Melhores Notebooks Lenovo de 2021: confira o top 10 com os destaques da marca e entenda todos os critérios para escolher o que mais se adequa ao seu perfil - Programadores Brasil
NotebooksNotebooks e Desktops

Melhores Notebooks Lenovo de 2021: confira o top 10 com os destaques da marca e entenda todos os critérios para escolher o que mais se adequa ao seu perfil

11 Mins read

Um notebook é o aparelho ideal para quem busca portabilidade e alto desempenho. E, quem quer investir em um modelo de uma marca reconhecida internacionalmente e com bom custo benefício, deve ficar atendo aos modelos Lenovo. Mas, quais são os melhores notebooks Lenovo de 2021?

Para ajudar nessa escolha, confira o top 10 com os melhores notebooks Lenovo do mercado. Mas antes, veja alguns bons motivos para adquirir um desses dispositivos.

Notebooks Lenovo são realmente bons?

A primeira pergunta que pode vir à mente é se, de fato, os notebooks da marca chinesa são bons. A Lenovo está presente no mercado há mais de três décadas. Atualmente, a empresa se consolidou com uma das fabricantes de notebooks mais respeitadas e populares no Brasil e no mundo.

O sucesso se deve principalmente à alta tecnologia e performance de seus dispositivos. Além disso, a marca conta com uma alta variedade de produtos, capazes de atender diferentes tipos de usuários: de iniciantes e executivos a profissionais das áreas gráficas e gamers.

E mais: há opções de notebooks Lenovo com preços muito mais atrativos que suas concorrentes.

Veja também: [+] Compre seu Notebook com super Desconto nas Lojas Americanas.

Como escolher o melhor notebook Lenovo para você?

Escolher um bom notebook não é tão simples quanto parece. Diversos detalhes podem fazer a diferença. Entre eles: processador, memória RAM, armazenamento, e outros.

A primeira dica para quem quer investir em um dos melhores notebooks Lenovo de 2021é escolher a linha que melhor atende suas necessidades. Isso porque a Lenovo tem uma grande variedade de notebooks, divididos em algumas séries com características específicas, cada uma para um perfil de usuário.

Ao todo, são quatro linhas: Ideapad, Yoga, ThinkPad e Legion. Veja qual combina mais com você:

Ideapad

A linha de notebooks mais popular do mercado conta com aparelhos leves, finos e com design minimalista. A linha apresenta outras subdivisões, que ajudam a tornar a escolha ainda mais precisa e adequada as suas necessidades.

  • Série C: essa série apresenta notebooks 2 em 1 com tela multitouch, design mais sofisticado e uma boa versatilidade para o dia-a-dia;
  • Série L: essa é a opção ideal para quem precisa de mais performance nas suas atividades, sem abrir mão de um ótimo custo-benefício. São perfeitos para uso profissional;
  • Série S: esses são os modelos mais procurados. A série S conta com equipamentos para usuários intermediários;
  • Ideapad Gaming: essa é uma opção para quem busca boa performance para jogos, mas não quer gastar muito. A série oferece equipamentos equilibrados e entrega uma qualidade premium, porém a um preço mais acessível.

A linha Ideapad tem como objetivo atender perfis leves a intermediários, apesar de contar com séries que atendem desde tarefas mais simples até às mais complexas. Outro destaque dessa linha é o preço atrativo.

Yoga

Já a linha de Notebooks 2 em 1 Yoga garante ainda praticidade e versatilidade com telas que abrem em até 360º. Dessa forma, os aparelhos dessa linha podem ser usados como um notebook normal, como um tablet e no modo tenda, que permite o consumo de mídias no melhor ângulo de visão.

A linha conta com duas subdivisões: as séries S e C. No caso dessa última, os modelos são mais robustos. Os modelos dessa linha atendem a diferentes públicos, em especial estudantes e profissionais da área gráfica.

ThinkPad

A linha conhecida pelo seu famoso botão vermelho no teclado, o TrackPoint, é voltada para área profissional e empresarial. Esses aparelhos são submetidos a diversos testes de resistência e, por isso, apresentam performance, segurança e alta durabilidade.

Essa linha também conta com subdivisões, da seguinte forma:

  • ThinkPad X1: essa série é possível reúne as opções mais poderosas, como o notebook Lenovo X1 Carbon. Além do alto desempenho e design ultraleve, alguns notebooks dessa linha são 2 em 1, como o ThinkPad X1 Yoga;
  • ThinkPad T: essa é a série mais famosa da linha ThinkPad. A principal característica nesses modelos é a robustez. Ou seja, é a opção ideal para que procura um equipamento resistente, com alto desempenho e recursos avançados de segurança;
  • ThinkPad E: qualidade e segurança são os diferenciais dessa série. Nela é possível encontrar os modelos com o melhor custo-benefício da linha ThinkPad;
  • ThinkPad L: essa série apresenta uma configuração bem equilibrada e, por isso, entrega bons recursos e performance, por um preço mais acessível. Por isso, são classificados como os intermediários da linha;

No geral, os notebooks Lenovo ThinkPad são mais compactos, com telas de até 14 polegadas. Além disso, contam com boa autonomia de bateria, o que fazem deles as melhores opções para o uso corporativo. Inclusive, os aparelhos têm recursos exclusivos para melhorar a segurança dos dados armazenados.

Legion

Esses notebooks são desenvolvidos para o público gamer. Por isso, reúnem o que há de melhor em relação a hardwares, como processadores da série i, da Intel. O design também é pensado para os gamers, com teclado retroiluminado e linhas mais modernas e arrojadas.

Além disso, os aparelhos têm alta performance, placa de vídeo dedicada, como as GeForce, da NVidia. Essa linha também pode ser bastante útil para profissionais que trabalham com fotos e vídeos.

Entenda como escolher o processador ideal para seu tipo de uso

O processador é o responsável por todas ações realizadas no seu notebook Lenovo. Por isso esse é um importante aspecto a ser avaliado na hora de escolher seu aparelho.

Quanto mais potência o processador tiver, melhor será o desempenho do setup. Os principais destaques do mercado estão os processadores Intel Core i3, i5, i7 e i9, da Intel, e os Ryzen 3, 5 7 e 9, da AMD.

Os mais básicos são os processadores Core i3 e Ryzen 3, que são ideias para tarefas leves e intermediárias. Já os Core i5 e i7 e Ryzen 5 e 7 podem rodar programas mais pesados sem dificuldade. Os processadores Core i9 e Ryzen 9 são usados em setups especiais, destinados à alta performance.

Atualmente, os processadores Intel Core I já estão na 10ª geração, e os AMD Ryzen na 4ª geração.

Outro ponto importante é que quanto mais atual o hardware, mais modernos são os recursos, o que, consequentemente, ajuda a melhorar o desempenho. Mas, versões anteriores ainda estão disponíveis para venda e são boas opções para quem quer economizar.

Memória RAM de 4GB ou mais evita lentidão e travamentos

sabe quando você abre vários aplicativos ao mesmo tempo e seu notebook começa a travar? Pois bem, isso ocorre quando a memória RAM do seu aparelho não é suficiente para manter tantas tarefas funcionando ao mesmo tempo.

Por isso, o idela é escolher um notebook com, no mínimo, 4 GB de memória. Mas, se você faz uso de programas mais pesados, como editores de vídeo e foto ou jogos, modelos com memória RAM de 8 GB ou 16 GB, são os mais indicados.

Capacidade de armazenamento e tipo de hardware utilizado também são pontos importantes

O hardware de armazenamento determinará a quantidade de espaço disponível para salvar arquivos e programas no notebook. Além disso, é ele o responsável por inicializar o sistema ao ligar o notebook. O tipo de hardware utilizado também pode afetar o desempenho. Confira mais detalhes:

  • HD: esse hardware conta com partes mecânicas tem um funcionamento um pouco mais lento. Porém seu preço é mais acessível e chega a capacidade de 2 TB de espaço;
  • SSD: esse é o hardware indicado para quem quer velocidade. Por ser mais moderno, ele não tem partes móveis e, por isso, entrega um desempenho superior. A desvantagem é o preço mais elevado e capacidade menor, visto que comumente é encontrado em opções até 512 GB;
  • eMMC: muito utilizado em notebooks de entrada, esse hardware também não tem partes móveis, conseguindo entregar um bom desempenho. Mas sua capacidade é bem reduzida, sendo encontrada em opções de até 64 GB;
  • Híbrido: esse sistema ocorre quando se utiliza mais de um tipo de hardware no mesmo notebook. Por exemplo, o HD e SSD. essa é uma forma de conseguir grande capacidade, melhorar desempenho e manter o custo mais baixo, explorando o melhor de cada hardware.

Para definir qual é a capacidade ideal para seu uso, é preciso avaliar a quantidade de arquivos e programas que você mantém no notebook.

Para quem armazena poucos dados, modelos com até 500 GB serão suficientes. Mas, quem utiliza programas mais pesados ou gosta de manter vários jogos instalados, a melhor opção são notebooks Lenovo com 1 TB ou mais de capacidade.

Placa de vídeo e exibição de gráficos como avaliar?

Para escolher a placa de vídeo, é necessário pensar no propósito de uso do seu notebook. Por exemplo, o objetivo é usar para estudos, consumo de mídia ou jogos?

Basicamente, a placa de vídeo é a responsável pelo processamento gráfico do notebook. Dessa forma, quanto mais potência ela tiver, melhor será a qualidade da imagem.

Quem usa o notebook para tarefas mais básicas, como navegação na internet, pacote office e consumo de mídias, uma placa integrada ao processador já atenderá às necessidades. Agora, se seu objetivo é usar o aparelho para jogos, edição de vídeo e programas mais pesados, o recomendado é investir em notebooks com placa dedicada, como a Nvidia GeForce e a AMD Radeon.

Peso do aparelho e tamanho da tela são aspectos importantes para uma melhor portabilidade

A qualidade de imagem da tela é um item indispensável para quem gosta de assistir vídeos e filmes ou jogar. Notebooks mais básicos têm tela HD, que são suficientes para tarefas simples. Quem busca uma exibição de imagem mais realista e com qualidade superior, deve priorizar telas Full HD ou em 4K.

Em relação ao tamanho da tela, os modelos com tela de 13 a 14 polegadas são os melhores em questão de portabilidade. Se o uso do aparelho for doméstico, uma tela de 15 polegadas é uma boa alternativa.

Quem pretende carregar o notebook consigo também deve ficar atento ao peso do aparelho. O melhor é optar por um notebook Lenovo com até 1,8 kg.

Entenda sobre as entradas e conexão com outros dispositivos

Para a conexão com outros dispositivos, como pendrives e smartphones, é importante avaliar as entradas do notebook. Além das portas comuns, USB 2.0, pode ser interessante ter entradas mais recentes, do tipo USB 3.0 e USB-C, que garantem mais velocidade na transferência de arquivos.

Quem busca a projeção de tela em uma TV, também deve verificar se o aparelho conta com entrada para cabo HDMI. No caso dos que utilizam câmeras, é necessário ter um cartão de memória SD.

Vale ressaltar que todos os notebooks possuem uma entrada de fone de ouvido e conexão com internet (via Wi-Fi).

Melhores notebooks Lenovo contam com recursos exclusivos

O TrackPoint, também conhecido como point stick, é um dispositivo mecânico localizado entre as teclas G,H e B do teclado dos notebooks Lenovo ThinkPad. Essa bolinha vermelha funciona como um mouse. Ao pressionar a peça, o usuário consegue mudar a direção do cursor, utilizar zoom e rolagem de tela.

Além disso, há os botões com marcas vermelhas localizados na parte superior do touchpad, que funcionam como os botões esquerdo e direito de um mouse convencional. A tecnologia é antiga e útil para aqueles que não se acostumaram a utilizar o touchpad.

Outro diferencial da Lenovo, presente nos notebooks ThinkPad e Yoga, é o leitor de impressão digital. O recurso permite fazer login no sistema, apenas utilizando a leitura biométrica, o que oferece mais praticidade e segurança, especialmente em notebooks empresariais.

Veja a lista dos melhores notebooks Lenovo de 2021

Depois de entender melhor como escolher o parelho ideal para seu uso, chegou a hora de conferir o top 10 melhores aparelhos Lenovo de 2021!

10. Notebook Lenovo Ideapad 330

O notebook Lenovo Ideapad 330 está entre os mais procurados da marca. Ideal para quem precisa de um notebook para trabalhar ou estudar, mas que não quer fazer um alto investimento, esse aparelho entrega ótimos recursos.

Com um processador Core i3, o modelo apresenta bom desempenho. O aparelho tem SSD utilizado para armazenamento e conta com um bom custo-benefício.

Notebook Lenovo Ideapad 330 - Confira as ofertas
  • Processador: Core i3 7ª geração
  • Memória RAM: 4 GB
  • Conectividade: 2 x USB 3.0, 1 x USB-C, 1 x HDMI e leitor de cartão SD
  • Armazenamento: 240 GB SSD
  • Tela: 15,6″ HD
  • Vídeo: Não

9. Notebook Lenovo Ideapad Flex 5i

O notebook Lenovo Ideapad Flex 5i tem tela com giro de 360º graus, o que possibilita o uso como tablet, notebook normal ou modo tenda. Além disso, o aparelho tem tela de 14 polegadas full HD, é fino, leve e conta com excelente desempenho para atividades intermediárias.

Isso porque o modelo utiliza apenas um SSD de 128 GB. Um ponto negativo é o pouco espaço de armazenamento. No entanto, ainda é uma ótima opção para quem procura a versatilidade de um notebook 2 em 1.

Notebook Lenovo Ideapad Flex 5i - Confira as ofertas
  • Processador: Core i3 10ª geração
  • Memória RAM: 4 GB
  • Conectividade: 2x USB 3.1, 1x USB-C, 1x HDMI e leitor de cartão SD
  • Armazenamento: 128 GB SSD
  • Tela: 14″ Full HD
  • Vídeo: Não

8. Notebook Lenovo Thinkpad T490

Esse é um notebook resistente e que proporciona segurança e produtividade. Inclusive, para garantir máxima durabilidade, a marca submeteu esse notebook a testes de requisito e militar e mais de 200 verificações de qualidade.

O modelo ainda é equipado com recursos como chip de segurança, leitor de digital e ThinkShutter, uma capa que cobre a câmera quando ela não está em uso. Isso garante uma confiabilidade muito maior ao usuário.

Notebook Lenovo Thinkpad T490 - Confira as ofertas
  • Processador: Core i5 8ª geração
  • Memória RAM: 8 GB
  • Conectividade: 2 x USB 3.1, 1 x USB-C, 1 x HDMI e leitor de cartão SD
  • Armazenamento: 256 GB SSD
  • Tela: 14″ HD
  • Vídeo: Não

7. Notebook Lenovo Ideapad S145

Essa é uma ótima opção para quem busca um notebook com bom processamento gráfico, seja para trabalhar, jogar games mais leves, ou mesmo consumir mídias. Isso porque o Lenovo Ideapad S145, conta com uma placa de vídeo GeForce MX110.

O aparelho tem design neutro e utiliza o prata escovado por todo o notebook. Com um modelo discreto, o aparelho pode ser usado tanto em ambientes descontraídos quanto no corporativo. Apesar de todos os benefícios, o notebook tem um preço muito atrativo.

Notebook Lenovo Ideapad S145 - Confira as ofertas
  • Processador: Core i5 8ª geração
  • Memória RAM: 8 GB
  • Conectividade: 2x USB 3.1, 1x USB 2.0, 1x HDMI e leitor de cartão SD
  • Armazenamento: 256 GB SSD
  • Tela: 15,6″ HD
  • Vídeo: Não

6. Notebook Lenovo S145

Desenvolvido com um conjunto de hardwares, o Lenovo S145 entrega excelente desempenho e custo mais acessível. Além disso, o aparelho conta com processador Ryzen 5 e 12 GB de memória RAM.

Também se destaca a qualidade sonora desse notebook, com alto falantes certificados pela Dolby Audio. Isso proporciona som cristalino e sem distorções. Já a tela com abertura de até 180º possibilita um ajuste mais preciso no ângulo de visão, que proporciona mais conforto visual.

Notebook Lenovo S145 - Confira as ofertas
  • Processador: Ryzen 5 3ª geração
  • Memória RAM: 12 GB
  • Conectividade: 1 x USB 2.0, 2 x USB 3.1, 1 x HDMI e leitor de cartão SD
  • Armazenamento: 1 TB HD
  • Tela: 15,6″ HD
  • Vídeo: Não

5. Notebook Lenovo ThinkPad L13

O ponto alto do notebook Lenovo ThinkPad L13 é sua confiabilidade. Isso porque o dispositivo conta com um leitor de impressão digital e um chip de segurança, que criptografa dados via hardware. Tudo isso sem deixar de lado a resistência e durabilidade das peças.

Um dos destaques é a bateria com duração de 14 horas, fazendo desse aparelho uma ótima escolha para quem precisa de mais produtividade para seu trabalho.

Notebook Lenovo ThinkPad L13 - Confira as ofertas
  • Processador: Core i5 10ª geração
  • Memória RAM: 16 GB
  • Conectividade: 1 x USB 3.1, 2 x USB-C 1 x HDMI e leitor micro SD
  • Armazenamento: 512 GB SSD
  • Tela: 13,3″ Full HD
  • Vídeo: Não

4. Notebook Lenovo Thinkpad L390

Desenvolvido para o meio empresarial, o Lenovo Thinkpad L390 possui o botão TrackPoint, que funciona como um mouse. Além do leitor de impressão digital, garantindo mais segurança.

Quanto ao desempenho, o aparelho tem Core i7 de 8ª geração e entrega alta performance até em atividades pesadas. O notebook ainda conta com tecnologia Rapid Charge, que permite carregar até 80% da bateria em apenas 1 hora.

Com design que equilibra robustez e modernidade, o ThinkPad L390 também se destaca tanto por sua estética.

Notebook Lenovo Thinkpad L390 - Confira as ofertas
  • Processador: Core i7 8°geração
  • Memória RAM: 8 GB
  • Conectividade: 2 x USB 3.1, 2 x USB-C, 1 x HDMI e leitor de cartão SD
  • Armazenamento: 256 GB SSD
  • Tela: 13,3″ Full HD
  • Vídeo: Não

3. Notebook Lenovo Ideapad S145

No top 3 dos melhores notebooks Lenovo de 2021, o Ideapad S145 conta com armazenamento SSD e entrega um excelente desempenho. Essa é uma ótima opção para quem precisa de mais produtividade no dia-a-dia.

O aparelho tem design minimalista, abertura de tela em 180º graus e tela infinita, com bordas menores. Além disso, é ultrafino e leve, sendo uma boa opção para as atividades mais pesadas.

Notebook Lenovo Ideapad S145 - Confira as ofertas
  • Processador: Ryzen 7 3ª gereção
  • Memória RAM: 8 GB
  • Conectividade: 1 x USB 2.0, 2 x USB 3.1, 1 x HDMI e leitor de cartão SD
  • Armazenamento: 256 GB SSD
  • Tela: 15,6″ Full HD
  • Vídeo: Não

2. Notebook Lenovo Yoga S740

O notebook Lenovo Yoga S740 se destaca tanto pela performance e por sua beleza. O notebook vem equipado com um Core i7 de 10ª geração e memória RAM de 8 GB.

A Lenovo ainda equipou o modelo com um sistema de reconhecimento facial. Com ele o desbloqueio do notebook é feito automaticamente, basta o dono do equipamento se aproximar.

Notebook Lenovo Yoga S740 - Confira as ofertas
  • Processador: Core i7 10ª geração
  • Memória RAM: 8 GB
  • Conectividade: 2 x USB 3.1, 1 x USB-C, 1 x HDMI e leitor de cartão SD
  • Armazenamento: 256 GB SSD
  • Tela: 14″ Full HD
  • Vídeo: Não

1. Notebook Lenovo Legion Y540

Para finalizar a lista de melhores notebooks Lenovo de 2021, o notebook Legion Y540 apresenta um design diferente de todos os notebooks gamers do mercado. Pensado e desenhado para ser estiloso por fora e poderoso por dentro, o aparelho conta com processador de nona geração e armazenamento híbrido, com HD e SSD, tornando essa máquina ainda mais potente.

O aparelho ainda tem um teclado retroiluminado de cor branca e uma qualidade superior de áudios e gráficos, o que possibilitam a total imersão do usuário aos jogos.

Notebook Lenovo Legion Y540 - Confira as ofertas
  • Processador: Core i7 9°geração
  • Memória RAM: 16 GB
  • Conectividade: 3 x USB 3.1, 1 x USB-C, 1 x HDMI e leitor de cartão SD
  • Armazenamento: 1 TB HD + 128 GB SSD
  • Tela: 15,6″ Full HD
  • Vídeo: Não

*Com informações do MyBest Brazil*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *