Aplicativos são removidos da Play Store após Google identificar roubo de informações de usuários, como o login do Facebook. Entenda - Programadores Brasil
AndroidSistemas Operacionais

Aplicativos são removidos da Play Store após Google identificar roubo de informações de usuários, como o login do Facebook. Entenda

1 Mins read

Alguns aplicativos foram removidos da Play Store, loja de apps do Google. Entre eles, aplicativos populares, mas que na verdade se tratavam de “cavalos de Troia”.

Ou seja, um malware usado por criminosos virtuais que infecta os smartphones dos usuários e roubam suas informações. Dados de logins do Facebook e outras plataformas, por exemplo, estavam na lista de dados coletados pelos falsos apps.

Analistas do antivírus Dr.Web denunciaram o golpe. Alguns desses aplicativos tinham mais de 5,8 milhões de downloads e tinham títulos atraentes para os usuários, como “Limpador de Memória” e “Horóscopo do Dia”.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Na prática, ao baixar o app o usuário era convidado a logar usando o Facebook. Mas, em vez de ser direcionado para o aplicativo da rede social, era exibida uma página falsa que roubava as informações digitadas nos campos “login” e “senha”.

Aplicativos removidos da da Play Store terão malware rastreado

O Google confirmou a remoção dos aplicativos ao site Ars Technica. Além disso, a companhia baniu da Play Store os desenvolvedores envolvidos no golpe.

Veja também: [+] Os melhores Smartphones com super desconto na Amazon. Clique e confira.

Ainda de acordo com a empresa, o malware será rastreado. De forma que os criminosos virtuais se mantenham afastados da Play Store, já que mesmo com o bloqueio eles podem criar outras contas de desenvolvimento.

O Google também explicou que vai investir ainda mais na triagem de aplicativos após o ocorrido. O objetivo é manter o ambiente da Play Store seguro para os usuários.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *