A partir de agosto, Google adotará novo formato para aplicativos disponibilizados na loja oficial do Android. Confira a novidade - Programadores Brasil
AndroidSistemas Operacionais

A partir de agosto, Google adotará novo formato para aplicativos disponibilizados na loja oficial do Android. Confira a novidade

1 Mins read

A Google exigirá um novo formato para aplicativos disponibilizados na loja oficial Android. A mudança entrará em vigor a partir de agosto.

A empresa falou sobre o assunto na última terça-feira, 29. Atualmente, muitos apps utilizam o formato APK. Agora, a Google exigirá o padrão Android App Bundle (AAB), lançado em 2018.

Isso porque o AAB é reconhecido por sua oferta de benefícios, tanto para os usuários, quanto para os desenvolvedores. O formato tem, por exemplo, a capacidade de reduzir o tamanho do aplicativo em 15% em média. Além disso, o novo padrão gera um arquivo otimizado para as configurações do dispositivo.

Isso ajuda a evitar a instalação de recursos não compatíveis com o aparelho. O que auxilia na economia de espaço.

Dessa forma, os usuários poderão fazer downloads mais rápidos, além de aproveitar uma maior capacidade de armazenamento. Por consequência, a ação resultará em um menor número de desinstalações por falta de espaço.

O novo padrão também garante benefícios quando o assunto é segurança. Isso porque conta com uma chave de assinatura de app mais forte.

Novo formato para aplicativos não será obrigatório em alguns casos

De acordo com a Google, mais de 1 milhão de apps disponíveis na loja do Android atualmente já estão no formato AAB. Dentre eles, a maioria dos mil apps mais famosos da plataforma, como Netfliz, Duolingo, Twitter, Adobe, e outros.

A mudança não afetará os aplicativos já disponíveis na loja oficial do Android. Mas, os apps disponibilizados após a adoção do AAB, prevista para agosto, precisam se adaptar ao novo formato.

Ainda de acordo com a Google, aplicativos privados, normalmente corporativos, também não serão obrigados a adotar o novo padrão. Os apps obrigados fazer a alteração terão que trocar os APKS pelos pacotes AAB. Já os arquivos de expansão OBBs por Play Asset Delivery ou Play Feature Delivery.

Veja também: [+] Os melhores Smartphones com super desconto na Amazon. Clique e confira.

*Com informações do TecMundo*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *