Olimpíadas de Tóquio: Vazamento de dados expõe senhas e informações de login de compradores de ingressos e voluntários dos jogos. Saiba mais - Programadores Brasil
Segurança Digital

Olimpíadas de Tóquio: Vazamento de dados expõe senhas e informações de login de compradores de ingressos e voluntários dos jogos. Saiba mais

2 Mins read

Poucos dias antes do início das Olimpíadas de Tóquio, que terá abertura nesta sexta-feira (23), as senhas e dados pessoais dos compradores de ingressos e voluntários nos jogos foram roubados e vazados na Internet.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Olimpíadas de Tóquio: Vazamento de dados expõe senhas e informações de login de compradores de ingressos e voluntários dos jogos. (Imagem: Divulgação/ AFP)

Segundo relato de um oficial do governo japonês à agência de notícias Kyodo, o comitê organizador olímpico já iniciou uma investigação sobre a violação dos dados, que também afetou compradores de ingressos e voluntários nos Jogos Paralímpicos.

Este foi o mais recente caso de acesso não autorizado aos jogos olímpicos e paralímpicos com violações de segurança online, e que afetou os comitês organizadores, bem como várias agências governamentais, nos últimos meses.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Em junho, surgiram informes na imprensa internacional sobre o vazamento de informações pessoais de cerca de 170 pessoas que participaram de um exercício de treinamento de segurança. O treinamento foi promovido pela agência de segurança cibernética do Japão para enfrentar os ataques cibernéticos em potencial durante os jogos.

Nesse incidente, os dados vazados supostamente incluíam nomes, cargos comerciais e afiliações profissionais de indivíduos pertencentes a cerca de 90 organizações, incluindo os dois comitês organizadores, vários ministérios, governos locais que hospedavam instalações esportivas, como Tóquio e Fukushima, bem como patrocinadores de jogos.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

O Centro Nacional de Preparação para Incidentes e Estratégia para Segurança Cibernética (NISC) do governo confirmou que o hacker expôs os dados de alguns participantes, mas se recusou a comentar se a informação vazada estava relacionada aos jogos.

Na época, a agência disse que não tinha verificado se havia alguma interrupção nas operações de qualquer uma das organizações visadas no ataque por partes ainda não identificadas. No entanto, fontes disseram que o vazamento provavelmente foi causado por uma infecção por malware. Mas, a empresa estaria investigando a causa e a extensão do impacto.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Várias agências governamentais, incluindo os ministérios das Relações Exteriores e dos Transportes, disseram que pelo menos 76 mil endereços de e-mail pertencentes a funcionários do governo e partes externas, como membros do painel, foram acessados ​​durante a violação.

*Com informações RT News*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *