Desenvolvedores criam “Windows 11 gratuito" baseado em LinuxFX para usuários brasileiros. Entenda - Programadores Brasil
LinuxSistemas Operacionais

Desenvolvedores criam “Windows 11 gratuito” baseado em LinuxFX para usuários brasileiros. Entenda

3 Mins read

O Windows 11 já possui uma grande quantidade de fãs mesmo que o sistema operacional ainda esteja na fase de testes. Mas, mesmo com a data já marcada para o lançamento definitivo, alguns usuários parecem não estar satisfeitos com a falta de liberdade do novo SO, como é o caso dos desenvolvedores brasileiros que distribuem o LinuxFX.

Desenvolvedores criam “Windows 11 gratuito” baseado em LinuxFX para usuários brasileiros. (Imagem: Windowsfx)

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Portanto, uma equipe de quatro membros conseguiu reproduzir os principais recursos do Windows 11 com bastante fidelidade na distribuição Windowsfx 11, ou seja, baseada nos códigos de KDE Plasma e Ubuntu Core. Liderada pelo desenvolvedor Rafael Rachid, a equipe traduziu no tema WX Desktop o charme da interface da Microsoft.

 Além disso, ele foi aplicado ao ambiente de trabalho (DE) da KDE, que apresenta toda estética do próximo sistema operacional. Para esclarecer, ele inclui ícones, animações personalizadas e várias modificações.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Mas, além da apresentação refinada, o Windowsfx 11 garante todos os recursos que tornam o Linux uma das principais alternativas para os usuários. Isso tudo devido ao kernel e gerenciador de pacotes usados pela novidade, ou seja, os mesmos que estão presentes no estável e seguro Ubuntu 20.04.

Portanto, essa característica faz com que o processo de instalação de aplicativos seja facilitado traçando somente algumas linhas de comando, o que aumenta a acessibilidade da distro para outros usuários.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Atualizações futuras

No entanto, futuramente o Windowsfx 11 acompanhará o cronograma de lançamento do Windows 11 e também deve trazer mais recursos. Entre as atualizações possíveis estão um novo painel de controle, gerenciador de temas aprimorado e mais funções para o Helloa, um assistente de voz proprietário, incorporado desde a versão 10.7 da distribuição Linux.

Segundo Rachid, o Windowsfx 11 também está em desenvolvimento de acordo com os termos de uso da Microsoft. Ou seja, ele está utilizando ferramentas de código aberto disponíveis no site do projeto original. Dessa forma, a distro não estaria “indiretamente infringindo” algum direito da empresa.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Distribuição Windowsfx 11, do grupo LinuxFX, assemelha-se ao novo sistema operacional da Microsoft, mas oferece recursos únicos do Linux. (Imagem: LinuxFX)

Projeto pode ajudar a manter PCs mais antigos

A importância desse projeto para os desenvolvedores é que ele pode salvar Pcs antigos. Então, o LinuxFX tem o objetivo de evitar o “descarte” desnecessário de computadores incompatíveis com o Windows, por conta dos requerimentos da Microsoft.

“Pessoas e empresas que só precisam de um computador seguro para trabalhar ou navegar na internet serão diretamente beneficiadas com o nosso sistema”, afirmou Rachid. “Pessoas sem dinheiro para comprar um computador novo, mundo afora, também”, explicou.

Ativo desde 2007, o LinuxFX ganhou visibilidade com sua distro baseada no Windows 10. Mas, agora com o Windows 11, o impacto pode ser ainda maior. Isso porque o novo sistema da Microsoft está com mais exigências nos requisitos, e pode fazer com que máquinas incompatíveis deixem de receber atualizações.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Disponibilidade do Windowsfx 11

Disponível em forma de ISO para as plataformas x86 e ARM, o Windowsfx 11 pode ser instalado em vários dispositivos, como por exemplo o Raspberry Pi. Além disso, o sistema possui uma versão gratuita e usuários corporativos podem adquirir o SO, incluindo suporte da equipe desenvolvedora.

Portanto, a versão mais atual do Windowsfx 11, apesar de ainda estar na fase de testes, assim como Windows 11 para Insiders, pode apresentar alguns bugs durante sua utilização. Mas, para conferir mais detalhes do projeto, clique neste link.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Veja uma prévia da experiência do Windowsfx 11 baseada em LinuxFX abaixo:


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *