Conhece tudo sobre o Laravel, framework PHP mais utilizado pelos desenvolvedores? Saiba mais  - Programadores Brasil
Linguagens de programação

Conhece tudo sobre o Laravel, framework PHP mais utilizado pelos desenvolvedores? Saiba mais 

4 Mins read

Em meio a tantos sites já criados e processos usados, é normal que o desenvolvedor web queira aproveitar funções já utilizadas, ao invés de criar um site do zero, e é aqui que entram os conhecidos frameworks e, consequentemente, o PHP, uma das melhores opções de linguagem de código do mercado.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Conhece tudo sobre o Laravel, framework PHP mais utilizado pelos desenvolvedores? (Imagem: Pixabay/Reprodução)

Mas, o que é framework?

Os frameworks nada mais são do que a base para criar sites, que une ferramentas, funções, recursos e outros detalhes a fim de encurtar o trabalho do profissional ao criar uma página online em determinada linguagem de código.

Mas, uma dessas linguagens mais utilizadas por programadores e desenvolvedores pela sua dinâmica é o PHP. Eles utilizam essa linguagem para construir sites ou sistemas integrados e inteligentes. No entanto, há sempre uma dúvida que fica para quem ainda está chegando no mercado de desenvolvimento de sites, saber qual é o framework de PHP ideal.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Qual é o melhor framework PHP?

Esta pergunta pode ter várias opções de respostas, como: Symfony, CodeIgniter, Zend, Phalcon, CakePHP e Yii, cada uma delas com suas vantagens e desvantagens. Mas, sem dúvidas, o framework mais popular é o Laravel.

Então, confira a seguir um pequeno guia que servirá mais para iniciantes sobre cada detalhe do framework PHP Laravel, o mais utilizado para a produção de sites incríveis. Com certeza esta é uma ótima maneira de começar no universo do PHP e de criação de sites.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

O que é Laravel?

Em primeiro lugar, ele é gratuito, de código aberto e possui suporte a recursos avançados, além de facilidade na construção do código, que também é simples e legível. Estas são, portanto, as principais vantagens do Laravel, sendo ele o framework preferido de muitos desenvolvedores PHP.

Lançado em 2011, sua primeira versão surgiu como uma alternativa ao Codelgniter, tornando-o o framework mais popular da época. O desenvolvedor responsável, Tyler B. Otwell manteve desde então, o conjunto de funções disponíveis em código aberto, recebendo atualizações constantes de melhoria pelas mãos do criador e da comunidade até os dias atuais.

O sistema organizado do Laravel é um dos grandes diferenciais para os desenvolvedores. (Imagem: Laravel/Distribuição)

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Principais recursos e funcionalidades do Framework PHP Laravel

O Laravel tem várias funcionalidades e recursos interessantes, seja para iniciantes ou para profissionais desenvolvedores mais experientes. Além disso, ele é chamado de “Framework PHP para os artesãos da web”.

Em suma, há diversas funções bastante úteis encontradas no framework PHP Laravel, entre elas:

  • A utilização de um sistema modular para gerenciamento de dependências;
  • Diferentes formas de conexão;
  • Acesso a banco de dados relacionais;
  • Motor próprio de templates para criação de interfaces
  • Programas e serviços criados para facilitar a publicação e manutenção de sistemas criados;
  • Implementação nativa do Composer;
  • Facilita a escalabilidade do sistema;
  • Workflow e completo;
  • Documentação útil e organizada;
  • Por ser mais popular, é mais fácil de encontrar soluções na internet;
  • Outras funcionalidades como Blade, Elixir, Homestead, Migrations e Artisan.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Arquitetura MVC

A arquitetura MVC ou Model-View-Controller – padrão de arquitetura de software para reutilização de código – é também um ponto funcional do framework PHP Laravel. No entanto, este nome se dá por conta da divisão de um sistema em 3 camadas: Modelo, Visão e Controle. Para esclarecer, a primeira é responsável pela conexão e transmissão de informação entre Modelo e Visão.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Algumas desvantagens do framework PHP Laravel

Sempre tem algo que os desenvolvedores não gostam na utilização de frameworks, e algumas desvantagens do Laravel estão na complexidade da estrutura de trabalho, que pode dificultar a instalação. Além disso, há problemas de produtividade ao tentar rodá-lo em hospedagens comuns. E a alta quantidade de recursos que acaba refletindo em uma quantidade menor de conteúdo para aprender, ainda que haja bastante ajuda na internet acerca de soluções.

Portanto, se você quer aprender a programar, não há problema algum em querer construir sites e sistemas do zero. Mas, com certeza, utilizar frameworks vai te ajudar a ganhar muito mais tempo. E o Laravel é apenas uma das opções disponíveis e acessíveis, além da mais utilizada. No entanto, isso não significa que possa ser a melhor opção para você.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Então, o ideal é pesquisar mais e testar todos os ecossistemas antes de decidir quais as funcionalidades deseja aplicar na linguagem de programação PHP. Após conhecer mais sobre framework, Laravel e PHP, é só arregaçar as mangas e começar os trabalhos!

*Com informações Tecmundo*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *