Pesquisadores testam efeitos da Covid-19 em morcegos e vídeo registra como o vírus destrói as células do cérebro. Assista - Programadores Brasil
Ciência

Pesquisadores testam efeitos da Covid-19 em morcegos e vídeo registra como o vírus destrói as células do cérebro. Assista

2 Mins read

A ciência ainda não desvendou totalmente todos os efeitos da Covid-19 em humanos. Então, por haver uma gama enorme de sintomas, pesquisadores estão tentando entender como funciona a ação do patógeno no cérebro. Portanto, para essa pesquisa eles usaram morcegos nos testes.

Pesquisadores testam efeitos da Covid-19 em morcegos e vídeo registra como o vírus destrói as células do cérebro. (Imagem: Instituto Smithsonia/ Divulgação)

Para esclarecer, os pesquisadores dos efeitos da Covid-19 gravaram um vídeo em que mostra o momento em que as células cerebrais dos animais começaram a ser danificadas pelo vírus. Portanto, tudo foi gravado através de um microscópio, que fez o registro de toda a ação que durou cerca de dois dias.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Em suma, ao entrar em contato com o cérebro, o vírus faz com que as células comecem a produzir novos vírus para então se replicarem. Depois disso, a célula hospedeira do morcego é morta pelo vírus da Covid-19. Este estudo foi conduzido pelo Instituto Pasteur de Paris e para registrar as gravações utilizaram microscópios patrocinados pela Nikon.

Processo de infecção do vírus da Covid-19

Nas imagens, aparece o processo de dois dias em que o vírus da Covid-19 agiu nas células dos morcegos. Depois desse período, somente o patógeno conseguiu sobreviver no local. Para verificar todas as mudanças ocorridas, uma foto foi tirada a cada 10 minutos.

Imagem dos efeitos da Covid-19 infectando as células cerebrais do morcego. Processo é parecido em humanos. (Imagem: Captura de tela/Nikon Instruments Inc.)

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Mas, os pesquisadores explicam que o processo é parecido nos humanos. No entanto, há uma importante diferença para os animais. É que os humanos adoecem com o vírus porque o corpo não consegue detectar a tempo a presença do patógeno, e isso acaba atrapalhando sua destruição.

O processo do vírus da Covid-19 em humanos acontece se unindo com as células hospedeiras, o que permite que elas se juntem com as demais células mais próximas, e atrapalham a detecção. “Cada vez que o vírus precisa sair da célula, corre o risco de ser detectado. Então, se puder ir direto de uma célula para outra, pode funcionar muito mais rápido”, explicou Marie Aicher, uma das pesquisadoras envolvidas na gravação.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

No vídeo a seguir, entenda que o vírus da Covid-19 é mostrado como manchas vermelhas, já as bolas brancas são as células dos morcegos que serão destruídas. Portanto, nas imagens é possível verificar todo o processo de infecção das células, multiplicação e depois disso sua destruição.

Assista ao vídeo:


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

SpaceX divulga primeira imagem da órbita registrada pela nave da missão Inspiration4. Veja

Foguete da SpaceX realiza voo orbital, levando quatro civis ao espaço. Saiba mais

Reino Unida inaugura centro de pesquisa dedicado a lixo espacial. Entenda os detalhes

Projetista-chefe de foguetes chineses divulga plano para acelerar envio de missões tripuladas do país à Lua. Entenda

No Japão, cientistas usam células-tronco de vacas Wagyu para produzir carne 3D. Entenda

Cientistas testam “Pâncreas artificial” para controlar diabetes em pacientes e concluem eficácia do equipamento inteligente. Entenda 

Dados registrados em smartwatch Fitbit são utilizados em pesquisa sobre sequelas provocadas pela Covid-19. Entenda

Amazônia 1 passa por testes e satélite é aprovado para entrar em operação, anuncia AEB. Confira

Cientistas criam máscaras faciais com biossensores que permitem detecção rápida e precisa de SARS-CoV-2, e de outros patógenos e toxinas. Saiba mais

Spaceship Neptune, balão de alta tecnologia da Space Perspective, levará passageiros à beirada do espaço. Conheça