Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do RJ promove cursos gratuitos e online de Cibersegurança e Internet das Coisas. Saiba mais - Programadores Brasil
Dicas de Cursos Gratuitos

Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do RJ promove cursos gratuitos e online de Cibersegurança e Internet das Coisas. Saiba mais

2 Mins read

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), em parceria com a Cisco Networking Academy, abriu inscrições nesta segunda-feira (12) para dois cursos gratuitos de tecnologia: Introdução à Cibersegurança e Introdução à Internet das Coisas. As aulas vão começar no dia 19 de julho, mas os alunos devem ter noções de informática.

Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do RJ promove cursos gratuitos e online de Cibersegurança e Internet das Coisas. (Imagem: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

A iniciativa dos cursos partiu com a propagação do trabalho home office e o aumento dos ataques virtuais. Com mais pessoas trabalhando remotamente, cibercriminosos impulsionaram ainda mais as investidas para infectar dispositivos, roubar e alterar dados, além de afetar computadores que operam em rede. 

“O mundo interconectado de hoje faz com que estejamos mais suscetíveis às ameaças cibernéticas. Os ataques virtuais se aproveitam das vulnerabilidades dos nossos dispositivos e redes podendo gerar enormes prejuízos. Conhecer e eliminar essas ameaças não é mais uma opção, é uma necessidade”, afirmou Willian Coelho, secretário municipal de Ciência e Tecnologia.

Curso de Introdução à Cibersegurança

Neste curso, o aluno vai aprender sobre segurança cibernética, proteção de sua privacidade online, em redes sociais, ameaças, tendências cibernéticas e receberá informações adicionais sobre os desafios que as empresas e as instituições governamentais e educacionais enfrentam atualmente. 

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Curso de Introdução à Internet das Coisas

Já o curso de Internet das Coisas é voltado para aqueles que desejam obter conhecimentos sobre IoT. Segundo pesquisas recentes, são mais de 26 bilhões de sistemas, objetos físicos e pessoas conectando e compartilhando dados pela Internet.

“A educação em segurança cibernética é parte importante da equação para combater ameaças virtuais. Nosso programa Cisco Networking Academy trabalha em conjunto com instituições públicas e privadas para oferecer cursos, desenvolver talentos e gerar oportunidades de desenvolvimento profissional que nos ajudem a promover a segurança cibernética e aumentar a inclusão digital”, explicou Gabriel Bello Barros, Líder Cisco Networking Academy Brasil.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Portanto, ambos os módulos fazem parte da programação de cursos de tecnologia promovidos pela SMCT para este semestre. Para esclarecer, desde o começo do ano, a pasta já ministrou cinco cursos online de tecnologia para proporcionar gratuitamente conhecimento e informação para as pessoas.

Então, o módulo de Introdução à Cibersegurança terá carga horária de 15 horas, e o de Introdução à Internet das Coisas terá 20 horas de duração. Ao finalizar o curso, o aluno receberá o certificado de conclusão.

Os interessados em participar do curso gratuito de Introdução à Cibersegurança podem se inscrever neste link. Já para o curso de Introdução à Internet das Coisas, basta acessar este link. As inscrições vão até 18 de julho.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Vagas abertas para programa de formação em Desenvolvimento Full Stack e UX Design. Saiba mais e inscreva-se

IOS tem inscrições abertas para cursos gratuitos em diversas cidades brasileiras, com destaque para área de TI. Confira

IOS e Dell Technologies oferecem 120 vagas gratuitas no Rio de Janeiro em cursos profissionalizantes na área de TI. Veja como garantir uma oportunidade

Escola de Desenvolvimento Web promove aulas gratuitas para quem quer aprender a programar do zero. Saiba mais

Natura e Compasso vão oferecer bolsas de estudos na área de tecnologia para estudantes universitários. Saiba mais

Diversos cursos gratuitos e bolsas de estudo para iniciantes e com experiência na área de tecnologia estão com inscrições abertas. Confira

Curso gratuito de suporte em Tecnologia da Informação tem apoio do Google e está com 590 vagas abertas. Saiba mais

Programa StarHire 365 vai sortear cinco bolsas de estudos gratuitas na Irlanda para profissionais ou estudantes da área de TI. Confira

Diversos cursos gratuitos na área de tecnologia, além de programa de bolsas para profissionais de TI. Saiba mais

Startup irlandesa, StarHire 365 abre inscrições para treinar 1,5 mil profissionais de TI brasileiros para preencher vagas no exterior. Saiba mais