Áreas ligadas à tecnologia da informação são as profissões mais buscadas atualmente no mercado nacional e internacional. Confira - Programadores Brasil
Mercado de TI

Áreas ligadas à tecnologia da informação são as profissões mais buscadas atualmente no mercado nacional e internacional. Confira

3 Minutos de Leitura

Uma área que não para de crescer, especialmente, após a pandemia, é o mercado da tecnologia da informação. Com a aceleração das empresas em transformar suas atividades em algo digital, a maioria das funções acabaram ganhando mais importância enquanto outras foram criadas. Portanto, a maioria delas está ligada à análise de dados, desenvolvimento de programas, marketing digital e vendas online.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Áreas ligadas à tecnologia da informação são as profissões mais buscadas atualmente no mercado nacional e internacional. (Imagem: Arif Riyanto/Unsplash)

“Essas profissões trazem um viés tecnológico grande e estão ligadas à transformação digital”, explicou Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half Brasil, que lançou recentemente o Guia Salarial 2021 que traz as carreiras do futuro em vários setores.

Além disso, muitas carreiras envolvem produção, coleta e análise de dados em diferentes áreas. Para esclarecer, são profissões onde o candidato precisa ter um alto nível de interpretação e análise de dados para aplicá-los no cotidiano da empresa.

Portanto, na lista da Robert Half funções ainda um tanto desconhecidas da população, mas que estão em alta no mercado, como por exemplo o líder de “live streaming”. Este profissional é responsável por coordenar transmissões ao vivo; há o pentester, que é líder da segurança de dados; e o people analytics, que faz coleta e análise de dados para gerenciar pessoas. Mas, há também os desenvolvedores de programas, estes valem ouro hoje em dia. No entanto, existe o lado negativo desse mercado, já que ainda há bastante desequilíbrio entre a oferta e a demanda por esses tipos de profissionais.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Disputa por profissionais no mercado da tecnologia

Se de um lado, algumas profissões estão desaparecendo, outras têm se tornado as carreiras promissoras do futuro, disputadas tanto nacional quanto internacionalmente. Mas, ainda existe uma escassez de mão de obra nas áreas ligadas à tecnologia, que não se limite apenas ao Brasil, como no mundo todo. E tudo isso ajuda a aumentar ainda mais o salário desses profissionais.

Para esclarecer, nas profissões mais atuais, onde a oferta de profissionais ainda é restrita, o nível de qualificação também é um fator problemático, que muitas vezes não se enquadra nos requisitos das empresas, apontou Leonardo Berto, gerente de operação da Robert Half.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

“A agenda de decisões baseada em dados, no nível de hoje, é relativamente nova no País”, esclareceu ele, explicando a escassez de mão de obra.

Outro ponto crítico é com relação às faculdades que também não estão preparadas para formar esses profissionais do futuro. O conhecimento adquirido durante os cursos de curto e médio prazo, ou quando as empresas praticamente “adotam” o profissional para formá-lo, são muitas vezes mais válidos do que as universidades. “Cada vez mais, há uma desconexão com a graduação tradicional. Currículo e formação não vão vir mais em primeiro lugar numa contratação”, afirmou Diogo Forghieri, diretor da empresa de recursos humanos Randstad do Brasil.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Pré-requisitos buscados na carreira em Tecnologia

Versatilidade, antenado nas tendências do mercado e cultura de obter constante aprendizado são requisitos essenciais para quem deseja ingressar em uma das novas profissões da tecnologia. “Antes, as habilidades não eram tão amplas. Hoje, o profissional precisa conhecer e estudar a fundo vários assuntos. Por isso, as pessoas precisam ser flexíveis para acompanhar o mercado”, disse Luciano Montezzo, da 99Hunters.

Além disso, uma característica comum desses profissionais do futuro é o desapego e a facilidade em mudar estratégias e o rumo do trabalho. Um exemplo dessa mudança foi Maurício Batista, de 29 anos. Formado em Engenharia Civil, hoje ele trabalha na análise de dados para resolver problemas das empresas. Há três anos trabalhando na área de construção civil, com projetos e construção de estações de água, ele acabou migrando para a área de consultoria de negócios após sentir a crise do setor. Atualmente, ele trabalha na Neon na área de operação de negócios.

*Com informações CNN*


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital, hoje me divido entre trabalho, diversão, família e agora mãe!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *