Segunda fase do Open Banking inicia nesta sexta, 13. Entenda como vai funcionar - Programadores Brasil
CuriosidadesPolítica

Segunda fase do Open Banking inicia nesta sexta, 13. Entenda como vai funcionar

1 Mins read
Foto: Reprodução/Tecmundo

Nesta sexta-feira, 13, inicia a segunda fase do Open Banking. Nesta etapa, as instituições financeiras podem compartilhar entre si dados dos clientes, desde que tenham permissão prévia para tal.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os usuários devem ter cuidado redobrado com as tentativas de golpes. Ainda segundo a Federação, a estreia da fase de dois numa sexta-feira 13 — data associada à disseminação de vírus, fraudes e ataques cibernéticos — requer atenção.

O principal risco é a abordagem que o banco precisa fazer, ao solicitar que o usuário autorize o compartilhamento de seu histórico financeiro. Dessa forma, as instituições devem realizar esse contato via canais de atendimento nos quais o cliente já está habituado a usar.

A comunicação não acontecerá via SMS, por exemplo, conforme destacou o diretor executivo de Inovação, Produtos e Serviços da Febraban Leandro Vilain.

Segundo ele, essa forma de contato para solicitar a concessão de compartilhamento pode ser um golpe e conter links que levem o usuário à páginas fraudulentas , por exemplo. Outra recomendação é não clicar em links enviados por e-mail de remetentes desconhecidos.

Veja também: [+] Os melhores Smartphones com super desconto na Amazon. Clique e confira.

Open Banking ainda tem outras duas fases previstas

As autorizações de compartilhamento de dados concedidas nesta segunda fase do Open Banking terão prazo de duração de até 12 meses. De acordo com as regras, a troca de informações encerrará após o fim do período estipulado.

No entanto, as informações usadas para subsidiar transações, os bancos podem permanecer armazenadas por até cinco anos.

A próxima fase do Open Banking está prevista para o dia 30 de agosto. Na data, o cliente poderá pagar contas e realizar outras transações fora do ambiente do seu banco, em um app intermediário, incluindo pagamentos via PIX.

A quarta, e última fase, deve entrar em vigor no dia 15 de dezembro. Nessa etapa iniciará o compartilhamento de dados sobre conta-salário, investimentos, seguros e previdência.

*Com informações do Tecmundo*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Segundo rumores, Samsung e Tesla estão negociando um contrato para produção de chips do sistema de condução autônoma de carros elétricos

Applaydu, aplicativo do Kinder Ovo, oferece jogos interativos com experiência de Realidade Aumentada para crianças de 4 a 9 anos. Confira

Especulações sugerem que Google Pixelbook 2 terá chip tensor e pode chegar ao mercado em outubro. Entenda

“Carros voadores elétricos” poderão ser os novos transportes aéreos do Brasil em 2025, anuncia a Gol. Saiba mais 

Projeto de Lei que pode facilitar disseminação de fake news é encaminhado ao Congresso Nacional. Entenda

Samsung Sempre Novo: usuário pode trocar de Galaxy todo ano com plano de assinatura da Samsung, em parceria com a Porto Seguro

Chefe da Força Espacial Americana teme ataque chinês a satélites americanos. Entenda

Ultra Silence Force Bluetooth: conheça o novo ventilador da Arno que pode ser controlado pelo celular

"Guerra" entre grupo Anonymous e Jair Bolsonaro é antiga. Relembre outros ataques

Anonymous declara guerra ao presidente Jair Bolsonaro: "faremos você pagar por seus crimes". Entenda o caso