NVIDIA desenvolve nova inteligência artificial mais realista que imita a voz natural de uma pessoa. Confira - Programadores Brasil
Curiosidades da Nvidia

NVIDIA desenvolve nova inteligência artificial mais realista que imita a voz natural de uma pessoa. Confira

2 Mins read

A NVIDIA desenvolveu uma nova inteligência artificial (IA) que é capaz de reproduzir uma voz bem mais realista do que as que estamos acostumados a ouvir das assistentes virtuais

NVIDIA desenvolve nova inteligência artificial mais realista que imita a voz natural de uma pessoa. (Imagem: Nvidia/Divulgação)

Para esclarecer, a nova tecnologia da NVIDIA utiliza uma combinação de IA e gravações de referência humana, e portanto, a “voz eletrônica” soa quase idêntica a de uma pessoa real. A marca então publicou um vídeo durante o Interspeech 2021 para explicar sobre o processo de criação da nova “voz natural”.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Em suma, o vídeo mostra os avanços mais recentes do setor dedicado à pesquisa em tecnologias de voz da NVIDIA. Portanto, neste projeto, os pesquisadores utilizaram uma versão do software open source NeMo otimizado para rodar nas placas de vídeo da marca.

Os especialistas equipararam a fala à música, apresentaram ritmos, tons e timbres complexos que não é nada simples de replicar. Mas, as novas ferramentas estão ajudando a diminuir as complexidades do trabalho.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Então, com o machine learning, a IA se alimenta de duas formas. Em primeiro lugar, é preciso usar um modelo de conversão de texto em fala em um discurso ditado por um humano. Depois disso, o software consegue captar trechos da passagem e transformá-la em uma voz feminina.

No entanto, o segundo modo é a conversão direta de voz. Para isso, a ferramenta utiliza um arquivo de áudio de uma pessoa falando e então converte a voz em uma inteligência artificial, com combinação de padrões e entonações.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

NVIDIA usará voz de nova IA para narrar sua próxima série

Para mostrar sua nova descoberta, a IA da NVIDIA será a própria narradora da série de vídeos I Am A.I (Eu sou uma IA, na tradução livre). Portanto, o projeto terá como objetivo mostrar a influência e os impactos do machine learning em diversos setores.

Além disso, a marca também pretende provar que sua nova tecnologia tem potencial o suficiente para ir mais longe. Por exemplo, ela poderá ajudar deficientes vocais e ainda colaborar para que os usuários possam traduzir idiomas utilizando a sua própria voz.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Depois da Intel, Nvidia oferece drivers oficiais para Windows 11. Saiba mais