Cresce número de jovens interessados em programação e robótica, principais habilidades emergentes do futuro. Entenda - Programadores Brasil
Mercado de TI

Cresce número de jovens interessados em programação e robótica, principais habilidades emergentes do futuro. Entenda

3 Mins read

Ao longo das últimas décadas, é perceptível o aumento no número de jovens interessados em programação e robótica. Portanto, o ensino dessas tecnologias está sendo cada vez mais integrado ao contexto de desenvolvimento dessas habilidades.

Cresce número de jovens interessados em programação e robótica, principais habilidades emergentes do futuro. (Imagem: Divulgação/ Agência CNI de Notícias)

A exemplo desse interesse pelo universo da tecnologia em programação e robótica, tem o Luís Eduardo, de apenas 13 anos. O adolescente disse em uma entrevista recente à CNN que já tem certeza do que quer fazer na vida: trabalhar na NASA para construir robôs e lançá-los ao espaço. “Eu gostaria de ir para Londres, para a Universidade de Oxford. Lá, eles ensinam tudo sobre astrofísica para trabalhar na NASA”, comentou.

Veja também: [+] Curso completo de Desenvolvimento de Games

Além disso, desde muito cedo, Luís Eduardo despertou seu interesse pela robótica e passou a procurar universidades que oferecem esses tipos de programas. Uma opção que vai além do gosto pela matemática, ele agora disse estar mais interessado em programação. “Pelo mesmo motivo que gostava de Matemática, desde pequeno queria aprender robótica. Então minha mãe pesquisou e encontrou cursos de programação“.

Embora o Luís seja um entre tantos exemplos de crianças e adolescentes que veem a programação como uma possibilidade futura, um relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), o “Futuro dos Empregos de 2020”, revelou que a programação está entre as 10 habilidades emergentes no mercado de trabalho ao longo dos próximos 5 anos.

“Com a enorme aceleração da mudança tecnológica, estimamos que o mercado de trabalho global pode absorver cerca de 150 milhões de novos empregos em tecnologia nos próximos 5 anos; e muitos outros empregos tradicionais serão convertidos em “empregos de tecnologia”, exigindo que os funcionários tenham mais competências digitais”, relatou um trecho do relatório.

Veja também: [+] Curso completo de Desenvolvimento de Games

No entanto, o diretor da Robotix, Roberto Saint Martin, acredita que a programação e a robótica vão além de uma competência emergente no mercado de trabalho futuro. Mas, na verdade, é uma ferramenta que visa causar um grande impacto na sociedade, seja através dos videogames, aplicativos, etc.

“Em uma cultura ampla e difundida de videogames, […] uma das maneiras que meninas e meninos têm hoje [para gerar impacto] não é apenas como usuários de videogames, mas também participando da construção dos próprios jogos“, explicou o diretor.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Interesse pelos videogames

Quem também concorda com as opiniões de Robert Saint é a companha BYJU’S Future School, que desembarcou no México neste ano. Para eles, as crianças devem passar de apenas consumidores para criadores de tecnologia. A empresa tem origem na Índia, e desde 2011 oferece cursos de programação que costumam durar de 1 mês a 1 ano e meio.

Videogame e desenvolvimento infantil: qual é a relação?
Crianças podem passar de consumidores a criadores de novos videogames. (Imagem: Divulgação/ Google)

Segundo Carlos Tejada, vice-presidente de Vendas e Operações no México da companhia: “Como queremos transformar crianças em criadoras de tecnologia, muitas delas serão criadoras de novos videogames. Então, o que buscamos é despertar esse interesse que elas têm pelos videogames e que, além de passarem o tempo jogando, passem criando”.

Em contrapartida, utilizar a programação no mundo digital é bastante ilimitada. Por isso, os que se destacarem por suas habilidades poderão criar jogos, sistemas operacionais e até sites confiáveis, onde as pessoas terão a capacidade de encontrar uma variedade de plataformas seguras e honestas.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Desigualdade entre gêneros

Um problema comum na sociedade é a disparidade entre os gêneros, algo que não só existe entre o público adulto, mas também no infantil. E mesmo que a tendência tecnológica esteja atraindo tantas crianças e adolescentes, a Robotix relatou que houve uma desigualdade enorme de gêneros em seus cursos de programação entre setembro de 2020 e julho de 2021. 

Para esclarecer, 83% dos matriculados eram meninos, enquanto apenas 17% eram meninas. Com isso, a especialista em desenvolvimento do adolescente Maria Eugênia de Diego, da Unicef México, explicou que no país há uma lacuna muito grande entre homens e mulheres relacionada às carreiras de exatas, como Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Segundo a profissional, cerca de 50% dos homens no México escolhem carreiras STEM, enquanto as mulheres chegam a somente 30%.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Então, com o objetivo de tentar reverter esse quadro no México, a Unicef tem trabalhado em um programa-piloto, que visa promover o ensino de carreiras STEM também nas escolas de Ensino Fundamental.

*Com informações Tecmundo*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

ACATE e SENAI recebem inscrições para novas turmas do programa de formação de desenvolvedores DEVinHouse. Veja como se inscrever

Pesquisa aponta aumento de 600% na oferta de vagas para desenvolvedores mobile em 2021. Saiba mais

Quais são as áreas de TI com maiores chances de emprego? Pesquisa revela esse e outros dados sobre o setor. Confira

Empresas oferecem diversas vagas de emprego na área de Tecnologia. Também há chances para oportunidades de estágio no setor. Confira

Vagas na área de TI da PUCRS: universidade oferece 35 oportunidades, com possibilidade de trabalho remoto. Confira

Vagas de emprego na área de TI: empresa de Tecnologia, Qiness, abre 730 oportunidades no Brasil e exterior. Veja como concorrer

Dell oferece programa de relacionamento e vantagens para profissionais de TI, com diversos benefícios. Conheça

Parceria entre Softex e Microsoft oferece curso gratuito de Tecnologia para mulheres. Veja como participar

Grupo Fleury sofre tentativa de ataque cibernético e tem partes de seu site comprometidas. Saiba mais

Hyundai anuncia aquisição da empresa de robótica Boston Dynamics, responsável pela criação do cão-robô Spot. Entenda