Startup irlandesa, StarHire 365 abre inscrições para treinar 1,5 mil profissionais de TI brasileiros para preencher vagas no exterior. Saiba mais - Programadores Brasil
Dicas de Cursos Gratuitos

Startup irlandesa, StarHire 365 abre inscrições para treinar 1,5 mil profissionais de TI brasileiros para preencher vagas no exterior. Saiba mais

3 Mins read

Existe um déficit de profissionais no setor de tecnologia da informação (TI) que já soma 570 mil vagas em todo o mundo, segundo dados da consultoria IDC. Por isso, o grupo educacional irlandês, SEDA, está criando um projeto para ampliar a mão de obra na área, no Brasil e no exterior.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Com um aporte de R$ 3 milhões, o grupo criou a startup StarHire 365, que tem objetivo de treinar e capacitar profissionais para exercer vagas no setor de tecnologia em diversos países, como Irlanda, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Portugal, Alemanha e Estônia.

Startup irlandesa, StarHire 365 quer treinar 1,5 mil profissionais de TI brasileiros para preencher vagas no exterior. (Imagem: Grupo SEDA/ StarHire 365)

Portanto, as inscrições para o treinamento já estão abertas no Brasil e será voltado para o segmento tecnológico. A notícia boa é que os cursos são todos gratuitos, no entanto, a matrícula precisa ser paga, e varia de acordo com a quantidade de aulas escolhidas.

Para esclarecer, o modelo de negócios da startup funciona da seguinte maneira: o cliente final é a empresa contratante, e não a empresa capacitada (no caso, o profissional de TI). Então, a companhia só recebe pelo pagamento quando um novo colaborador passa a fazer parte do quadro de funcionários dos parceiros.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Treinamentos e cursos disponíveis

Os interessados em aprimorar e desenvolver “hard skills” devem optar por um dos três cursos disponíveis: desenvolvimento Apple, desenvolvimento Android ou design UX/UI. Além disso, a startup também disponibiliza outros tipos de conteúdos, como resiliência, inteligência emocional e gestão do tempo, por exemplo, que são as chamadas “soft skills”. E por fim, também há aulas de inglês.

Mas, a princípio, cada curso está com oportunidades para 500 vagas. Ao todo, são 1,5 mil vagas abertas. Com relação aos conteúdos, eles serão todos gravados e a formação tem duração média de 40 horas. No entanto, com as “soft skills”, a carga horária pode chegar a 150 horas.

Então, após se inscrever, o candidato realiza uma prova para avaliar seus conhecimentos gerais em tecnologia. Se tiver o mínimo de 30% de acertos, o aluno é aprovado. Depois disso, o estudante que for selecionado recebe o link para pagamento da matrícula, que é obrigatório para participar do programa StarHire 365.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Sobre o grupo SEDA

Fundada pelo economista paulista Thiago Mascarenhas, em 2009, o portfólio do grupo SEDA inclui, além da startup, outras marcas voltadas à área educacional. Além disso, já formou mais de 25 mil alunos de 40 nacionalidades com o objetivo de aperfeiçoar o idioma inglês. Ao todo, a empresa já faturou mais de R$ 45 milhões somente nos últimos 12 meses.

A ideia inicial do projeto da startup é oferecer colaboradores às empresas nos níveis júnior e pleno. Portanto, pessoas interessadas que não são da área de tecnologia, mas que desejam fazer uma transição de carreira, também podem se inscrever.

A proposta é aumentar o número de brasileiros em um mercado onde existe um número grande de oportunidades a serem preenchidas. Por conta da pandemia, muitas empresas estão aceitando trabalho remoto. Além disso, também é possível oferecer mão de obra para empresas inseridas no mercado brasileiro.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Início dos cursos e treinamentos

Em suma, o início das aulas será em agosto e tem previsão de término para novembro. Os cinco alunos que obtiverem as melhores performances serão premiados com um mês de curso de inglês no SEDA College, em Dublin, e ainda terão oportunidade de conhecer as estruturas de big techs, como Apple, Amazon, Facebook e Airbnb, entre outras, localizados na Irlanda.

A StarHire 365 já possui 50 empresas cadastradas que estão em busca de profissionais. Por isso, a meta da startup é ampliar nos próximos 12 meses o número de colaboradores qualificados. E além do Brasil, que possui uma defasagem considerável de profissionais de TI, o intuito é ampliar o campo de atuação também para o México, Argentina, Colômbia, Panamá e Peru.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Senac Hub Academy MS oferece vagas para cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação. Confira

Inscrições abertas para programa de mentoria da Microsoft “Elas na IA” voltado para o público feminino. Saiba mais

Primeira turma da plataforma de cursos online gratuitos da PROTESTE está com inscrições abertas. Veja os detalhes

Neon oferece 50 vagas em curso gratuito de Tecnologia para refugiados e pessoas em situação de vulnerabilidade social

Em parceria, Secti BA e DIO oferecem 10 mil vagas em cursos gratuitos de Tecnologia na Bahia. Veja como garantir uma vaga

Vagas abertas para programa de formação em Desenvolvimento Full Stack e UX Design. Saiba mais e inscreva-se

IOS tem inscrições abertas para cursos gratuitos em diversas cidades brasileiras, com destaque para área de TI. Confira

IOS e Dell Technologies oferecem 120 vagas gratuitas no Rio de Janeiro em cursos profissionalizantes na área de TI. Veja como garantir uma oportunidade

Escola de Desenvolvimento Web promove aulas gratuitas para quem quer aprender a programar do zero. Saiba mais

Natura e Compasso vão oferecer bolsas de estudos na área de tecnologia para estudantes universitários. Saiba mais