Sistema SAP: Entenda o que é e Como Funciona - Programadores Brasil
Linguagens de programaçãoUtilitários

Sistema SAP: Entenda o que é e Como Funciona

3 Mins read

Você sabia que a SAP está classificada em primeiro lugar no mercado de ERP hoje? Mas o que é esta tecnologia?

SAP significa “Aplicativos de Sistemas e Produtos em processamento de dados”.

O sistema SAP Software foi desenvolvido em 1971 por cinco engenheiros da IBM, Hopp, Wellenreuther, Hector, Tschira e Plattner, que trabalharam juntos em um projeto interno. Em junho de 1972, eles deixaram a IBM e fundaram a empresa SAP. 

Hoje a companhia é uma multinacional de software com sede oficial em Walldorf, Baden-Wurttemberg, Alemanha. A empresa de renome tem ações negociadas na bolsa de valores pública com escritórios regionais em 180 países e atende a mais de 425.000 clientes em todo o mundo. 

Sistema SAP: Entenda o que é e Como Funciona

Com 47 anos de presença, a SAP é conhecida como a maior fornecedora mundial de Enterprise Application Software. O portfólio da empresa oferece soluções ponta a ponta e cobre a maioria dos requisitos de negócios de seus clientes, sejam eles financeiros, operacionais, de recursos humanos ou de e-commerce. Embora a SAP seja bem conhecida por suas soluções ERP, seu portfólio de software consiste em um amplo catálogo de produtos.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Definição SAP e História da Empresa

Então, o que é SAP? Em primeiro lugar, está o seu famoso software ERP (Enterprise Resource Planning) , que pode ser referido como um Sistema centralizado . Lançado como um sistema de contabilidade financeira completo, a primeira versão do sistema era conhecida como SAP / R1 para processamento de dados em tempo real . O software representava recursos tecnológicos avançados em que a arquitetura de uma camada incluía as três camadas (Apresentação + Aplicação + Banco de dados) em um servidor de sistema.

Embora falemos de um software ERP, devemos nos referir a ele como um sistema ERP. Por quê? Porque um ERP funciona como o ambiente central ou unidade central que integra todos os componentes que permitem a uma empresa operar através de conexões por todos os recursos, sejam humanos, materiais, financeiros e processos.

Em 1979, SAP R / 2 , uma arquitetura de duas camadas, foi lançada para lidar com diferentes idiomas e moedas. As três camadas foram instaladas em dois servidores separados (Servidor um para Apresentação e Servidor dois para Aplicativo e Banco de Dados).



Naturalmente, a empresa continuou a oferecer produtos melhores e atualizou R / 2 para R / 3, a versão cliente / servidor do software em que as três camadas Apresentação, Aplicativo e Banco de dados foram instaladas em servidores separados.

Na década de 1990, muitos novos módulos foram adicionados ao sistema central FI CO Contabilidade Financeira e COntrolling: Gerenciamento de Materiais MM (compras, estoque e dados mestre), Gerenciamento de Armazém WM , Planejamento de Produção PP , Vendas e Distribuição SD , Recursos Humanos de RH e vários outros .

A SAP cresceu ainda mais criando vários complementos para o software ERP, tais como: um data warehouse empresarial BW Business Warehouse , um CRM (Customer Relationship Management), um aplicativo SCM (Supply Chain Management), etc …

A partir de 2008, a companhia expandiu ainda mais sua oferta com as aquisições das soluções Business Objects , Ariba , SuccessFactors , hybris e Concur .

SAP HANA: o novo banco de dados In-Memory

Em 2010, a empresa lançou seu banco de dados in-memory revolucionário , SAP HANA , projetado para suportar alto volume de dados e permitir análises em tempo real. Esse banco de dados SAP HANA também se tornaria a base e a plataforma de tecnologia para sua estratégia de computação em nuvem com SAP Cloud Platform (SCP).

S / 4HANA: ERP Inteligente

As novas habilidades do SAP HANA também levaram a companhia a redesenhar completamente seu ERP para fornecer a seus clientes o primeiro ERP Inteligente: SAP S / 4HANA .

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

S / 4HANA foi lançado pela primeira vez em 2015 e foi projetado para tornar os usuários mais eficientes com processos melhores e mais simples, melhor interface de usuário, visão e análise em tempo real, tarefas automatizadas e até mesmo preditivas, aprendizado de máquina e IA recursos incorporados.

Por que escolher o SAP?

Melhorar a produtividade e a lucratividade por meio da otimização de processos e de soluções inovadoras . Ter acesso a um ERP Inteligente (S / 4HANA) e a todo o portfólio de produtos SAP projetados para atender a todas as necessidades do seu negócio.

Está pronto para começar os estudos em SAP? Confira o Curso SAP S/4HANA FSCM-CR (Gestão de Crédito).


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *