Golpes virtuais: entregas falsas, e-mails e WhatsApp têm sido alvos cada vez maiores dos cibercriminosos. Entenda - Programadores Brasil
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Golpes virtuais: entregas falsas, e-mails e WhatsApp têm sido alvos cada vez maiores dos cibercriminosos. Entenda

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Os golpes virtuais estão mudando cada vez mais. Segundo um levantamento feito pela Kaspersky, agentes mal-intencionados estão se aproveitando de entraves logísticos, como interrupções de entregas, para enganarem vítimas e fazerem com que elas cliquem em links maliciosos, enviados muitas vezes por e-mail e plataformas de bate-papo. 

Golpes virtuais: entregas falsas, e-mails e WhatsApp têm sido alvos cada vez maiores dos cibercriminosos. (Imagem: Freepik/Reprodução)

Para esclarecer, desde o último trimestre, os golpes virtuais também envolveram o envio de spam via WhatsApp. Somente no ano passado, no Brasil, 44,1 milhões de armadilhas foram bloqueadas; em 2021, entre os meses de abril e junho, houve mais de 8,3 milhões de tentativas de roubo de dados, segundo destacou a companhia.

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Entre os inúmeros exemplos de golpes virtuais, estão notificações falsas de supostas faturas em diferentes idiomas, em que o criminoso solicita a regularização de taxas alfandegárias e afins. Além disso, há também a divulgação de sorteios de prêmios falsos, cuja participação exige que o link seja compartilhado com outras pessoas ou ainda que seja feito algum pagamento de taxa.

Portanto, para concluir as ações, fazem parte dos esquemas de golpes fraudulentos páginas, documentos e convites enganosos. “É nítido que os cibercriminosos estão se aproveitando das novas tendências e mudanças na rotina para roubar dinheiro e credenciais“, alertou Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky.

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Se parece estranho, não clique! Pode ser golpe

Algumas dicas são de suma importância para quem quer evitar cair em golpes virtuais, como por exemplo, verificar endereços com cuidado e não clicar em sugestões fora de sites oficiais. Também é imprescindível desconfiar de mensagens estranhas mesmo que seja de pessoas próximas (pois elas também podem ter sido enganadas), e analisar remetentes (procure por padrões estranhos). Além disso, não deixe de se certificar da idoneidade de conteúdos. Estas são apenas algumas dicas da Kaspersky para evitar cair nessas fraudes.

Por fim, empresas legítimas não pedem dados pessoais por estes tipos de canais. E o mais importante, se houver erros gramaticais e ortográficos na mensagem, assim como pedidos urgentes, desconfie! É certo que seja spam, alertou a companhia.


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