Compatibilidade do Windows 11: O seu PC atende aos requisitos da Microsoft? Descubra agora - Programadores Brasil
Windows

Compatibilidade do Windows 11: O seu PC atende aos requisitos da Microsoft? Descubra agora

3 Mins read

O Windows 11  foi lançado recentemente com questões de compatibilidade significativas e esses requisitos tem ficado na mente de muitos usuários de PC desde que a Microsoft revelou sua primeira grande atualização de sistema operacional em seis anos. Portanto, para a alegria de muitos, o Windows 11 deve funcionar com a maioria dos PCs, segundo informações publicadas no blog da empresa.

Compatibilidade do Windows 11: O seu PC atende aos requisitos da Microsoft? (Imagem: Divulgação/ Uol)

No entanto, embora sua data de lançamento tenha finalmente chegado, os dispositivos compatíveis ainda não receberão necessariamente a atualização. Isso porque a Microsoft avisou que alguns usuários terão que esperar até meados de 2022 para baixar e instalar o Windows 11.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Em contrapartida, a própria ferramenta da Microsoft que determina a compatibilidade de dispositivos, o aplicativo PC Health Check, não estava à altura quando a Microsoft anunciou o Windows 11 pela primeira vez. Ou seja, houve relatos de que ele não deu às pessoas informações suficientes sobre por que seus dispositivos não eram compatíveis. Então, a empresa removeu temporariamente o aplicativo. 

Mas, o PC Health Check da Microsoft está online novamente e em funcionamento. O aplicativo é quem diz se o seu computador atende aos requisitos para executar o Windows 11. Mas, se não atender, informará o motivo e fornecerá links para obter mais suporte.

No entanto, essa não é a única maneira de verificar se o seu dispositivo funcionará com a atualização gratuita do Windows 11. Finalmente, com o lançamento do Windows 11, mesmo que com distribuição escalonada, é uma boa ideia verificar seu próprio computador. Se o seu dispositivo não atender aos requisitos de elegibilidade, pode ser necessário substituir o seu PC até 2025, pois a Microsoft descontinuará o Windows 10 daqui alguns anos.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Opção 1: use o aplicativo PC Health Check da Microsoft para ver se seu computador pode executar o Windows 11

Siga estas etapas para testar se o seu PC atende aos requisitos de sistema do Windows 11: 

1 . Em primeiro lugar, baixe o PC Health Check da Microsoft (baixar gratuitamente). Depois disso, abra o arquivo, concorde com os termos de serviço e clique em Instalar. Certifique-se de que a caixa que diz Open PC Health Check esteja marcada e clique em Concluir;

2 . A página inicial do aplicativo que aparece diz: “Visão geral da saúde do PC“. Na parte superior, uma caixa diz “Apresentando o Windows 11.” Clique em Verificar agora;

Se sua máquina não for compatível, você receberá uma mensagem: “ Este PC não atende atualmente aos requisitos de sistema do Windows 11“, com mais informações abaixo. 

Mas, se sua máquina for compatível, você pode baixar a atualização do Windows 11 gratuitamente. O lançamento oficial do Windows 11 foi em 5 de outubro, mas como a Microsoft está planejando um lançamento escalonado, muitos dispositivos não receberão atualização até 2022.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Opção 2: experimente o aplicativo WhyNotWin11 para verificar a compatibilidade do Windows 11

Um aplicativo de código aberto chamado WhyNotWin11 é uma boa alternativa ao aplicativo PC Health Check. O aplicativo Github, criado por um desenvolvedor não afiliado à Microsoft, tem uma interface menos amigável, mas deve fornecer mais informações e detalhes sobre vários possíveis problemas de compatibilidade.

Opção 3: verifique a lista de especificações de sistema da Microsoft para Windows 11

Para determinar se o seu PC atual será capaz de executar o Windows 11, você pode verificar esta lista de especificações do sistema no site da Microsoft. Mas, se sua máquina for compatível, pode baixar a atualização do Windows 11 gratuitamente quando estiver disponível.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Quais são os requisitos do sistema para executar o Windows 11?

Confira abaixo a lista completa de requisitos do sistema para o Windows 11. Mas, deve-se levar em conta que o PC precisa ter pelo menos 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e uma tela 720p maior que 9 polegadas na diagonal.

  • Processador – 1 GHz ou mais rápido com 2 ou mais núcleos em um processador de 64 bits compatível ou sistema em um chip
  • RAM – 4GB
  • Armazenar – 64 GB ou dispositivo de armazenamento maior
  • Firmware do sistema – UEFI, capacidade de inicialização segura
  • TPM – Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0
  • Placa de vídeo – Compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0
  • Exibição – Tela HD (720p) com mais de 9 polegadas na diagonal, 8 bits por canal de cor

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Conexão com a Internet e conta da Microsoft: 

  • Para a edição Windows 11 Home: conectividade com a Internet; Conta da Microsoft para concluir a configuração do dispositivo no primeiro uso. 
  • Para todas as edições do Windows 11: acesso à Internet para realizar atualizações, baixar e usar alguns recursos; Conta da Microsoft para alguns recursos.

*Com informações Cnet*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *