MediaTek faz parceria com ARM e Tencent para trazer Ray Tracing aos dispositivos móveis. saiba mais - Programadores Brasil
Gaming

MediaTek faz parceria com ARM e Tencent para trazer Ray Tracing aos dispositivos móveis. saiba mais

2 Minutos de Leitura

O Ray Tracing (“rastreamento de raios” ou “traçado de raios“) aos poucos está se tornando uma parte essencial dos gráficos do jogo, que simula o comportamento natural da luz. A tecnologia permite que você se aproxime de imagens mais realistas. Esta ferramenta, portanto, entrou na indústria de games com as placas gráficas da série NVIDIA RTX, lançadas em agosto de 2018. Mas, graças aos esforços da AMD e da Samsung, o Ray Tracing também vai passar a alcançar smartphones com o novo chip Exynos 2200.

MediaTek faz parceria com ARM e Tencent para trazer Ray Tracing para dispositivos móveis. (Imagem: Divulgação/ GizChina)

Veja também: [+] Curso completo de Desenvolvimento de Games

Mas, é lógico que os concorrentes não queriam ficar para trás nessa nova empreitada. A MediaTek então, apoiada por ARM e Tencent, revelou o primeiro kit de desenvolvimento de software (SDK) de raio rastreado baseado em extensões Vulkan para dispositivos móveis. Sobre o suporte para Ray Tracing, a companhia taiwanesa anunciou em janeiro deste ano o processador Dimensity 1200 com o subsistema gráfico Mali-G77 MC9. Só que nesse estágio, a tecnologia funciona apenas no nível do software, mas futuramente deve se tornar hardware.

Portanto, os desenvolvedores agora podem aprender mais sobre Ray Tracing e usar a tecnologia para aprimorar experiências de jogo imersivas. O SDK da MediaTek usa pipelines de renderização da Tencent e a extensão Vulkan. Dessa forma, a fabricante de chips disse que a parceria com a ARM e a Tencent Games trará tecnologia gráfica de ponta para a série Dimensity de dispositivos móveis.

Veja também: [+] Curso completo de Desenvolvimento de Games

Geraint North, Diretor Sênior de Ecossistema e Engenharia da Arm, explicou que “as futuras GPUs do Mali melhorarão significativamente o desempenho da tecnologia de rastreamento de raios em dispositivos móveis por meio da aceleração de hardware. A colaboração da Arm com a MediaTek e a Tencent Games nesta área tornará mais fácil para os desenvolvedores explorarem os benefícios do Ray Tracing para jogos móveis, garantindo que o conteúdo com esta tecnologia possa ser transportado para dispositivos de plataforma cruzada em diferentes ecossistemas, aprimorando ainda mais a experiência de jogo”.

(Imagem: Divulgação/ GizChina)

Além disso, a MediaTek disse em um comunicado à imprensa que continuará fazendo pesquisa e desenvolvimento gráfico, expandindo continuamente nas tecnologias centrais do mecanismo de jogo MediaTek HyperEngine para fornecer efeitos de renderização de jogo. O objetivo, portanto, é ajudar os desenvolvedores de games e fabricantes de dispositivos a oferecer gráficos de jogos realistas e levá-los ao próximo nível.

Veja também: [+] Curso completo de Desenvolvimento de Games

Além disso, o Dr. Youming Cao, Associado da Unidade de Negócios do MediaTek Computing and Artificial Intelligence Technology Group, informou que “a cooperação com a Arm e a Tencent Games nos permite introduzir tecnologias gráficas avançadas; como o Ray Tracing na série Dimensity de chips móveis 5G, com a ajuda do SDK de rastreamento de raios da MediaTek. A solução permite que os desenvolvedores de games usem novas tecnologias para atualizar uma experiência de jogo mais envolvente. Atualmente, dezenas de milhões de smartphones em todo o mundo usam a série Dimensity de chips móveis 5G; e iremos fornecer a uma ampla gama de usuários efeitos visuais mais vívidos e realistas”, garantiu.

*Com informações GizChina*


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital, hoje me divido entre trabalho, diversão, família e agora mãe!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *