O Windows não reconhece seu HD Externo? Confira formas de identificar e corrigir esse problema - Programadores Brasil
Tutoriais para WindowsWindows

O Windows não reconhece seu HD Externo? Confira formas de identificar e corrigir esse problema

5 Mins read
Foto: Freepik

É mais comum do que parece casos em que o Windows não reconhece um HD externo ou pendrive. Mas, como identificar e resolver esses problemas?

Na maioria das vezes, o pc não reconhece o HD externo por conta de pancadas e quedas do dispositivo, o que dificulta na correção do problema. Mas, também há situações em que uma configuração errada ou problemas de conexão são o motivo do não reconhecimento.

A boa notícia é que existem algumas medidas que podem ajudar o usuário a tentar resgatar o drive ou isolar e diagnosticar a causa do mal funcionamento. Algumas dicas são mais técnicas. Portanto, se você não tem experiência no assunto, talvez a melhor opção seja consultar um especialista.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Confira dicas para entender porquê o Windows não reconhece seu HD externo

Verifique o gerenciamento de disco

O primeiro passo é verificar se HD externo não aparece na ferramenta de Gerenciamento de Discos do computador. Para acessar a ferramenta, basta conectar o disco ou pendrive em uma porta USB.

Depois disso, clique como botão direito do mouse no botão de iniciar o Windows e escolha a opção “Gerenciamento de Disco”.

Se o HD externo estiver inacessível no Explorador de Arquivos, mas disponível entre as opções do gerenciador, significa que possivelmente o único problema da unidade seja a falta de uma partição válida inicializada. Ou seja, é algo que você pode corrigir com comandos e opções na interface.

Testar outra porta USB ou computador

Outra opção simples é testar o disco em outra porta USB do seu computador. Assim, você pode ter certeza se há algum problema relacionado à interface que está impedindo o Windows de reconhecer seu HD externo.

Vale, inclusive, tentar acessar o drive em outro dispositivo, como um segundo computador. Mas, se você tiver os cabos e adaptadores necessários, pode tentar fazer o teste no celular.

Essa é uma avaliação importante, visto que o problema pode estar relacionado à porta USB. Além disso, o recomendado é evitar o uso de hubs USB. Isso porque esses acessórios não oferecem energia suficiente e, inclusive, podem ser a razão pela qual seu disco externo não está sendo encontrado no computador.

Problemas no Gerenciador de Dispositivos podem explicar porquê windows não reconhece seu HD Externo

No Gerenciador de Dispositivos do Windows é possível encontrar e corrigir problemas com componentes e acessórios conectados ao computador. Para acessar o recurso é bem simples.

Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o botão Iniciar e escolher “Gerenciador de Dispositivos” na lista.

No gerenciador você pode verificar se o Windows encontrou algum erro de funcionamento com os componentes relacionados ao seu problema, como controladores e portas USB, além das unidades de disco.

Para fazer essa verificação, basta expandir os grupos relacionados a esses elementos e checar as propriedades dos componentes. O gerenciador exibirá mensagens de erro, se houver falhas.

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

Tentar formatar ou criar uma nova partição

Também há casos em que o HD externo é detectado pelo Gerenciamento de Disco, mas não aparece no Explorador de Arquivos. Caso isso aconteça, uma alternativa é tentar criar um novo volume e partição na unidade.

É possível acessar o drive em casos de um problema lógico. Ainda que se perca todos os dados armazenados previamente.

Para inicializar um novo volume e criar partições no disco, é preciso encontrar a unidade correta na lista. Mas cuidado! Pois deslizes nessas operações podem causar a perda de dados.

Após conectar HD externo ou pen drive, bast clicar sobre a unidade com o botão direito do mouse e escolher a opção “Novo Volume Simples”. Depois, é só seguir as opções indicadas e aguardar até que o Windows conclua a formatação da unidade para testar novamente.

Limpar drive e formatar via Diskpart

O Diskpart é uma ferramenta poderosa de gerenciamento de disco da Microsoft. Isso porque, por meio dele, é possível corrigir erros lógicos diversos em seus drives, até mesmo problemas que não são evidentes nas ferramentas nativas.

Existem diversas opções de comandos que o usuário pode explorar na ferramenta. Mas, para quem quer resolver especificamente o problema em que o Windows não reconhece o HD externo o ideal é começar pela limpeza de disco.

Para isso, conecte o drive suspeito ao computador na porta USB e execute o Diskpart por meio do Prompt de Comando como administrador. Durante a execução do serviço, insira o comando diskpart.

Depois disso, digite list disk e verifique a saída. Atenção nesse ponto: você precisa ter certeza de que a unidade externa foi encontrada para prosseguir. Se você encontrou a novidade, anote o número correspondente ao HD externo e o utilize em “select disk X”, em que “X” é o número que designa o disco.

Após selecionar o disco correto, execute o comando clean para limpar e livrar seu disco de qualquer erro lógico que o torna inacessível. Lembrando que o Diskpart é uma ferramenta poderosa e repleta de recursos e comandos.

Esses recursos permitem formatar, criar e editar partições, além de corrigir uma série de problemas relacionados. Portanto, é preciso ter cuidado no uso dessa ferramenta.

Extra: Windows não reconhece seu HD externo? Teste com outro disco no mesmo case

Todo HD externo nada mais é do que um HD comum inserido em uma case com um adaptador SATA para USB. Assim, um problema nesse adaptador pode explicar o motivo pelo qual seu hd externo não aparece no Windows.

Assim, trocar o disco conectado é uma forma de identificar essa possibilidade. Para isso, é preciso ter habilidade manual com eletrônicos, considerando que alguns cases não são pensados para serem abertos com facilidade. Além disso, é preciso ter um disco rígido sobrando para fazer a troca e o teste.

Se você não está habituado a desmontar dispositivos e não sente segurança em fazê-lo, a recomendação é procurar um profissional.

Mas, se você optar por fazer esse teste sozinho, com o HD externo aberto, basta remover com cuidado o disco rígido original e trocá-lo por um disco confiável. Depois, é só conectar a placa do case nessa nova unidade na interface SATA e ligar o novo disco ao computador para verificar se o adaptador permite acessá-lo.

Em caso positivo, significa que o problema está no disco rígido original que você removeu. Caso contrário, o problema é a case em si.

*Com informações do Techtudo*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *