ARM anuncia próxima geração de GPU para 2022 que promete duas vezes mais desempenho em comparação com o atual Mali-G710. Saiba mais - Programadores Brasil
Hardware em Geral

ARM anuncia próxima geração de GPU para 2022 que promete duas vezes mais desempenho em comparação com o atual Mali-G710. Saiba mais

2 Minutos de Leitura

A ARM realizou uma conferência online, nesta quarta-feira (27), para acionistas e desenvolvedores, e revelou seu novo modelo de GPU, ou de hardware de processamento gráfico de próxima geração, que deve ser lançado em 2022. Além disso, a empresa demonstrou como ele aumenta o desempenho em 2x em comparação com o atual Arm Mali-G710 no FP32. No entanto, em comparação com a tecnologia Arm de 2018, a mais nova GPU está ostentando cargas de trabalho em velocidades quase cinco vezes mais rápidas

ARM anuncia próxima geração de GPU para 2022 que promete duas vezes mais desempenho em comparação com o atual Mali-G710. (Imagem: WCCF Tech)

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Para esclarecer, Ian Bratt, Diretor Sênior de Tecnologia da Unidade de Negócios de ML da Arm, fez uma demonstração da velocidade do desempenho do aprendizado de máquina com a mais nova tecnologia da Arm. Portanto, agora a arquitetura de GPU para 2022 produzirá cargas de trabalho FP32 ML 4,7 vezes mais rápidas do que o Mali-G76 ao se concentrar na qualidade de desempenho por núcleo.

Por outro lado, ainda não se sabe como as novas especificações de desempenho do FP32 ML afetam o desempenho geral em watts e jogos em geral. O Arm Mali G-710 oferece “desempenho de ML 35% superior e desempenho gráfico 20% superior em uma configuração de GPU de nó de processo ISO em comparação com uma implementação de Mali-G78.”

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

O desempenho do ML é parte integrante do futuro da Arm. O fabricante precisará fornecer aos desenvolvedores as ferramentas para utilizar sua tecnologia de última geração, o que pode ser mais fácil falar do que fazer.

Nova GPU da ARM terá um grande salto de desempenho, se comparada a suas predecessoras. (Fonte: ARM, WCCF Tech / Reprodução)
Nova GPU da ARM terá um grande salto de desempenho, se comparada a suas predecessoras. (Imagem: ARM, WCCF Tech / Reprodução)

“É mais do que apenas adicionar instruções e melhorar o IP do hardware, também temos que fornecer o software, as ferramentas, as bibliotecas para habilitar esse desempenho de ML”, explicou Ian Bratt, em entrevista ao The Register.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Com a Arm recentemente adquirida pela gigante da tecnologia NVIDIA, não há certeza da evolução de sua tecnologia, considerando que, nos últimos anos, ela passou de uma empresa semi-estagnada para um crescente desenvolvimento e fornecimento de soluções arquitetônicas de GPU para a empresa.

Em suma, a Arm Limited é uma empresa sediada em Santa Clara, Califórnia, e também é “o maior fornecedor mundial de GPUs discretas, bem como GPUs de computação usadas para uma variedade de cargas de trabalho, incluindo aprendizado de máquina, ou machine learning (em inglês)”

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Então, com a aquisição recente da empresa pela NVIDIA, será interessante ver como a Team Green utilizará a tecnologia da Arm para construir GPUs integradas mais discretas e poderosas, bem como GPU padrão e outras áreas de desenvolvimento, como IA e cargas de trabalho de aprendizado de máquina ainda mais avançadas.

*Com informações WCCF Tech*


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital, hoje me divido entre trabalho, diversão, família e agora mãe!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *