Startup irlandesa lança curso para capacitar profissionais de tecnologia no Brasil e no exterior. Saiba mais - Programadores Brasil
Cursos de Tecnologia

Startup irlandesa lança curso para capacitar profissionais de tecnologia no Brasil e no exterior. Saiba mais

4 Mins read

A falta de profissionais de Tecnologia tem atingido não só o Brasil mas o mundo todo. Ou seja, o déficit de especialistas na área chega a 570 mil em 2021, segundo a consultoria de mercado IDC.  É por isso que o grupo educacional SEDA, com origem na Irlanda, pretende enviar brasileiros ao exterior para trabalhar no setor de tecnologia em diversas companhias internacionais.

Mas, para isso, a empresa trouxe ao país o StarHire 365, que será lançado no dia 7 de julho. A plataforma visa capacitar profissionais de tecnologia do Brasil em várias especialidades e levá-los a empresas em qualquer parte do mundo.

Startup irlandesa lança curso para capacitar profissionais de tecnologia no Brasil e no exterior. (Imagem: StarHire)

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Como vai funcionar o programa de capacitação para profissionais de tecnologia?

A plataforma StarHire 365 atuará em três frentes: aprimoramento de hard skills, que inclui cursos de desenvolvimento para ecossistema Apple, Android e Design UX/UI; aprimoramento de soft skills, com desenvolvimento de habilidades como inteligência emocional, resiliência e gestão do tempo; além de curso de inglês do básico ao avançado, que tem o objetivo de preparar os profissionais para o mercado exterior, onde o idioma é imprescindível.

“Os brasileiros ainda pecam muito na parte de soft skills e, como já sabemos, no inglês, essencial para que ele se conecte com essas empresas no exterior. Com isso, ficou muito claro que o StarHire 365 precisava preencher essas três lacunas para que o nível de empregabilidade do brasileiro atingisse níveis satisfatórios e ele conte com mais chances de conseguir um emprego”, explicou o cofundador da StarHire 365, Vanderlei Abrantes, durante entrevista para o Canaltech.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Além disso, o brasileiro é considerado um profissional generalista para os especialistas, o que é algo bem visto na área de TI. Na Irlanda, por exemplo, é o país onde há um dos principais polos de Tecnologia da Europa e funciona a sede das maiores Big Techs do mundo, como o Google, Apple e Facebook

“O generalista é visto na Irlanda como um profissional que se vira muito bem. Inclusive, a língua portuguesa também é bem vista, já que as big techs atendem mercados nesse idioma na África e na Ásia, por exemplo. Isso chama muito a atenção. Tanto que 10% do mercado de TI na Irlanda é formado por brasileiros”, pontuou Abrantes.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Público-alvo e bolsas de estudo

Na primeira fase do programa StarHire 365, a plataforma pretende atrair profissionais de nível júnior, que ainda estão começando na área de tecnologia. Portanto, o Grupo SEDA fará o subsídio de boa parte do curso, e oferecerá 500 bolsas de estudos, onde o profissional pagará somente uma taxa de R$ 97 para acessar o curso. No entanto, na parte de hard skills, ele poderá escolher uma das três opções disponíveis.

“Levaremos cinco profissionais que mais se destacaram e cumpriram todos os requisitos, para passar um mês na nossa escola em Dublin, estudando inglês e, como parte do programa, vamos levá-los para conhecer empresas de Tecnologias, como o TikTok, LinkedIn, entre outras”, explicou Abrantes.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Contratação dos profissionais de TI

No primeiro momento, o foco da plataforma será a massificação do curso entre os profissionais de TI. No entanto, o cofundador do programa de capacitação afirmou que um dos passos seguintes será a participação no processo de contratação de seus alunos junto às empresas.

“O cliente não é o aluno, mas sim as empresas que contratam os profissionais capacitados pela StarHire 365. Na prática, a plataforma funciona como uma agência de empregos, que recebe exclusivamente pela empresa contratante apenas quando um candidato é contratado”, disse o executivo.

Quem pode fazer o curso da StarHire 365?

Cada curso terá uma duração média de 40 horas, totalizando 150 horas. Mas, todos eles serão ministrados de forma online, com aulas gravadas. No entanto, o aluno terá contato com os professores de cada modalidade para sanar todas as dúvidas e ter acompanhamento na criação de projetos.

Portanto, para acessar às bolsas de estudos, é preciso passar pelo processo seletivo e pagar a taxa citada acima. Depois disso, os candidatos deverão fazer uma prova de conhecimentos gerais. Após a aprovação, o aluno terá acesso a todos os conteúdos e ao mural de vagas que o colocará na vitrine de empresas no exterior, e também no Brasil, que estiverem contratando.

“Nesse primeiro momento, não exigiremos um conhecimento técnico muito específico de uma determinada área, mas queremos ver o quanto o interessado conhece do mercado de Tecnologia e, com isso, verificar se ele estará apto a ter essa bolsa”, explicou Abrantes.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Quando será o início dos cursos na plataforma?

Portanto, para os interessados em participar do curso da StarHire 365, as aulas começam no dia 2 de agosto. No entanto, as inscrições começam a partir do dia 7 de julho e se encerram no próximo dia 21.

Para realizar o cadastro, acesse o site oficial do programa aqui neste link.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

IBM se compromete em capacitar 30 milhões de pessoas em todo o mundo até 2030. Saiba mais

Senac Hub Academy MS oferece vagas para cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação. Confira

ACATE e SENAI recebem inscrições para novas turmas do programa de formação de desenvolvedores DEVinHouse. Veja como se inscrever

UFRN abre inscrições para programa de pós-graduação em Tecnologia da Informação. Veja como participar

Neon oferece 50 vagas em curso gratuito de Tecnologia para refugiados e pessoas em situação de vulnerabilidade social

Em parceria, Secti BA e DIO oferecem 10 mil vagas em cursos gratuitos de Tecnologia na Bahia. Veja como garantir uma vaga

IOS tem inscrições abertas para cursos gratuitos em diversas cidades brasileiras, com destaque para área de TI. Confira

IOS e Dell Technologies oferecem 120 vagas gratuitas no Rio de Janeiro em cursos profissionalizantes na área de TI. Veja como garantir uma oportunidade

Parceria entre Softex e Microsoft oferece curso gratuito de Tecnologia para mulheres. Veja como participar

Curso gratuito de tecnologia: AWS, iFood, Carrefour e Mercado Livre oferecem formações para quem deseja ingressar nesse mercado. Saiba mais