Não sabe como limpar a memória RAM do seu computador? Veja 8 passos práticos para resolver o problema - Programadores Brasil
Tutoriais para Notebooks e Desktops

Não sabe como limpar a memória RAM do seu computador? Veja 8 passos práticos para resolver o problema

5 Mins read

Seu PC está com pouco espaço de armazenamento, mas você não sabe como limpar a memória RAM? Fique tranquilo! O processo é mais simples que parece e você pode concluir o processo com apenas alguns passos práticos.

Mas antes de saber como colocar mais memória RAM do seu PC, é importante entender o que é essa tecnologia e como ela funciona.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

O que é a memória RAM?

Basicamente, a memória RAM funciona como um armazenamento de curto prazo, para programas e processos atualmente em execução no seu computador. Dessa forma, quanto mais memória RAM disponível seu PC tiver, mais programas você conseguirá executar ao mesmo tempo, com bom desempenho.

Em contrapartida, quando seu computador está com pouca memória RAM, ele usa parte do arquivo de paginação. Então, essa unidade de armazenamento passa a trabalhar como uma falsa memória RAM, entregando um processo muito mais lento.

Além disso, cabe destacar que a memória RAM é volátil. Em outras palavras, você sempre perderá seus conteúdos quando o PC for desligado, a menos que os salve em um armazenamento permanente, como um HD.

Mas afinal, como limpar a memória RAM do seu PC?

Agora que você já entendeu melhor o que é essa tecnologia e como ela funciona, está na hora de descobrir como limpar a memória RAM no seu computador.

Reinicie seu PC

A primeira dica é reiniciar seu computador. A prática é popular e funciona por um motivo bem simples: quando você reinicia o computador, ele limpa completamente a RAM, pois reiniciará todos os processos em execução.

É verdade que isso não vai ajudar a aumentar o máximo de RAM disponível. Mas, isso pode ajudar a limpar os processos em execução, que estão em segundo plano, e podem estar consumindo sua memória.

Verifique o uso da memória RAM

O Windows fornece um conjunto de ferramentas capazes de mostrar a você o que está acontecendo com a memória RAM do seu computador. Para ter acesso, basta abrir o “Gerenciador de Tarefas”, pesquisando-o no menu “Iniciar”.

Outra opção é usar o atalho Crtl + Shift + Esc. Depois, é só clicar em “Mais Detalhes”, para visualizar todo o painel.

Na guia “Processos”, é possível classificar do maior para o menor uso da RAM, clicando no cabeçalho “Memória”. Já na guia “Desempenho”, na seção “Memória”, será exibido um gráfico do uso de RAM ao longo do tempo.

Ao clicar em “Abrir monitor de recursos” na parte inferior é possível obter mais detalhes na guia “Memória”. Além disso, no gráfico na parte inferior mostrará quanta RAM tem livre. E classificando por “Commit (KB)” na lista superior, é possível ver quais programas usam mais RAM.

Desinstale ou desative o software

Sabendo quais são os apps que mais usam a memória RAM em seu sistema, você pode analisar quais realmente usa e são importantes para você. Dessa forma, não faz sentido desperdiçar memória com apps que você não usa há meses. Então, a melhor opção é removê-los.

Para isso, basta navegar pelo menu “Configurações > Aplicativos” e clicar em “Desinstalar” no app que você deseja remover. Caso seja um aplicativo que você às vezes e deseja manter instalado, uma opção é impedir que ele seja executado na inicialização.

Use apps mais leves e gerencie programas

Se você fez todo o passo a passo citado acima e identificou que os apps quem mais consomem sua memória RAM são aqueles necessários para suas tarefas do dia a dia, há outras duas maneiras de resolver o problema.

Uma delas é tentar substituir esses aplicativos por alternativas mais leves. Por exemplo, se o seu PC trava quando você abre o Photoshop, tente usar um app menor como o Paint.NET ou GIMP, para pequenas edições. Já o Use Photoshop você pode deixar para usar quando for trabalhar em um projeto mais elaborado.

Outro ponto importante é prestar mais atenção aos programas abertos no seu computador. Nesse caso, vale fechar qualquer software com o qual não esteja trabalhando ativamente, além de marcar as guias abertas do navegador que você deseja ler mais tarde e fechá-las para liberar mais RAM.

Verificar se há malware

Outra dica importante é verificar se há malware em seu PC. Isso porque um software desonesto pode roubar recursos e sugar sua memória RAM disponível. Para isso, a recomendação é executar uma varredura com o Malwarebytes.

Ajuste a memória virtual

Se o Windows sinalizar por meio de mensagens de erro que seu sistema está com pouca memória virtual, há maneiras de aumentar isso.

Nesse caso, procure o “Painel de Controle” no menu Iniciar para abri-lo. Depois, busque a visualização por categoria no canto superior direito para “Ícones pequenos” e escolha “Sistema”. Feito isso, clique em “Configurações avançadas do sistema”. Uma nova janela será aberta.

Na guia “Avançado”, clique em “Configurações” e depois em “Desempenho”. Por fim, alterne para a guia “Avançado” mais uma vez e clique no botão “Alterar” na seção “Memória virtual”.

Após realizar esse passo a passo, você verá o tamanho do arquivo de paginação de sua unidade principal. Na maior parte dos casos, você pode marcar a caixa Gerenciar e permitir que o Windows cuide disso sozinho.
Mas, se você estiver com pouca memória virtual, pode ser uma opção desmarcar isso e definir o “tamanho inicial” e o “tamanho máximo” para valores mais altos.

Experimente o ReadyBoost

Caso seu computador tenha uma unidade de disco rígido (HDD) mecânica mais antiga, uma opção é tentar o uso do ReadyBoost, para aumentar a RAM. O recurso é pouco conhecido, mas permite que você conecte uma unidade flash ou cartão SD que o Windows tratará como uma memória RAM extra.

O recurso tem uso limitado atualmente. De modo que se o seu PC tiver um SSD, por exemplo, o ReadyBoost não funcionará. Isso porque o Windows entende que um SSD é mais rápido do que uma unidade flash.

Além disso, os computadores atuais já contam com mais RAM instalada por padrão. Então, o ReadyBoost não seria capaz de oferecer, se comparado aos sistemas de anos atrás.

Instale mais memória RAM

Agora, se você precisa de mais memória RAM disponível, para executar uma maior quantidade de programas, o ideal seria adicionar mais RAM ao seu PC.

Optar por essa solução não é barato, mas pode proporcionar um melhor desempenho à sua máquina. Vale destacar que aumentar a memória RAM de um PC requer uma atualização bem simples.

Mas, em um notebook, devido ao espaço confinado, pode ser difícil fazer essa adição de memória a mais. Outro ponto importante é que será preciso comprar uma RAM compatível com o seu sistema. Essa informação poderá ser encontrada na documentação do fabricante do seu PC. Fóruns online também podem ajudar.

Veja também: [+] Compre seu Notebook com super Desconto nas Lojas Americanas.

Vale investir nas famosas RAM Cleaners?

Se você está buscando informações sobre como limpar a memória RAM do seu PC, já deve ter se deparado com alguns utilitários de limpeza de RAM prometem ajudar a aumentar a memória RAM, de várias maneiras. No entanto, o recomendado é evitar esse tipo de recurso.

Isso porque esses RAM Cleaners liberam RAM retirando-a de programas que provavelmente precisam dela. Vale destacar que o gerenciamento de memória é um problema de computação complexo.

Dessa forma, os desenvolvedores do Windows, que são especialistas em seu campo, são capazes de compreender muito melhor esse gerenciamento, que desenvolvedores aleatórios que publica um limpador de RAM.

*Com informações do Geekblog*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *