Jogo FIFA pode mudar de nome? Reportagem revela detalhes sobre a negociação entre a federação e a EA Sports - Programadores Brasil
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Jogo FIFA pode mudar de nome? Reportagem revela detalhes sobre a negociação entre a federação e a EA Sports

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No último dia 7, o diretor-geral da Electronic Arts, Cam Weber, divulgou uma nota informando que o jogo FIFA pode mudar de nome, após o encerramento do contrato com a organização, em 2022. O acordo entre as instituições, que já dura 10 anos, pode ser finalizado após a Copa do Mundo no Catar.

De acordo com uma reportagem do The New York Times, o entrave para a renovação contratual seria de ordem financeira. A FIFA estaria pedindo mais que o dobro do valor pago atualmente para seguir com a parceria.

A equipe de reportagem do The New York Times teve acesso à pessoas com conhecimento sobre as negociações. Segundo as fontes, a Federação Internacional de Futebol está pedindo um valor de US$ 1 bilhão para cada ciclo de quatro anos.

Além disso, a FIFA e a EA Sports, divisão de jogos esportivos da Electronic Games, não chegaram a um acordo sobre os direitos exclusivos dos jogadores.

Para a FIFA, o ideal seria limitar a exclusividade da EA em torno do uso em um jogo de futebol. Já a EA Sports quer explorar outros empreendimentos dentro de seu ecossistema de videogame FIFA. Isso incluiria, por exemplo, destaques de jogos reais, torneios de videogame de arena e produtos digitais como NFTs.

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FIFA pode mudar nome do jogo a partir de 2022 (Foto: Reprodução/EA Sports)

Decisão se o jogo FIFA vai mudar, ou não, de nome deve sair até o fim deste ano

A EA acredita que mesmo se o jogo FIFA mudar de nome, nenhuma concorrente seria capaz de desafiar seu domínio de mercado. A empresa mantém mais de 300 outros acordos de licenciamento semelhantes ao praticado com a FIFA, com organizações como a UEFA, que administra a Liga dos Campeões, e ligas nacionais e competições em todo o mundo.

A diferença é que esses acordos permitem que a empresa de jogos eletrônicos use nomes e imagens de jogadores, times de clubes mundialmente famosos e ligas em seus jogos. Já o contrato com a FIFA garante, apenas, o uso do nome e logotipo da organização e os direitos da Copa do Mundo.

A expectativa é de que as instituições cheguem a uma decisão até o fim do ano. Mas, ainda de acordo com a reportagem, os dirigentes da EA Sports já planejam um futuro pós-FIFA.

No início deste mês, a empresa registrou duas marcas comerciais: uma na União Europeia e outra na Grã-Bretanha, com a frase EA Sports F.C.

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*Com informações do The New York Times*


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Sobre o Autor(a)
Letícia de Jesus, 20 e poucos anos. Jornalista e redatora web. Além da redação de conteúdos, flerto com o universo do Marketing Digital e Social Media.

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