Panasonic anuncia encerramento da produção de televisores no Brasil e passa a investir mais em eletrodomésticos. Entenda - Programadores Brasil
CuriosidadesMonitores e TVs

Panasonic anuncia encerramento da produção de televisores no Brasil e passa a investir mais em eletrodomésticos. Entenda

2 Mins read

Esta semana a Panasonic anunciou o encerramento da produção de televisores no Brasil. As atividades de linha de fábrica especializada na produção de TVs da empresa funcionavam no país desde 1981.

De acordo com informações do Valor Econômico vice-presidente da empresa, Sergei Epof, já comunicou aos funcionários da planta em Manaus sobre o fechamento. Com isso, cerca de 130 empregados devem ser dispensados.

Atualmente, o duas marcas disputam a posição de liderança no mercado de televisores no Brasil. São elas: Samsung e LG.

Veja também: [+] Compre sua TV LG 4K com Super Desconto nas Lojas Americanas

A LG anunciou recentemente o fechamento da sua divisão de celulares, de modo que a companhia passou a concentrar todos os esforços na produção de televisores, acirrando a competição com a fabricante sul-coreana. A Samsung, por suas vez, prometeu lançar as primeiras TVs com microLED no mercado brasileiro ainda em 2021.

Vale lembrar que ambas empresas lançaram 40 modelos de diferentes polegadas no Brasil só este ano.

Quanto a Panasonic, sua participação de mercado no segmento encolheu 90% em 10 anos. Em 2011, por exemplo, 8 em cada 10 TVs vendidas no Brasil eram da fabricante japonesa. Já em 2021, apenas 8% das vendas eram de televisores da marca.

Outro fator que ajuda a explicar o encerramento da produção de televisores no Brasil é que a Panasonic não acompanhou o crescimentos das Smart TVs.

Pelo menos não como as concorrentes Samsung e LG, que investiram em televisores com recursos além dos modelos convencionais. Os aparelhos ganharam funcionalidades, como responder por comandos de voz, além de armazenar e trocar dados com outros dispositivos, tornando-se peça essencial da casa inteligente.

Após encerramento da produção de televisores no Brasil, Panasonic quer investir em eletrodomésticos

Com o encerramento da produção de televisores no Brasil, a Panasonic passa a investir mais na produção da chamada linha branca. Ou seja, produção de eletrodomésticos, como geladeiras e máquinas de lavar roupa.

“São os maiores diferenciais da nossa linha, todos já com consumo de energia 40% menor do que pede o Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia] e já dentro das metas de redução da nova portaria para 2025 e 2030. É onde temos aplicado muita inovação”, disse Sergei Apof, diretor executivo da Panasonic, ao Valor Econômico.

Esta é mais uma baixa no mercado de eletrônicos em 2021. Anteriormente, as também japonesas Sony e Canon fecharam suas linhas de produção. A Sony parou de vender e produzir TVs, câmeras e fones de ouvido no Brasil. Já a Canon encerrou a fabricação de câmeras em sua planta em Manaus no começo de junho.

Vale ressaltar que a Toshiba retomou a produção de televisores no país graças a uma parceria com a Multilaser e a Hisense. Além disso, a Mondial ocupou a fábrica que era da Sony para produzir suas próprias televisões.

Veja também: [+] Compre sua Televisão com super desconto na Amazon. Ofertas imperdíveis!

*Com informações do Tecnoblog*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Applaydu, aplicativo do Kinder Ovo, oferece jogos interativos com experiência de Realidade Aumentada para crianças de 4 a 9 anos. Confira

Especulações sugerem que Google Pixelbook 2 terá chip tensor e pode chegar ao mercado em outubro. Entenda

“Carros voadores elétricos” poderão ser os novos transportes aéreos do Brasil em 2025, anuncia a Gol. Saiba mais 

LG lança nova linha de TVs gigantes de até 325 polegadas, resolução 8K e preços que podem chegar a R$ 8 milhões. Confira

Samsung lança monitor webcam para trabalhadores híbridos, com câmera embutida na tela, alto-falantes estéreo de 2W, tela Full HD de 24” e muito mais. Confira

Samsung Sempre Novo: usuário pode trocar de Galaxy todo ano com plano de assinatura da Samsung, em parceria com a Porto Seguro

Ultra Silence Force Bluetooth: conheça o novo ventilador da Arno que pode ser controlado pelo celular

TCL anunciou o lançamento da flagship X9, TV Ultrafina 8k, que vai custar R$53 mil nos EUA. Veja os detalhes

Primeiras TVs 4K da Amazon tem lançamento marcado para outubro nos EUA. Confira detalhes sobre os modelos apresentados

Nova tecnologia Qualcomm promete nova experiência de áudio sem perdas nas transmissões via Bluetooth. Confira