Veja 6 maneiras práticas de proteger seus dados contra ataques digitais - Programadores Brasil
Segurança DigitalTutoriais para Segurança Digital

Veja 6 maneiras práticas de proteger seus dados contra ataques digitais

4 Mins read

Com a pandemia do novo Coronavírus e as regras de distanciamento social, muitas pessoas passaram a utilizar seu computador pessoal como ferramenta de trabalho. Mas, como proteger seus dados e garantir que seu dispositivo não seja violado?

Os modelos de trabalho remoto e híbrido ampliaram as possibilidades para os profissionais. Mas, em contrapartida, poder trabalhar de qualquer lugar, usando diferentes conexões de redes aumenta as chances de possíveis ataques digitais.

A boa notícia é que há algumas maneiras práticas para proteger seus dados e evitar problemas futuros.

Proteção de dados ganhou ainda mais relevância durante Home Office (Foto: Divulgação)

Veja 6 dicas para garantir sua segurança e proteger seus dados

Invista em senhas fortes

Essa dica parece um pouco óbvia, mas é uma das maneiras mais eficazes de proteger seus dados. Muitas pessoas ainda usam senhas simples, que facilitam a vida dos mal-intencionados.

Além disso, vale destacar a importância de não usar a mesma senha em todos os dispositivos, nem sequências simples, como ABCD ou 1234.E atenção: sua data de aniversário também não deve ser utilizada. O ideal é sempre utilizar senhas fortes, mais longas e que combinem letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais.

Outra dica é alterar as senhas periodicamente e sempre que possível habilitar a verificação em duas etapas em todas as contas que oferecem o recurso. Por exemplo, e-mail e WhatsApp.

Use um gerenciador de senhas

Alguns softwares podem ser usados para te auxiliar no gerenciamento das suas senhas. Para usar esse recurso é preciso que seu notebook tenha um leitor de digitais. Algumas marcas, como a HP, já disponibilizam essa tecnologia em seus dispositivos.

Atualmente, há diversos gerenciadores disponíveis. Entre eles, o 1Password, LastPass, Bitwarden, Dashlane, Keeper, entre outros.

Além de ajudar a guardar suas senhas de forma segura, inclusive as de cartão de crédito, esses softwares são capazes de gerar senhas fortes automaticamente e alterá-las de forma simples.

Veja também: Confira os 3 Melhores Cursos para Aprender Python

Cuidado ao abrir links e arquivos

Tenha cuidado na hora de abrir arquivos e links. Sempre verifique se são seguros e confiáveis antes de abrir. Se não tiver certeza, não abra.

Além disso, o ideal é não instalar softwares/aplicativos que não estejam disponíveis nas lojas oficiais.

Para se ter uma ideia, mais de 350.000 novas variantes de malware são criadas todos os dias. Vale destacar que nem sempre antivírus tradicionais são capazes de reconhecer novos ataques.

Dessa forma, novas tecnologias e sistemas podem ser bons aliados para aumentar sua segurança. Veja alguns exemplos:

  • Sure Sense: sistema que usa algoritmos de aprendizagem profunda, proprietários e tecnologia de rede neural avançada para reconhecer malware e proteger seu dispositivo contra ataques nunca vistos;
  • Sure View: ajuda a proteger suas informações contra hackers visuais com a tela de privacidade integrada do HP Sure View. Apenas com o toque de um botão, sua tela aparece ilegível para os que estão ao seu redor;
  • Sure click: essa tecnologia ajuda a proteger seu PC de sites e anexos. O HP Sure Click é uma medida de segurança imposta por hardware. Na prática, ele isola o malware em uma máquina virtual para impedi-lo de infectar o sistema.
Segurança Digital
Pequenos cuidados no dia a dia, como investir em senhas fortes, já podem ajudar na proteção dos dados (Foto: Divulgação)

Invista em um equipamento de auto recuperação da BIOS

Especialmente quem usa o notebook para fins de trabalho, é importante ter um dispositivo com capacidade para se recuperar do zero. Inclusive, reinstalando o sistema operacional em caso de perda total dos dados.

Isso porque, ataques de firmware podem destruir completamente seu computador. A HP, por exemplo, oferece essa tecnologia em suas séries de computadores, por meio do HP Sure Start.

O recurso ajuda o usuário a recuperar o sistema de entrada e saída, ou somente BIOS, corrompido a partir do bloqueio de boot. Essa é a primeira e única BIOS autorreparável do mundo. O HP Sure Start ainda protege contra ataques LoJax e outros ataques BIOS/UEFI sofisticados.

Atenção à sua privacidade

Outro ponto que requer atenção é a privacidade. Ter um computador com câmera de privacidade, por exemplo, pode ser uma boa solução.

Essa tecnologia informa, por sinal luminoso, quando o dispositivo está ativo e captando imagens. Também é importante observar as superfícies antirreflexo das telas, garantindo a visibilidade do conteúdo apenas para quem está em frente ao equipamento.

Em dispositivos HP, por exemplo, existe a tecnologia Sure View, que já entrega telas com esse benefício, de modo que o usuário não precisa colocar películas adesivas para adquirir essa funcionalidade.

Adquira produtos seguros

Por fim, é sempre importante optar pela aquisição de equipamentos confiáveis. Por isso, na hora de fazer uma compra invista em marcas preocupadas com a segurança de seus usuários e que trabalham no desenvolvimento de ferramentas nativas mais eficientes.

A HP ainda apresenta em seu catálogo outras tecnologias que visam à proteção dos usuários, além das já citadas. Como o HP Sure Click, que garante um ambiente seguro intermediário para qualquer arquivo acessado no seu computador por meio de um navegador de internet. O recurso impede que softwares maliciosos entrem no ambiente do usuário.

Ainda tem o HP Sure Run, um mecanismo interno que age em conjunto com o sistema operacional para garantir que nenhum software malicioso esteja agindo de maneira desavisada no sistema. Para isso, são feitas rotinas de verificação, que funcionam de forma independente do Windows.

Já as séries 600, 800 e 1000 da HP contam com o Sure Sense, uma rotina interna no sistema operacional que utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para se atualizar constantemente e combater ameaças, entendendo o perfil do usuário e os métodos das principais ameaças.

Veja também: [+] Compre seu Notebook com super Desconto na Amazon.

*Com informações do Tecmundo*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *