Conheça quais são as 5 linguagens de programação mais usadas em 2021 - Programadores Brasil
Linguagens de programação

Conheça quais são as 5 linguagens de programação mais usadas em 2021

3 Mins read

O setor de Tecnologia é um dos setores que mais oferecem oportunidades de emprego, mesmo em meio a crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus. Por isso ter conhecimentos em linguagens de programação, entre outros assuntos, pode ser um diferencial.

Dentro dessa área, o destaque fica para as carreiras ligadas ao desenvolvimento. Dessa forma, um dos profissionais mais requisitados atualmente é o programador.

Mas, para se destacar e garantir as melhores oportunidades é preciso estar preparado. Por isso, é preciso investir constantemente em qualificação e estar antenado às novidades. Afinal, as linguagens de programação passam por evoluem constantemente.

Para quem está começando agora a investir nessa carreira, pode ser difícil escolher qual, dentre as diferentes linguagens de programação, estudar. Por isso, nesta lista vamos apresentar as 5 linguagens de programação mais usadas em 2021.

Veja quais são as 5 linguagens de programação mais usadas em 2021

Python

Essa é uma das linguagens de programação que mais tem ganhado popularidade nos últimos anos. Criada em 1991 como uma linguagem open source, o maior diferencial da Python é a sua facilidade no aprendizado.

Mesmo com pouco tempo de estudo, você será capaz de reconhecer a sintaxe dessa linguagem e suas principais funções da tecnologia. Além disso, depois de curto prazo, poderá se candidatar a vagas que exigem esse conhecimento.

Outa vantagem que merece destaque é o fato da Python ser extremamente versátil, sendo usada em diferentes áreas, para resolução de diversos problemas. E mais, a perspectiva é que a linguagem continue em alta nos próximos anos.

Java

Mesmo quem não é da área de Tecnologia já ouviu falar desse termo. A Java foi criada em 1995 na Sun Microsystems, a Java é hoje a linguagem de programação mais usada no ambiente corporativo.

Seu foco dela na orientação a objetos, a torna robusta e versátil. Além disso, as aplicações escritas em Java podem rodar em qualquer plataforma. Para isso, basta que o sistema tenha alguma implementação da Máquina Virtual Java (JVM) instalada.

C++ (e C)

A C++ (e C) também está na lista de linguagens de programação mais utilizadas no mundo. Normalmente, os estudantes aprendem as tecnologias dessa linguagem nos primeiros anos das faculdades de programação.

Isso porque as opções robustas e poderosas fazem a diferença no currículo do programador. Embora tenham nomes parecidos, as linguagens C e C++ são diferentes.

No entanto, podem ser percebidas muitas características em comum. Por isso, aprender cada uma pode oferecer uma boa base para profissionais da área, além de ajudar a garantir uma boa vaga de emprego para quem as domina.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

JavaScript

Apesar da semelhança com o nome Java, as tecnologias usadas nessas duas linguagens de programação são diferentes. A JavaScript é mais moderna e tem foco em áreas, como desenvolvimento web, criação de jogos e aplicativo para dispositivos móveis.

Essa pode não ser uma das linguagens mais fáceis de aprender, mas é uma das mais importantes. Isso porque essa tecnologia, geralmente, é executada no navegador, tornando o aprendizado fácil e com uma interface bastante responsiva para rodar os códigos.

Go: uma das linguagens de programação mais modernas e com potencial de crescimento

A Go é uma linguagem que está crescendo em popularidade e a perspectiva é de que se torne ainda mais requisitada nos próximos anos. Fácil de aprender, essa tecnologia tem como foco o desenvolvimento de aplicações web e APIs.

A linguagem Go é uma das únicas opções capaz de combinar os melhores aspectos da programação funcional e a orientação a objetos. Tudo isso oferecendo um conjunto completo de ferramentas para o desenvolvimento de aplicações.

Veja também: [+] Curso completo de Desenvolvimento de Games

*Com informações do Tecmundo*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *