Inteligência artificial usada em plataforma de telemedicina ajuda a diagnosticar pacientes com Covid-19 e reduzir sobrecarga do SUS. Entenda - Programadores Brasil
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Inteligência artificial usada em plataforma de telemedicina ajuda a diagnosticar pacientes com Covid-19 e reduzir sobrecarga do SUS. Entenda

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Uma plataforma de telemedicina que utiliza inteligência artificial (IA) ajudou os médicos a diagnosticar e reduzir a sobrecarga do sistema de saúde (SUS) durante a pandemia de Covid-19. A conclusão é de um grupo de pesquisadores do Instituto Laura Fressatto (de Curitiba), da PUC-PR, e da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAE-SP), que analisaram o uso de um chatbot de telessaúde, que eles batizaram de Laura. Portanto, a plataforma foi usada em três cidades brasileiras, Curitiba, São Bernardo do Campo e Catanduva.

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Os pesquisadores detectaram que, ao interagir com a plataforma de chatbot (IA), que faz atendimentos por meio de conversas estruturadas, cerca de 45% dos mais de 24 mil pacientes atendidos foram classificados com sintomas leves. No entanto, cerca de 30% tiveram diagnóstico de sintomas moderados, e apenas 14,2% foram diagnosticados com casos graves de Covid-19. Dessa forma, o acesso ao sistema de saúde passa a acontecer de maneira coordenada, apenas para alguns casos em específico.

Inteligência artificial usada em plataforma de telemedicina ajuda a diagnosticar pacientes com Covid-19 e reduzir sobrecarga do SUS. (Imagem: engin akyurt/ Flcikr)

“No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é a principal fonte de atendimento para 75% da população, portanto previa-se uma saturação do sistema com o aumento contínuo de casos. Com o uso da plataforma, a redução da sobrecarga acontece justamente pela identificação de casos leves e, eventualmente, de casos moderados, que são monitorados à distância”, explica Adriano Massuda, pesquisador da FGV EAESP e um dos autores do estudo. 

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“O uso de inteligência artificial (IA) permitiu capacitar os atendimentos de telessaúde a ajudar a resolver esse gargalo, aumentando o acesso coordenado dos pacientes ao sistema de saúde, priorizando a recomendação de buscar um hospital apenas nos casos mais graves”, analisou Massuda.

Portanto, os autores concluíram que a implementação de plataformas de telemedicina com base em IA pode aumentar o acesso dos pacientes aos atendimentos de saúde de maneira segura, especialmente diante de uma situação tão inédita quanto a pandemia de Covid-19. “Implementar um sistema de teleatendimento no Brasil foi possível e pode ajudar a reduzir a sobrecarga nos sistemas de saúde”, disseram os autores.

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“No entanto, para que tais atendimentos sejam bem sucedidos, é crucial que as plataformas possam se adaptar a necessidades locais, o que deve incluir a possibilidade de fazer alterações na árvore de decisão dos algoritmos dos chatbots”, ponderou Hugo Morales, do Instituto Laura Fressato. 

Por fim, com base nos resultados do estudo, a recomendação dos autores agora é apostar em uma política nacional de transformação digital de saúde, que possa então guiar e melhorar a adoção de tecnologias inovadoras, como os chatbots de atendimento, a nível municipal.

Os resultados da pesquisa foram publicados na última quinta-feira (17) na revista científicaFrontiers in Digital Health”.

*Com informações Agência Bori*


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