Como aparecer offline ao acessar o WhatsApp? Confira seis opções para esconder seu status de online - Programadores Brasil
Tutoriais para Whatsapp

Como aparecer offline ao acessar o WhatsApp? Confira seis opções para esconder seu status de online

4 Mins read

O WhatsApp tem potencializado as conversas em seu aplicativo cada vez mais, inclusive aparecer offline, melhorias nas chamadas de vídeo e até meio de pagamentos. No entanto, mesmo com todas as facilidades e agilidade, o app levantou a desconfiança dos usuários a respeito da privacidade oferecida pela plataforma.

Isso significa que sempre que você acessa o aplicativo, os seus contatos podem ver o seu status como online. No entanto, ainda não há opção de ocultar isso totalmente com as configurações da própria ferramenta, mas existem aplicativos, extensões e algumas dicas que podem deixar seu uso mais discreto para outros usuários.

Como aparecer offline quando acessar o WhatsApp? Confira seis opções (Imagem: Tecmundo/Reprodução)

Como aparecer offline no WhatsApp?

1 – Notificações da tela do celular

Uma das saídas para aparecer offline no WhatsApp é através da seleção das notificações e respostas diretamente pelos atalhos. Ou seja, se for possível responder às mensagens por meio dos campos disponíveis nas notificações, não é necessário abrir o app e, consequentemente, o status online não aparecerá.

Em celulares Android, por exemplo, é possível verificar através do menu de “Configurações” do seu WhatsApp e selecionar “Notificações”. Depois disso, habilite a opção “Notificações de alta prioridade”. Então, as mensagens recebidas aparecerão no topo da tela e você pode respondê-las na mesma caixa.

No entanto, pelo iPhone, essa mesma configuração está disponível no menu “Notificações”, em que é possível escolher “Notificações no Aplicativo”. Dessa forma será possível optar por banners ou alertas que permitem a leitura e resposta das mensagens sem necessitar abrir o WhatsApp.

2 – Modo avião

Outra forma de não aparecer online no WhatsApp é ativando o Modo Avião do seu celular. Essa opção desabilita o uso de Wi-Fi e rede móvel, e deixa o smartphone sem acesso à internet. Mas, apesar de não receber novas mensagens, o app fica fora do ar e não é possível identificar o seu uso. Consequentemente, não dá para saber se está online, digitando ou qualquer outra informação que entrega que você está ativo.

3 – Extensão do Google Chrome

Esta opção é para quem utiliza a versão web do WhatsApp, o Google Chrome conta com uma extensão com inúmeras configurações, e entre elas, ocultar o status online do usuário. A WA Web Plus For WhatsApp está disponível para download no Web Stone do Google Chrome, e depois de instalada, oferece opções para desativar o status online e a mensagem “digitando”. Portanto, para utilizar essa ferramenta, atualize a página após a configuração para que as alterações sejam carregadas.

Além disso, a extensão oferece outras opções, como por exemplo, borrar mensagens na tela para garantir privacidade, recuperar mensagens apagadas e ainda oferece um relatório com informações de uso. No entanto, essa opção também está disponível para o WhatsApp Business.

Fonte: Pexels
(Imagem: Pexels/Reprodução)

4 – Uso de aplicativos específicos

Existem alguns aplicativos capazes de esconder por completo o status online e que facilitam o uso da ferramenta. No entanto, o app está disponível apenas para usuários Android.

Flychat

O Flychat se conecta com seus demais aplicativos de troca de mensagens e exibe as notificações de conversa em balões na tela. Dessa forma você não tem a necessidade de abrir o aplicativo e, consequentemente, os contatos não saberão que você está online. Essa opção é gratuita, mas oferece compras dentro do aplicativo.

Unseen

Similar ao Flychat, o Unseen permite que você responda às mensagens sem aparecer “online” no seu status. Ele também tem a opção de resposta direto nas notificações, porém permite a resposta diretamente na tela de aplicativos de troca de mensagens, como o caso do WhatsApp. É gratuito, mas tem opção de efetuar compras no app.

5 – Uso do APK WhatsApp GB também deixa usuário offline no WhatsApp, mas não é seguro

Além das opções de apps já mencionados na Web Store do Google, há ainda o WhatsApp GB, um arquivo APK que pode ser instalado no dispositivo Android. No entanto, essa ferramenta não é recomendada por não passar pelas verificações de segurança da loja que garante o uso sem prejuízo ao seu smartphone.

Portanto, para utilizá-lo, é necessário pesquisar o nome no Google, fazer o download e passar o arquivo para o celular para instalação. Mas, esse APK irá aparecer no seu próprio WhatsApp, no menu, com a opção “WhatsApp GB”. Ao clicar nela, basta ativar a opção “Esconder visto por último” que oculta essa mensagem e também a opção “digitando”.

6 – Mais opções para aparecer offline no WhatsApp

Além de oferecer a mensagem de que o contato está online, o WhatsApp também conta com a informação de “Visto por último”, que dá a hora da visualização do app e pode entregar quando se está ativo. Então, para desativar a informação de “visto por último” você pode alterar as configurações de privacidade no próprio WhatsApp:

No iOS: Clique em “Ajustes” seguido de “Conta” e posteriormente em “Privacidade“. Na tela terá a opção “Visto por Último” e você deve selecionar “Ninguém”;

No Android: Acesse “Menu” (três pontinhos), depois clique em “Configurações“, vá em “Conta” e acesse a área de “Privacidade”. Nesse menu ele também terá a opção de “Visto por Último” e você pode selecionar “Ninguém”.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *