Javascript Online: Top 5 Melhores Sites para programar - Programadores Brasil
JavascriptLinguagens de programação

Javascript Online: Top 5 Melhores Sites para programar

6 Mins read

No texto de hoje da nossa série sobre Javascript, em que falaremos como executar Javascript online. Quando você aprende sobre qualquer linguagem de programação por meio de material online (ou seja, artigos, tutoriais, etc.) ou livros, então você tem duas opções para testar / executar os exemplos de código: Ou você baixa o compilador / interpretador e o instala em sua plataforma OU você executa o código online. A primeira opção serve apenas para quem tem paciência para aprender a mecânica de instalação, pois muitas vezes é preciso passar por várias etapas para configurar adequadamente o ambiente para o desenvolvimento.

Javascript Online: Melhores editores / Interpretadores

PS: Javascript é uma linguagem interpretada, portanto não é gerada uma versão compilada para ser executada. Quando falarmos de compilador, será sobre as demais linguagens que são compiladas.

Felizmente, quanto mais famosa uma linguagem se torna, mais atenção ela recebe dos criadores de compiladores online, porque leva muito pouco tempo para testar o código por meio do interpretador online, portanto, quanto mais a tecnologia suporta o uso da linguagem, mais usuários ficam propensos a usar esta linguagem (Pense nisso como uma espécie de estratégia de marketing!). E, como uma das linguagens mais usadas atualmente, com novos frameworks e aplicativos criados a partir dela, Javascript tem recebido mais e mais interpretadores online e hoje falaremos dos 5 melhores interpretadores para rodar seu código Javascript online.

JSFiddle: Executando o Javascript online

Como rodar javascript online - JSFiddle

Disponível em https://jsfiddle.net/ ,este é um dos interpretadores JavaScript online mais usados, pois fornece todas as ferramentas de linguagem de desenvolvimento de frontend: quatro painéis são fornecidos em seu navegador para HTML, CSS, Javascript e Resultado (para obter o resultado do código combinado!), respectivamente. Você não precisa escrever todos os códigos em uma única caixa (digamos painel HTML), então você pode escrever Javascript / HTML / CSS separadamente em suas respectivas caixas!

JSFiddle é uma ferramenta extremamente poderosa se você deseja testar o código que você encontrou em um site de tutoriais do programação, porque levará muito tempo para abrir seu IDE de Javascript e definir tudo apenas para testar algumas linhas de código. Sua popularidade pode ser medida pelo fato de que a maioria dos desenvolvedores de JavaScript conhece o JSFiddle!

O projeto foi inicialmente iniciado por Piotr Zalewa (que trabalhou na Mozilla Corporation). Ele não apenas encoraja você a testar seu código, mas também permite que você escreva código de forma eficaz, por exemplo, painéis separados são fornecidos, porque é considerada uma prática recomendada (mas nem todo desenvolvedor, especificamente os iniciantes, estão cientes disso), então agora você também pode usar essa prática no seu desenvolvimento pessoal!

JSFiddle usa a biblioteca Mootools do JavaScript, portanto, para executar o código com sucesso, clique no ícone de configurações do JavaScript (ícone “engrenagem”) e selecione “Mototools 1.6.0 (compat)” em “Frameworks & Extensions”. Clique no ícone “Executar” no lado superior esquerdo para testar o código.

Você pode usar ferramentas de depuração para testar o código separado e até mesmo colaborar com outras pessoas, compartilhando o link gerado com quem você quiser para compartilhar a mesma tela / código. Isso não apenas permite que você escreva código para si mesmo, mas até mesmo desenvolva projetos sérios por meio dele com a ajuda de outras pessoas! Você pode usar “Tidy” na parte superior para limpar a formatação do código ou a indentação.

Js.do

Js.do um editor on-line de JavaScript muito simples. Ele fornece um painel para escrever o código e outro painel para obter os resultados, portanto, ao contrário do JSFiddle, você precisa escrever tudo em um único painel. Este pode ser um recurso atraente para aqueles que vêm de sites de tutoriais que têm código HTML / CSS / JavaScript escrito em uma única página.

Ele também suporta a barra de “endereço de código” onde você pode gerar o link (e a descrição exclusiva para ele) Para que outras pessoas vejam seu código. Além disso, ele vem com vários exemplos de código, para que você possa testar o interpretador sem seu próprio código! Por exemplo, no momento em que visitar o site, você verá o código para gerar o Labirinto (um padrão semelhante a um bloco aleatório) , mas você pode usar vários exemplos de “Carregar exemplos de código” no lado direito.

Você também pode adicionar algumas estruturas clicando em “Adicionar estrutura” acima do painel. Você pode se registrar na plataforma gratuitamente, o que permitirá que você se guarde o seu endereço de código e os torne pessoais para seu uso! Em suma, este interpretador de Javascript online é adequado para iniciantes que procuram um editor de JavaScript minimalista.

JS Bin

Executar Javascript online - JS Bin

Se você já precisou compartilhar algum texto com alguém por meio do link, provavelmente conhece as ferramentas de colagem, como Pastebin.com, PasteBucket.com, etc. JS Bin não fornece apenas uma “ferramenta de colagem” para o código JavaScript, mas também vem com o compilador para testar e executar o código. Ele também suporta o compartilhamento do link do seu código com outras pessoas, para que possam acompanhar o seu progresso e até mesmo contribuir com o código.

Quando você visita o site, ele já contém um código curto no painel HTML, então você pode executar o código imediatamente, mas ele não mostrará nada.

Você também pode adicionar código separadamente nos painéis CSS e JavaScript, para que não precise mesclar todo o código. Depois que o código for escrito, você pode compartilhar o link com outros programadores. Você pode se cadastrar no site, pois isso permite que você salve os links ou volte ao último link facilmente.

Você também pode atualizar para a conta Pro, que permitirá que você torne suas caixas privadas, para que não possam ser roubadas por outras pessoas que usam o site, além de outros recursos. Muitos desenvolvedores de JavaScript usam JS Bin para depurar o código , já que cada membro da equipe pode ver o que o outro membro está fazendo. Pense nisso como uma plataforma Github em tempo real.

Esta plataforma é excelente para equipes trabalhando juntas em um projeto, especialmente se a equipe for profissional, então a conta Pro também pode ser comprada para revelar novos recursos interessantes.

Liveweave: Editor Javascript online

Executar javascript online - liveweave

Semelhante aos interpretadores online de JavaScript anteriores, o Liveweave fornece quatro painéis para HTML, CSS, JavaScript e os resultados. Ele fornece várias bibliotecas integradas, então você não precisa adicioná-las separadamente. Ele permite que você se cadastre no site, para que possa salvar os links da sua conta. Você pode se associar a várias pessoas e trabalhar no mesmo projeto.

Liveweave é chamado de “playground para web designers e desenvolvedores”, porque seu tema é altamente sofisticado e atraente para entusiastas da web. Ao visitar o site, você verá um código de amostra já escrito, que simplesmente imprime a mensagem “Hello Weaver!” para a tela.

Ao contrário dos editores JavaScript online anteriores, ele fornece certas ferramentas poderosas como “Color & Pallete Lab” para criar sua própria paleta de cores por meio de IDs de cores HTML, “Gerador” para gerar texto LOREM IPSUM aonde o mouse estiver, e a capacidade de baixar o arquivo inteiro como um único arquivo HTML.

Ele oferece a opção de ver os resultados do código em tempo real ou pressionar manualmente o botão “Executar”. Você pode alternar esta opção através do “Modo ao vivo”. Duas vezes são fornecidas, ou você coloca escuridão ou não! Ele também suporta o recurso de salvamento automático, que salva automaticamente o seu progresso no navegador após 5 segundos. Esta plataforma é uma bela combinação de simplicidade e conjunto de recursos.

Codepen

executar javascript online - codepen

É chamado de “playground do frontend da web”. É semelhante aos editores / compiladores anteriores, mas o que o torna diferente é a sua enorme base de usuários. Os desenvolvedores criam suas “Pens”, que são basicamente o link para seu código, e o compartilham com outras pessoas.

Ao visitar o site, você verá que as pessoas carregaram várias de suas “Pens” na forma de projetos, o que implica que CodePen incentiva uma cultura de compartilhamento e colaboração. O CodePen não é apenas a versão mais simplificada do editor on-line de JavaScript, mas também um ambiente interativo com muitos recursos. Você obtém quatro painéis (para HTML, CSS, JavaScript e Resultados,como sempre) e opções simples, como adicionar bibliotecas, inscrever-se em seus sites para salvar os links gerados para uso posterior, etc.

Sua popularidade pode ser medida pelo fato de que muitas outras ferramentas suportam CodePen. Por exemplo, existem plugins WordPress para CodePen, que permite incorporar as “Pens” em seu site WordPress!

Essa plataforma é ótima se você for um amador e não quiser apenas testar o código JavaScript online, mas também aproveitar o processo de programação em si!

Veja nossos outros textos também sobre Javascript: Next.Js, um framework de React e como iterar ForEach em Javascript.

Cursos de Programação -> Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Curso de Programação -> Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

Curso para Desenvolvimento de Games -> Veja também: [+] Curso completo de Desenvolvimento de Games

Curso de Python para iniciantes ->  Veja também: [+] Pacote Python Faixa preta para iniciantes.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

[Iniciantes] Aprenda a Como Fazer ForEach em Javascript

Next.js: Conheça o Framework para ReactJS

[Python] Criando um Layout Interativo com Tkinter

[Python] Construindo um Layout para seu App usando Tkinter

[Python] Tkinter - Aprenda a Programar em Python Com Interfaces Gráficas

[Iniciantes] Python List: Aprenda como Manipular as Listas

[Iniciantes] Veja Como Instalar o Python 3 no Windows

WooCommerce: Veja Como Criar Sua Loja Virtual Wordpress

Sistema SAP: Entenda o que é e Como Funciona

[Python] PyCharm ou VSCode ? Qual o Melhor? Veja os Prós e Contras de cada um