promete que sua nova tecnologia de drive – Direct Storage – levará a tempos de carregamento muito melhores em jogos, permitindo que uma placa de vídeo acesse drives de armazenamento sem passar pelo processador central.

Mas esse recurso, como alguns outros, precisa de hardware mais recente para funcionar. Como resultado, nem todos os computadores verão todas as vantagens potenciais da atualização – e algumas máquinas podem não ser capazes de atualizar. Os requisitos mínimos incluem um tipo de chip de segurança – chamado TPM – instalado apenas em computadores modernos.

“Se o seu dispositivo não atender a esses requisitos, você pode não conseguir instalar o Windows 11 no seu dispositivo e pode querer considerar a compra de um novo PC”, diz a Microsoft.

A empresa acaba de lançar uma gama de seus próprios novos dispositivos de hardware para coincidir com a nova versão do Windows. Mas os usuários que já executam o Windows 10 não precisam fazer isso se o computador ainda estiver funcionando. O Windows 10 continuará a ter suporte e a receber atualizações de segurança até outubro de 2025.

Como baixar o Windows 11

O novo Windows 11 está disponível para download como uma atualização gratuita pelo site da Microsoft. Clique aqui e confira.


Sobre o Autor(a)
Criador do Programadores Brasil e do Galinha Programadora. Sou deficiente físico (não tenho os dois braços), desenvolvedor de sistemas há 9 anos e apaixonado por programação. Tenho um pézinho no Jornalismo (sem qualquer trocadilho rs).

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *