O que faz um Técnico em Informática ? Entenda - Programadores Brasil
Mercado de TI

[Iniciantes] O que faz um Técnico em Informática ? Tire todas as suas dúvidas

5 Mins read

O Técnico em Informática é um dos funcionários mais importantes do setor de TI de uma empresa. São eles que fornecem suporte de informática e rede nas corporações. Se você deseja saber o que faz um Técnico em Informática, você veio ao lugar certo.

O que faz o Técnico em Informática?

O técnico em informática é responsável ​​por instalar, manter e solucionar problemas de hardware e software, bem como responder a perguntas relacionadas a computadores de funcionários e clientes. Algumas de suas responsabilidades específicas incluem:

  • Configuração de novos sistemas de computador e instalação, manutenção e solução de problemas do software
  • Garantir que o software de segurança da Internet esteja atualizado e funcionando perfeitamente
  • Reparando hardware e servidores conforme necessário
  • Teste, solução de problemas e implementação de novos programas de software dentro de uma empresa
  • Fornecendo assistência técnica e identificando soluções conforme necessário
  • Participar da integração para novas contratações e treinamento de profissionais que não são de TI em computadores e software

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

O que faz um Técnico em informática? Veja o que é preciso saber

Requisitos de um Técnico em informática

Existem várias qualificações necessárias para uma carreira como técnico em informática. Eles incluem:

Educação

Normalmente, espera-se que os técnicos em informática tenham, no mínimo, um diploma de bacharel em tecnologia da informação, ciência da computação ou outra área intimamente relacionada. Isso não significa, entretanto, que não existam empregadores que aceitem candidatos com diploma de técnico de informática.

Nos programas de bacharelado, geralmente, os alunos que buscam avançar para uma posição de técnico de informática podem estudar tópicos como projeto de rede, estruturas lógicas, gerenciamento de segurança, administração de servidores e manutenção de computadores, juntamente com seus cursos de educação geral.

Treinamento

Como os cursos de TI são altamente especializados, os alunos recebem uma quantidade substancial de treinamento para a função de técnico em informática por meio de sua educação formal. Alguns programas de faculdade também colocam os alunos em estágios para que possam aplicar seu conhecimento em cenários do mundo real. Os estágios também oferecem oportunidades de contato com profissionais da indústria de TI que podem ajudar a criar oportunidades de emprego futuro após a formatura.

Certificações para Técnico em Informática

Embora nem sempre sejam exigidas, as certificações são fortemente preferidas para funções em tecnologia da informação. A Computing Technology Industry Association (CompTIA) é um dos principais fornecedores de certificações do mundo e oferece uma ampla variedade de certificados que verificam habilidades básicas, bem como conhecimentos e habilidades para redes e segurança. As principais certificações que oferece são:

  • CompTIA A +: Este exame certifica que o candidato possui as habilidades básicas de TI em uma variedade de dispositivos e sistemas operacionais.
  • CompTIA Network +:  Este exame certifica as habilidades essenciais necessárias para projetar, configurar, manter e solucionar problemas de dispositivos com e sem fio. 
  • CompTIA Security +: Este exame fornece uma referência para as melhores práticas de segurança em redes e operações de TI.

A CompTIA também oferece certificações mais avançadas para verificar conhecimentos profundos em áreas como computação em nuvem, segurança cibernética e infraestrutura. Organizações como a Microsoft e a Cisco também oferecem várias certificações projetadas para preparar técnicos de informática para trabalhar com hardware ou software específico.

Habilidades

Várias habilidades podem ajudá-lo a ter sucesso no papel de um técnico em informática. Eles incluem:

Habilidades de atendimento ao cliente

Habilidades de atendimento ao cliente incluem paciência, atenção, positividade e gerenciamento de tempo. Os técnicos de informática devem ser pacientes e manter uma atitude otimista para ajudar os funcionários ou clientes em tempo hábil e com um resultado que deixe o usuário final com uma sensação positiva sobre a experiência.

Habilidades de comunicação

Isso se refere à comunicação verbal e escrita, bem como à escuta ativa. Os técnicos de informática devem ser capazes de ouvir os problemas que os funcionários ou clientes enfrentam e saber quais perguntas fazer para identificar a causa.

Eles também precisam ser capazes de descrever uma solução de uma forma que uma pessoa sem conhecimento técnico possa entender e implementar. Habilidades de redação também são úteis na preparação de respostas por email ou webchat e instruções escritas. 

Habilidades para resolver problemas

Essas habilidades referem-se à capacidade de reunir, analisar e processar as informações para identificar uma resolução. Para solucionar problemas de computador para clientes e funcionários, os técnicos de informática devem frequentemente empregar suas habilidades de resolução de problemas.

Habilidades técnicas

Um técnico em informática deve ter conhecimento profundo de sistemas de computador e redes para instalar, manter e solucionar problemas quando surgem.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Ambiente de trabalho do técnico de informática

Os técnicos de informática normalmente trabalham em ambientes de escritório com as seguintes características:

  • Horário estendido sentado em uma mesa
  • Usando computadores, impressoras, telefones e outros equipamentos de escritório
  • Pode ser obrigado a trabalhar depois do expediente ou nos fins de semana
  • Pode ter que pegar equipamentos pesados ​​para realizar instalações de hardware
  • Facilitar a comunicação entre o usuário final e a gestão

Como se tornar um técnico em informática

Estas são as etapas típicas que você deve seguir para conseguir uma ótima posição no mercado de trabalho:

1. Buscar uma educação

Pesquise cargos de técnico de informática em sua área e determine o nível mínimo de educação necessário para as funções. A maioria das empresas geralmente exige pelo menos um diploma de bacharel em ciência da computação, sistemas de informação ou outra área intimamente relacionada. Alguns empregadores, no entanto, podem exigir apenas um diploma de técnico. Obtenha a educação mínima exigida para se qualificar para a função.

2. Obtenha experiência

Para obter experiência prática após concluir sua educação formal, considere se candidatar a oportunidades de estágio enquanto estiver na escola ou após a formatura. Além de fornecer experiência relevante, também permitirá que você se conecte com outros profissionais de TI em sua área, que podem ajudá-lo a gerar oportunidades de emprego quando você estiver pronto.

3. Obtenha certificações

A maioria dos empregadores prefere que os candidatos possuam certificações profissionais. Muitos exigem a certificação A + no mínimo, embora alguns possam exigir certificações de software específicas, como as oferecidas pela Microsoft. Analise as vagas de emprego em sua área para identificar as certificações preferidas. 

4. Atualize seu currículo

Quando você tiver adquirido a experiência, formação e certificações necessárias, atualize seu currículo. Inclua seu mais alto nível de educação, bem como as certificações que você obteve e a experiência de trabalho relevante. Para cada posição, inclua o nome da empresa, seu cargo e as responsabilidades que ocupou. Para cada função, destaque como você utilizou habilidades que podem ser transferidas para a função de técnico de informática.

5. Candidate-se a empregos

Pesquise vagas para técnico em informática em sua área e identifique para qual você é mais qualificado com base em seus níveis de educação e experiência. Inscreva-se usando seu currículo atualizado, bem como uma carta de apresentação que você personalizou para cada função individual.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *