Next.js: Conheça o Framework para ReactJS - Programadores Brasil
JavascriptLinguagens de programação

Next.js: Conheça o Framework para ReactJS

3 Mins read

No mundo de desenvolvimento web, todos já ouviram falar de JavaScript, React e até mesmo Vue.js, mas o que é Next.js? Next.js é um framework do React utilizado para criar single page applications, aplicações em que todo o conteúdo está concentrado em uma única página, sem a necessidade de redirecionar para outras páginas ou carregar o conteúdo novamente. No tutorial de hoje, veremos mais informações sobre esse framework e os benefícios de usar Next.js no seu próximo projeto React.

Os benefícios desta estrutura são numerosos, tanto para os aplicativos quanto para as equipes de desenvolvimento. Quanto mais os usuários interagem digitalmente, mais impacientes ficam, pois há uma crescente expectativa por sites e aplicativos que carreguem conteúdos e respondam às requisições em milissegundos.

As decisões de tecnologia desempenham um grande papel na capacidade de entregar aplicativos de alto desempenho, escalonáveis e bem-sucedidos e, para isso, usar Next.js pode ser uma boa escolha, principalmente para obter velocidade de resposta e bom desempenho em aplicações a ser desenvolvidas.

Os principais benefícios do uso desse framework são:

  • Processo de desenvolvimento aprimorado;
  • Desempenho aprimorado, gerando aplicativos mais rápidos;
  • Aplicativos mais indexáveis e amigáveis para SEO;

Mas como isso é alcançado?

Next.JS: Server Side Rendering ou Renderização no Lado de Servidor (SSR)

Os componentes React que compõem a parte voltada para o usuário de um site da Web são todos renderizados inicialmente no lado do servidor. Isso significa que, uma vez que o HTML tenha sido entregue ao cliente, através do navegador do usuário, nada mais precisa acontecer para que o usuário possa ler o conteúdo da página. Isso faz com que o tempo de carregamento da página pareça muito mais rápido para o usuário.

O SSR também oferece o benefício de um site pronto para uso, indexável para e rastreável, o que é essencial para Search Engine Optimization (SEO – a otimização necessária para tornar o seu site mais fácil de ser encontrado através de buscadores como o Google), pois o javascript do lado do cliente não precisa ser executado para visualizar o conteúdo da página.

Renderizar os mesmos componentes no lado do servidor e no lado do cliente (renderização universal) significa que o tempo de desenvolvimento é reduzido, pois podemos construir nossos componentes React uma vez e o Next.js cuida de tudo relacionado à re-renderização desses componentes no usuário navegador. Os desenvolvedores podem se concentrar apenas na construção de componentes e não precisam se preocupar sobre em qual ambiente um componente está sendo renderizado.

Separação automática de código

Next.js é inteligente o suficiente para carregar apenas o Javascript e CSS necessários para qualquer página. Isso torna o carregamento da página muito mais rápido, pois o navegador do usuário não precisa baixar Javascript e CSS que não precisa para a página específica que o usuário está visualizando. Isso aumenta o desempenho, pois o download do navegador do usuário é menor e o usuário se beneficia de ver o conteúdo da página mais rapidamente.

Hot Module Replacement (HMR)

Isso é menos importante para os usuários finais de um aplicativo, mas muito importante para os desenvolvedores. HMR é a atualização da página com as mudanças feitas no código pelo desenvolvedor, algo já suportado pelo React. No entanto, ao contrário dos métodos tradicionais de “recarregamento ao vivo”, ele apenas recarrega os módulos que realmente foram alterados, preservando o estado em que o aplicativo estava e reduzindo significativamente o tempo necessário para ver as mudanças em ação. Em última análise, o impacto positivo é a otimização do tempo para desenvolver, devido à eficiência de desenvolvimento obtida.

Veja também nossos tutoriais de Python: loops for, como criar interfaces de usuário com Tkinter e Django Python.

Cursos de Programação -> Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Curso de Programação -> Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

Curso para Desenvolvimento de Games -> Veja também: [+] Curso completo de Desenvolvimento de Games

Curso de Python para iniciantes ->  Veja também: [+] Pacote Python Faixa preta para iniciantes.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *