Japão bate recorde mundial de velocidade de internet ao atingir 319 Tbps combinando minerais de terras raras, fibra óptica e sofisticado sistema de laser. Saiba mais - Programadores Brasil
Curiosidades

Japão bate recorde mundial de velocidade de internet ao atingir 319 Tbps combinando minerais de terras raras, fibra óptica e sofisticado sistema de laser. Saiba mais

1 Mins read
fiber optic

Os cientistas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (NICT) do Japão quebraram o recorde mundial de transferência via Internet enviando dados a 319 Tbps ao longo de 3 mil km. Para esclarecer, isso é quase duas vezes mais rápido do que os 179 Tbps que uma equipe de pesquisadores britânicos e japoneses gerenciou em agosto de 2020.

Japão bate recorde mundial de velocidade de internet ao atingir 319 Tbps combinando minerais de terras raras, fibra óptica e sofisticado sistema de laser. (Imagem: Getty Images/Reprodução)

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

A NICT conseguiu a façanha atualizando virtualmente todos os estágios do pipeline. A linha de fibra óptica tinha quatro núcleos em vez de um, e os pesquisadores dispararam um laser pente de 552 canais em vários comprimentos de onda com a ajuda de amplificadores de terras raras. Então, como o teste foi estritamente realizado dentro do laboratório, a equipe usou fibra em espiral para transferir dados a uma distância simulada de 1.864 milhas (ou 3 mil km) sem perder a qualidade do sinal ou velocidade.

Mas, como acontece em muitos desses experimentos, pode levar bastante tempo até que esse desempenho tenha um impacto significativo para todos os usuários. Embora a fibra de quatro núcleos funcione com as redes existentes, o sistema ainda pode ser muito caro, economicamente falando.

Fonte: NICT/Divulgação
(Imagem: NICT/Divulgação)

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

No entanto, isso ainda pode impactar o uso da Internet a longo prazo. Os pesquisadores do NICT já imaginam suas tecnologias de produção de fibra de próxima geração “além do 5G“, como o futuro 6G, mais práticas. Sobre os reflexos da tecnologia, eles dizem que essa possibilidade significaria acessar mais rápido uma internet que nuncatrava” mesmo se houver aumento de usuários na mesma rede.

*Com informações Engadget*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *