Apple divulga novas atualizações de segurança para o iOS 15 e iPadOS 15. Confira - Programadores Brasil
Sistemas Operacionais

Apple divulga novas atualizações de segurança para o iOS 15 e iPadOS 15. Confira

2 Mins read

Na última segunda-feira, 11, a Apple divulgou novas atualizações para o iOS 15 e iPadOS 15, lançados em setembro. Conforme descrito na página de suporte da empresa, a atualização promove a correção de erros e atualizações importantes para o aparelho.

De acordo com a Apple, o problema, que foi identificado por um pesquisador anônimo, consiste em um aplicativo que pode ser capaz de executar código arbitrário com privilégios de kernel. Na prática, as fotos salvas na galeria, a partir de apps de mensagens, poderiam ser apagadas depois de da remoção da conversa ou mensagem associada.

Além disso, exista outras possibilidades de erros:

  • O AirTag poderia não aparecer na aba “Buscar Itens”;
  • Possibilidade de falha no CarPlay ao abrir apps de áudio;
  • A restauração ou atualização do dispositivo poderia falhar ao usar o Finder ou o iTunes em modelos de iPhone 13.

A empresa afirmou estar “ciente de um relatório de que esse problema pode ter sido explorado ativamente”.

Conforme divulgou a Apple, as atualizações para o iOS 15 e iPadOS 15 estão disponíveis para os seguintes aparelhos: iPhone 6s e posterior, iPad Pro (todos os modelos), iPad Air 2 e posterior, iPad de 5ª geração e posterior, iPad mini 4 e posterior e iPod touch (7ª geração).

Veja também: [+] Iphones de diversos modelos com super desconto na Amazon.

iPhone
Usuários já podem baixar atualizações, divulgadas no último dia 11 (Foto: Divulgação)

Pesquisador de segurança fez post detalhando falha que motivou atualizações para o iOS 15 e iPadOS 15

De acordo com uma publicação do pesquisador de segurança, Saar Amar, em seu blog, “essa superfície de ataque é altamente interessante. Isso porque é acessível a partir da Sandbox do aplicativo (por isso é ótima para Jailbreaks) e muitos outros processos, tornando-a uma boa candidata para exploits LPEs em cadeias (WebContent, etc.)”.

No mesmo post, Amar detalha suas descobertas sobre a falha, após analisar mais a fundo o problema. “Decidi dar uma olhada rápida, vincular o patch e identificar a causa raiz do bug”, escreveu.

Vale destacar que o novo sistema operacional da Apple tem um gerador de código de autenticação de dois fatores (2FA) integrado. Além disso, o sistema apresenta a função de reconhecimento de voz no dispositivo e vários recursos de segurança e privacidade anti-rastreamento.

O iOS 15 também conta com patches para, pelo menos, 22 vulnerabilidades de segurança. Entre elas, algumas que deixavam usuários do iPhone e iPad expostos à negação de serviço remota (DoS) e execução remota de código arbitrário com privilégios de kernel.

*Com informações da página de suporte da Apple e do blog de Saar Amar*


Sobre o Autor(a)
Letícia de Jesus, 20 e poucos anos. Jornalista e redatora web. Além da redação de conteúdos, flerto com o universo do Marketing Digital e Social Media.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *