A partir de agosto, Google adotará novo formato para aplicativos disponibilizados na loja oficial do Android. Confira a novidade - Programadores Brasil
AndroidSistemas Operacionais

A partir de agosto, Google adotará novo formato para aplicativos disponibilizados na loja oficial do Android. Confira a novidade

1 Mins read

A Google exigirá um novo formato para aplicativos disponibilizados na loja oficial Android. A mudança entrará em vigor a partir de agosto.

A empresa falou sobre o assunto na última terça-feira, 29. Atualmente, muitos apps utilizam o formato APK. Agora, a Google exigirá o padrão Android App Bundle (AAB), lançado em 2018.

Isso porque o AAB é reconhecido por sua oferta de benefícios, tanto para os usuários, quanto para os desenvolvedores. O formato tem, por exemplo, a capacidade de reduzir o tamanho do aplicativo em 15% em média. Além disso, o novo padrão gera um arquivo otimizado para as configurações do dispositivo.

Isso ajuda a evitar a instalação de recursos não compatíveis com o aparelho. O que auxilia na economia de espaço.

Dessa forma, os usuários poderão fazer downloads mais rápidos, além de aproveitar uma maior capacidade de armazenamento. Por consequência, a ação resultará em um menor número de desinstalações por falta de espaço.

O novo padrão também garante benefícios quando o assunto é segurança. Isso porque conta com uma chave de assinatura de app mais forte.

Novo formato para aplicativos não será obrigatório em alguns casos

De acordo com a Google, mais de 1 milhão de apps disponíveis na loja do Android atualmente já estão no formato AAB. Dentre eles, a maioria dos mil apps mais famosos da plataforma, como Netfliz, Duolingo, Twitter, Adobe, e outros.

A mudança não afetará os aplicativos já disponíveis na loja oficial do Android. Mas, os apps disponibilizados após a adoção do AAB, prevista para agosto, precisam se adaptar ao novo formato.

Ainda de acordo com a Google, aplicativos privados, normalmente corporativos, também não serão obrigados a adotar o novo padrão. Os apps obrigados fazer a alteração terão que trocar os APKS pelos pacotes AAB. Já os arquivos de expansão OBBs por Play Asset Delivery ou Play Feature Delivery.

Veja também: [+] Os melhores Smartphones com super desconto na Amazon. Clique e confira.

*Com informações do TecMundo*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Veja o passo a passo sobre como baixar o Skype no seu celular e entenda os critérios necessários para fazer o download do aplicativo

Linux Mint 20.2 é lançado oficialmente com suporte estendido, ambiente Cinnamon 5.0 e melhorias em diversas funcionalidades. Confira

Aplicativos são removidos da Play Store após Google identificar roubo de informações de usuários, como o login do Facebook. Entenda

Primeira versão beta do Windows 11 deve ser liberada para desenvolvedores ainda esta semana, mas ainda sem funcionalidade que permite rodar apps do Android. Entenda!

Google lança versão Beta 2.1 do Android 12, que chega ao mercado para corrigir diversos bugs no sistema. Confira

Google passa a autorizar buscadores rivais como padrão em novos dispositivos Android na Europa. Entenda.

Google disponibiliza 2º beta do Android 12 com novos recursos de privacidade, interface redesenhada e outras funcionalidades. Confira

Android 12: Google vai mudar animação que usuários achavam ser bug. Confira

Após novas políticas de privacidade do IOS 14.5, Apple perde anunciantes para o Android. Entenda

Android 12: Veja um resumo das novidades na atualização do sistema