O que é NSA? Conheça maior órgão de dados de criptografia do mundo. - Programadores Brasil
Curiosidades

O que é NSA? Conheça maior órgão de dados de criptografia do mundo.

2 Mins read
Conheça a National Security Agency (NSA), um dos braços do serviço de espionagem dos EUA e o maior órgão de dados de criptografia do mundo. Saiba mais.

Com sede em Maryland, nos Estados Unidos, a National Security Agency (NSA) existe há 68 anos e é o maior órgão de dados de criptografia do mundo.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

A organização federal é ligada ao Departamento de Defesa do país. Sendo assim, é responsável pela segurança do país enquanto inteligência estratégica e militar. Uma das incumbências da NSA, por exemplo, é receptar e decodificar trocas de  mensagens criptografadas entre outros serviços inteligência e grupos terroristas.

Então, sim, a NSA também é um dos braços do serviço de espionagem do governo norte-americano. Contudo, apesar de ser composta por militares, a Agência não age através de espiões como a CIA ou investiga diretamente como o FBI.

Em outras palavras, a principal função da NSA é interceptar informações, decodificando-as quando necessário, para identificar eventuais riscos à segurança nacional. Assim, é comum que o órgão tenha participação em operações antiterrorismo e guerras virtuais, inclusive na criação de armas cibernéticas.

Apesar de hoje ser um órgão bastante conhecido e reconhecido, nem sempre foi assim. A princípio, a NSA agia por de trás das cortinas, com o governo dos EUA negando a sua existência. Mas, com o passar do tempo, ficou cada mais difícil para o governo norte-americano esconder a organização, que já era chamada ironicamente de “No Such Agency” (não existe tal agência) e “Never Say Anything” (nunca diga nada) pela população.

Então, em 1982 um jornalista chamado James Bamford publicou o livro The Puzzle Palace, onde revelava a existência da National Security Agency, Agência de Segurança Nacional em português. Por fim, em 1999 a BBC terminou com todas as dúvidas, ratificando que a Agência era real.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

NSA e o caso Snowden

O que é NSA
Edward Snowden é ex-funcionário da National Security Agency e ex-CIA

O escândalo mais recente da NSA foi um sistema de monitoramento exposto por Edward Snowden, ex-funcionário da agência e ex agente da CIA que hoje vive em exílio político na Rússia.

De acordo com a delação de Snowden, a National Security Agency mantinha um programa de vigilância chamado Echelon, que coletava dados desde de pessoas comuns e empresas privadas a líderes políticos e grandes estatais de outros países. A propósito, a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e a Petrobrás constavam na lista de espionagem exposta no escândalo.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

A Agência de Segurança Nacional dos EUA mantém ainda outros programas de espionagem, como o PRISM e o MUSCULAR, que rastreiam todos os conteúdos que passam pela Internet. A saber, estas redes de vigilância contam com a colaboração de serviços que todos conhecemos, como o Gmail, Yahoo, Google, Facebook e aplicações da Apple e Microsoft.

Com informações: Canal Tech


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *