Tinker Board 2S: conheça o dispositivo da Asus que vai começar a ser implementado em validadores de ônibus no Brasil até o fim do ano - Programadores Brasil
Curiosidades

Tinker Board 2S: conheça o dispositivo da Asus que vai começar a ser implementado em validadores de ônibus no Brasil até o fim do ano

2 Mins read

Ônibus urbanos que circulam pelo Brasil vão ganhar um aliado em seus sistemas de cobrança de tarifa. O Tinker Board 2S, da Asus, será incorporado aos validadores de cartão de transporte dos veículos em breve.

As pessoas conhecem o Tinker Board 2S pelo nome “Raspberry Pi“. No entanto, o nome específico do dispositivo é Single Board Computer (SBC).

Com configuração complexa, Tinker Board 2S pode ser usado em diferentes aplicações (Foto: Reprodução/Asus)

O lançamento do aparelho ocorreu no final de 2020. A placa conta com chip hexa-core Rockchip RK3399 (dois núcleos Cortex-A72 de 2 GHz e quatro núcleos Cortex-A53 de 1,5 GHz), GPU Mali T860 de 800 MHz e 2 GB ou 4 GB de memória LPDDR4.

Além disso, o dispositivo tem 16 GB de memória eMMC para armazenamento interno, slot para micro SD, conexões 802.11ac, Bluetooth 5.0, três portas USB 3.2 tipo A (convencional), uma porta USB 3.2 tipo C, uma porta HDMI e uma porta Ethernet.

Essa configuração permite o uso do Tinker Board 2S em diferentes aplicações. Nesse sentido, a Asus apresenta o produto como a solução adequada para a chamada internet das coisas.

Tinker Board 2S apresenta diferenciais em relação a outros dispositivos semelhante

Aqui no Brasil, a Asus fechou uma parceria com uma empresa brasileira de software, que não teve o nome revelado. A companhia em questão trabalha com um sistema de cobrança de tarifa para ônibus.

Na prática, esse sistema possibilita o pagamento da tarifa apenas com a aproximação do cartão à um validador. A solução já é bastante comum em sistemas de transporte público do Brasil.

Validadores de ônibus são comuns em diversos estados brasileiros (Foto: Reprodução/ Folha Noroeste)

Estados como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, já utilizam a solução há anos, com o famoso Bilhete Único. Validadores mais modernos também leem cartões de crédito contactless ou celulares com NFC.

Dentre os diferenciais do Tinker Board 2S, está o armazenamento eMMC embutido. De acordo com a Asus, alguns SBCs exigem o uso de um cartão de memória. Mas, nos validadores, o cartão pode se soltar ou não ficar adequadamente encaixado por causa do movimento do ônibus, especialmente se o veículo trafega por vias irregulares.

Além disso, o dispositivo conta com uma alimentação elétrica. Isso porque a energia fornecida por veículos automotores tem qualidade inferior à energia de uma rede fixa de alimentação.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Implementação do aparelho deve ocorrer ainda no fim deste ano

No caso do Tinker Board 2S, ele trabalha com tensões entre 12 V e 19 V. Dessa forma, há menos chances do validador parar de funcionar devido ao ruído elétrico ou outros problemas do tipo.

O aparelho desenvolvido pela Asus também tem um mecanismo de proteção em portas e pinos. O objetivo é evitar queda de desempenho por conta de descarga eletrostática.

A Asus ainda não revelou quais regiões do Brasil terão veículos equipados com essa tecnologia. Também não há confirmação de data, mas a empresa deu a entender que a implementação deve começar ainda no fim de 2021.

A expectativa é que, pelo menos, 30 mil unidades sejam instaladas em ônibus urbanos no decorrer dos próximos três anos.

*Com informações do Tecnoblog*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Segundo rumores, Samsung e Tesla estão negociando um contrato para produção de chips do sistema de condução autônoma de carros elétricos

Applaydu, aplicativo do Kinder Ovo, oferece jogos interativos com experiência de Realidade Aumentada para crianças de 4 a 9 anos. Confira

Especulações sugerem que Google Pixelbook 2 terá chip tensor e pode chegar ao mercado em outubro. Entenda

“Carros voadores elétricos” poderão ser os novos transportes aéreos do Brasil em 2025, anuncia a Gol. Saiba mais 

Samsung Sempre Novo: usuário pode trocar de Galaxy todo ano com plano de assinatura da Samsung, em parceria com a Porto Seguro

Ultra Silence Force Bluetooth: conheça o novo ventilador da Arno que pode ser controlado pelo celular

Nova tecnologia Qualcomm promete nova experiência de áudio sem perdas nas transmissões via Bluetooth. Confira

Projetista-chefe de foguetes chineses divulga plano para acelerar envio de missões tripuladas do país à Lua. Entenda

Tesla Model 3 bate em viatura da polícia parada e reacende discussão sobre uso do piloto automático. Confira

Subsidiária da Baidu recebe aporte de US$5,1 bilhões para aprimorar sistemas de Inteligência Artificial da companhia. Confira