“Carros voadores elétricos” poderão ser os novos transportes aéreos do Brasil em 2025, anuncia a Gol. Saiba mais  - Programadores Brasil
Curiosidades

“Carros voadores elétricos” poderão ser os novos transportes aéreos do Brasil em 2025, anuncia a Gol. Saiba mais 

2 Mins read

Se um dia você pensou que “carros voadores elétricos” eram coisa de filme do futuro, a Gol está aí para torná-los realidade. A companhia aérea está planejando sua própria frota e pretende inaugurá-la em 2025 no Brasil. Portanto, em comunicado realizado nesta terça-feira (21), a empresa disse que pretende comprar e/ ou arrendar 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

“Carros voadores elétricos” poderão ser os novos transportes aéreos do Brasil em 2025, anuncia a Gol. (Imagem: Facebook/ GOL Linhas Aéreas)

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Em suma, a Gol vai reunir uma frota de “carros voadores elétricos” formada por aeronaves VA-X4 eVTOL, cuja fabricação virá da empresa britânica Vertical Aerospace, um dos principais modelos de táxi aéreo mais avançados atualmente. Além disso, a irlandesa de leasing Avolon será a responsável pelo fornecimento dos veículos.

Portanto, os futuros “carros voadores elétricos” da Gol serão capazes de transportar até quatro passageiros e um piloto. A velocidade máxima da aeronave poderá chegar a 320 Km/h e alcançar distâncias de até 160 Km com apenas uma carga, segundo informações oficiais reveladas pela fabricante.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Outra vantagem dos “carros voadores elétricos” é que o mercado regional poderá investir em suas estratégias de criação de novas rotas comerciais, ou seja, poderá atender mercados domésticos “carentes” de transporte aéreo.

A pequena aeronave com zero emissão de poluentes promete revolucionar a aviação comercial. (Imagem: Avolon/Divulgação)

Processo de certificação em andamento

Depois de confirmada a parceria entre o Grupo Comporte, controlador da Gol, e a Avolon, a próxima etapa é viabilizar o projeto através de estudos. Para esclarecer, o processo inclui a certificação do eVTOL e a verificação da infraestrutura adequada para que os carros voadores elétricos possam operar de forma segura.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Portanto, participarão de todo o processo entidades como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), entre outras autoridades aeronáuticas brasileiras e estrangeiras. No entanto, a expectativa é que essa certificação seja concluída até 2024.

Por fim, tudo ocorrendo dentro das diretrizes esperadas, é possível que em 2025, as frotas de carros voadores elétricos já comecem a operar. Além disso, a concorrente Azul também está na mesma intenção no novo segmento de transporte aéreo. Inclusive, em agosto, a companhia também chegou a anunciar a encomenda de 220 aeronaves eVTOL, que terá parceria com a startup alemã Lilium. A intenção é iniciar as operações também no mesmo ano.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *