Após identificação da falha PrintNightmare, Microsoft emite comunicado a usuários do Windows: 'atualizem seu PC imediatamente'. Entenda - Programadores Brasil
Segurança DigitalWindows

Após identificação da falha PrintNightmare, Microsoft emite comunicado a usuários do Windows: ‘atualizem seu PC imediatamente’. Entenda

2 Mins read

Após a identificação da falha de segurança, conhecida como PrintNightmare, a Microsoft pede que usuários do Windows atualizem seu PC imediatamente. A falha em questão afeta o serviço Windows Print Spooler e, dessa forma, representa uma vulnerabilidade séria no sistema operacional.

A falha PrintNightmare foi descoberta após pesquisadores da empresa chinesa de segurança cibernética, Sangfor, publicarem acidentalmente um guia para explorá-lo. No fim de maio, os pesquisadores utilizaram o Twitter para anunciar a descoberta da vulnerabilidade.

De acordo com o que dizia a publicação, a falha permite que vários usuários acesse uma mesma impressora. Na ocasião, eles chegaram a publicar uma prova de conceito online, acreditando que o problema fosse semelhante a outro já corrigido por uma atualização do Windows.

A prova de conceito foi excluída logo em seguida. No entanto, já havia sido publicada em outros site, incluindo o GitHub.

Veja também: [+] Compre seu Notebook com super Desconto na Amazon.

Windows 7 também ganhou um patch para atualização do sistema contra a falha PrintNightmare

Segundo informou a Microsoft, hackers que exploram a vulnerabilidade podem instalar programas, visualizar e excluir dados ou até criar novas contas de usuário com direitos totais. Ou seja, isso dá aos hackers acesso a comandos e controle suficientes para causar danos sérios.

Além do Windows 10, seu antecessor, o Windows 7 — cujo suporte encerrou no último ano — também pode ser afetado. Inclusive, a Microsoft já havia anunciado que não lançaria mais atualizações para esse último sistema operacional.

No entanto, considerando a gravidade da falha PrintNightmare, a empresa lançou um patch para o Windows 7. Já as atualizações para o Windows Server 2016, Windows 10, versão 1607 e Windows Server 2012 devem sair “em breve”, de acordo com a companhia.

“Recomendamos que você instale essas atualizações imediatamente”, ressaltou a Microsoft.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Atualização de segurança é cumulativa e corrigirá problemas anteriores

A Microsoft também não lançou um patch para o Windows 11, seu mais novo sistema operacional. Atualmente, o sistema está disponível apenas para testes.

De acordo com a CSS Insight, uma grande atualização já está rodando em cerca de 1,3 bilhão de dispositivos, cujo sistema operacional é Windows, em todo o mundo. A atualização de segurança atual será cumulativa. Ou seja, ela também corrigirá problemas de segurança anteriores.

Em 2020, a Agência de Segurança Nacional alertou a Microsoft sobre uma grande no Windows, em que hackers poderiam se apresentar como empresas de software legítimas. Na ocasião, centenas de milhares de usuários do Exchange foram visados. Vale lembrar que, recentemente, a Microsoft também foi alvo de um ataque da SolarWinds.

*Com informações da CNN*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *