Facebook desenvolve tecnologia com IA para identificar idade de usuários menores de idade. Saiba mais - Programadores Brasil
Facebook

Facebook desenvolve tecnologia com IA para identificar idade de usuários menores de idade. Saiba mais

3 Mins read

O Facebook anunciou novos planos para a rede social, incluindo o Instagram, que pretende controlar as contas de usuários menores de idade. O anúncio foi publicado no blog da companhia nesta terça-feira (27), que revelou o uso de inteligência artificial (IA) para determinar as idades, e com isso, mudar a experiência dos mais jovens em suas contas.

Facebook desenvolve tecnologia com IA para identificar idade de usuários menores de idade. (Imagem: Divulgação/ Facebook)

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

A nova tecnologia desenvolvida pelo Facebook visa criar estimativas das idades dos consumidores. No entanto, a iniciativa observa alguns fatores importantes, como conteúdo das mensagens de feliz aniversário, por exemplo.

Mas, o Facebook não deu muitos detalhes sobre o que sua IA vai processar e informar sobre os usuários. O recurso ainda está em desenvolvimento e, portanto, funcionará somente como um dos elementos já existentes para sinalizar as idades dos usuários.

No entanto, o novo recurso de IA do Facebook pega não apenas a própria rede social, mas outras contas vinculadas a ela, incluindo apps. Da mesma forma, a tecnologia já vem sendo implementada no sistema do Instagram, anunciada em março. Nessas mudanças iniciais, adultos não podem enviar mensagens privadas às contas de menores de idade.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Perfis de menores serão privados no Facebook e Instagram

Em outra publicação no blog do Facebook, a rede social informou que o Instagram já está colocando todos os perfis de menores de 16 anos privados, como padrão. Em alguns países, para menores de 18 anos.

Portanto, a mudança vai permitir que o responsável pelo menor controle quem e responde as postagens. Além disso, outros usuários deverão seguir a conta em questão para ver Stories ou Reels, por exemplo. Mas, quem possui uma conta pública também será notificado sobre os benefícios e orientado a respeito das mudanças.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

(Imagem: Divulgação/ Facebook)

Contas de menores de 18 anos sem anúncios

Outra alteração já realizada nos perfis dos mais jovens é a política de exibição de propagandas. Portanto, nos próximos dias, anúncios não poderão focar em público abaixo de 18 anos. Isso significa então que os critérios para o direcionamento de marketing, como interesses ou atividades em outros apps ou sites, não ficarão mais disponíveis aos anunciantes.

Mas, após o usuário completar 18 anos, o Facebook enviará uma notificação para explicar os dados utilizados para disponibilizá-los à publicidade. No entanto, receberão as informações junto com as ferramentas de controle de exibição destes tipos de conteúdos.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Perfis com comportamentos suspeitos não poderão ver contas de menores

Outra novidade é que o Facebook está desenvolvendo também um novo sistema que vai identificar contas com um potencial para “comportamento suspeito”, como por exemplo, de adultos que já foram bloqueados ou reportados por jovens.

Portanto, pessoas com essa “marcação” não verão os perfis de adolescentes na janela “Explorar”, “reels” ou “contas sugeridas para você”. Com isso, a interação direta também será limitada. Sendo assim, ele não poderá seguir, comentar e nem ver comentários em publicações de mais jovens.

O intuito do Facebook é criar uma experiência mais apropriada para suas redes sociais, que tenha o controle dos pais ou responsáveis dos menores. No entanto, mesmo determinada a fazer dar certo, a companhia ainda não deu muitos detalhes sobre esta funcionalidade.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Mais novidades do Facebook

Em suma, a postagem também revelou que o grupo “Youth Advisors” está se expandindo. Criado em 2017, ele dá feedbacks sobre o desenvolvimento de novos produtos e políticas para grupos jovens. Mas, com a ampliação, a equipe contará com especialistas em privacidade, psicologia, mídia para pais e crianças e desenvolvimento juvenil.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Fábricas de fake news disseminaram informações falsas a cerca de 140 milhões de norte-americanos por mês durante campanha eleitoral em 2020. Entenda

Justiça americana pode obrigar Facebook a vender o WhatsApp e Instagram. Entenda o caso

Facebook divulga ranking de posts mais populares nos EUA e é criticado por “esconder” relatório com versão desfavorável. Entenda

Porta-voz do Facebook anuncia que empresa vai banir contas ligadas ao Talibã das plataformas do grupo. Entenda

Nova campanha no Instagram convida usuários a redescobrirem o Facebook, após questões internas na empresa. Entenda a ação

Justiça obriga Facebook a indenizar criador de página que publicou foto da mulher de Porchat de toalha. Entenda o caso

Facebook divulga novidades para e-commerce no WhatsApp e Instagram. Saiba mais

Para evitar Fake News, Facebook testa ferramenta que verifica se você leu um artigo antes de compartilhar. Entenda

Facebook pretende lançar recursos de áudio na rede social, incluindo postagens no feed, versão do Clubhouse e integração com podcasts. Entenda

Facebook pode lançar nova rede social de paquera por videoconferência. Confira