Linux Mint 20.2 é lançado oficialmente com suporte estendido, ambiente Cinnamon 5.0 e melhorias em diversas funcionalidades. Confira - Programadores Brasil
LinuxSistemas Operacionais

Linux Mint 20.2 é lançado oficialmente com suporte estendido, ambiente Cinnamon 5.0 e melhorias em diversas funcionalidades. Confira

2 Mins read

Agora é oficial! Foi lançado o Linux Mint 20.2 “Uma”. Dentre os novos recursos, destacam-se o ambiente desktop Cinnamon 5.0, o aplicativo de notas Sticky Notes, e outros.

Apesar de trazer novidades, o Linux Mint 20.2 não apresenta grandes mudanças, comparado à versão anterior. Pode-se dizer que a nova versão é uma espécie de repaginada da lançada no início de 2021, a Linux Mint 20.1.

O Linux Mint 20.2, assim como seu antecessor, é baseado no Ubuntu 20.04 LTS. Além disso, conta com o Kernel Linux 5.4. Porém, também é possível instalar as versões 5.8 e 5.11.

Outro quesito é em relação ao suporte da nova versão Linux, que ficará vigente até 2025. Isso porque a distribuição é baseada em uma versão LTS (Long Term Support) do Ubuntu.

Não se pode deixar de mencionar a grande novidade do Linux Mint 20.2: o Cinnamon 5.0. Em relação ao visual, o ambiente de desktop não apresenta grandes alterações, porém chega com a promessa de consumir menos RAM.

Ainda vale destacar que o usuário pode definir o limite de memória com a qual o Cinnamon deve trabalhar.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Conheça outras novidades do Linux Mint 20.2 que facilitam a vida do usuário

A nova versão do Linux apresenta o Nemo, um gerenciador de arquivos do ambiente. O recurso foi aprimorado para facilitar as pesquisas dos usuários. Entre as novas funcionalidades, estão o suporte a expressões regulares e exibição de arquivos favoritos.

Já em relação aos aplicativos, o destaque é o Sticky Notes. A ferramenta para notas suporta múltiplos adesivos, além do usuário poder explorar fundos com cores diferentes e outras funcionalidades.

Os desenvolvedores do Linux Mint 20.2 ainda destacam o Bulky, software que permite a renomeação de arquivos em lote. E ainda a nova versão do Warpinator, ferramenta para transferência de arquivos, que inclusive traz suporte ao Android.

A ferramenta de atualização, Update Manager, ficou mais flexível nas notificações. Agora, o usuário consegue configurar os períodos de aviso de updates disponíveis ou definir quais tipos de notificação são relevantes. Vale lembrar que, por padrão, a ferramenta alerta apenas sobre atualizações de segurança ou no kernel.

Os links para baixar o Linux Mint 20.2 estão disponíveis no site oficial da distribuição. Os usuários podem acessar a versão com Cinnamon, além de opções de download baseadas nos ambientes de desktop Mate ou Xfce.

Em todos os casos, o arquivo de instalação conta com, aproximadamente, 2 GB. Aqueles que já usam o Linux Mint podem fazer apenas o Update Manager para instalar a nova versão.

Veja também: [+] Pacote Python Faixa preta para iniciantes.

*Com informações do Tecnoblog*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *