Facebook: Processo de propagação de DNS pode levar até 48 horas para se restabelecer totalmente em todas as redes sociais. Entenda - Programadores Brasil
Redes Sociais

Facebook: Processo de propagação de DNS pode levar até 48 horas para se restabelecer totalmente em todas as redes sociais. Entenda

3 Mins read

O serviço de DNS do Facebook, que também envolve a comunicação por Whatsapp e Instagram, voltou em praticamente todo o mundo, mas com instabilidades. A equipe da empresa parece ter encontrado o problema. Ao que tudo indica seria uma falha na propagação do servidor.

Facebook: Processo de propagação de DNS pode levar até 48 horas para se restabelecer totalmente em todas as redes sociais. (Imagem: GETTY IMAGES)

Portanto, foram necessárias cerca de sete horas até a rede social reconhecer o bug para somente então poder solucionar a questão que afetou o mundo todo, nesta segunda-feira (4). Mas, desde cedo algumas especulações sobre as possíveis causas dos bugs nas redes sociais já vinham sendo mencionadas por especialistas de várias partes do mundo. A falha no processo de propagação do DNS foi uma delas. 

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Processo de propagação do DNS

Em suma, a propagação do DNS é o período de tempo em que as atualizações dos registros DNS entram em vigor em todos os servidores da web. Portanto, o motivo pelo qual as alterações não são instantâneas é porque os servidores de nomes armazenam as informações de registro de domínio em seu cache por um determinado período antes de serem especificados. Mas, embora seu domínio não tenha nenhum tempo de inatividade devido a mudanças de registro planejadas, alguns usuários ainda receberão uma versão em cache de seu site até que todos os servidores tenham se propagado.

Segundo o analista de sistemas, Diogo Alves, o processo de propagação do DNS pode levar de 24 até 48 horas para se restabelecer no Facebook. “A partir de agora, muitos usuários vão se deparar com o aplicativo do Facebook e do Instagram voltando a ser carregado normalmente, mas para outras pessoas, próximas a elas ou não, o app pode simplesmente não carregar instantaneamente”, explicou.

De maneira geral, a sigla DNS significa Domain Name System ou Sistema de nomes de Domínios. É um computador com uma espécie de banco de dados que relaciona o endereço “nominal” (site do Programadores Brasil, por exemplo) com o endereço real (número de IP, de Internet Protocol) para poder acessá-lo. Então, funciona assim: quando você digita www.programadoresbrasil.com.br, servidores DNS entram em operação e “traduzem” o endereço para o IP relativo ao site e permitem o acesso.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

(Imagem: Divulgação/ Twitter)

Pessoas de todas as partes do mundo são afetadas por instabilidade

Estima-se que 3,5 bilhões de pessoas no mundo usem um ou mais dos três serviços do Facebook afetados nesta segunda-feira. Mas, como o próprio Facebook controla as configurações dos seus serviços, acredita-se que o problema tenha sido interno, segundo relataram especialistas em segurança cibernética à Reuters.

Dessa forma, há especulações de que a pane possa ser resultado de um erro dentro da empresa, mesmo que a possibilidade de sabotagem interna não seja descartada até o momento. Para os especialistas, para hackers atuarem neste quesito, seria necessário uma grande coordenação entre poderosos grupos de hacking ou técnicas extremamente inovadoras.

No entanto, é bem difícil que esse tipo de problema afete gigantes da tecnologia, como o Facebook, por exemplo, e fiquem sem solução por um longo tempo.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

“A duração da pane é bastante incomum, e há relatos de ‘caos’ na sede do Facebook, enquanto técnicos tentavam consertar o problema“, informou o repórter especializado em tecnologia da BBC na América do Norte, James Clayton.

Como consequência disso, as ações do Facebook caíram quase 5% na Bolsa de Nova York, em meio também a revelações de um informante sobre práticas da empresa.

Acompanhe em tempo real no Twitter do Programadores Brasil (@prog_brasil) tudo sobre as instabilidades nos servidores do Facebook, Instagram e Whatsapp.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *