Java e Javascript - Entenda as diferenças - Programadores Brasil
JavaJavascriptLinguagens de programação

[Iniciantes] Java e JavaScript – Entenda as diferenças

3 Mins read

Novos programadores e pessoas que não são da área de tecnologia há muito confundem Java e JavaScript, mas sua única semelhança é a palavra “Java”. Cada uma é uma linguagem de programação útil em seu próprio aspecto e cada uma tem pontos fortes sobre a outra. Um não é necessariamente melhor do que o outro; os programadores usam Java e JavaScript para uma variedade de tarefas diferentes.

Diferenças do Java e JavaScript

JavaScript

Nos primórdios da Internet, por volta de 1990, o Internet Explorer e o Netscape Navigator eram os dois navegadores da Web mais populares em uso pelo público em geral. Em apenas 10 dias, um desenvolvedor chamado Brendan Eich da Netscape, Inc. foi capaz de criar uma linguagem de programação que poderia instruir o computador sobre como interagir com o usuário ao receber a entrada do usuário. Eles chamaram essa linguagem de “Livescript” e a integraram diretamente no Navigator.

Isso significava que o navegador estava interpretando literalmente os comandos do usuário; o código não precisava ser compilado e um plug-in não era necessário. Outra linguagem de programação, Java, estava ganhando popularidade na mesma época, embora Java exigisse um plug-in separado para funcionar. A Netscape viu a oportunidade e renomeou sua linguagem de “JavaScript”. O Java Script foi indispensável nos primeiros dias da Internet.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Java

Java é uma linguagem de programação inventada por James Gosling e desenvolvida pela Sun Microsystems. Demorou um pouco mais de 10 dias para se desenvolver – levou quase quatro anos. Em 1991, um grupo de engenheiros da Sun Microsystem chamado “Equipe Verde” trabalhou dia e noite para criar Java. Foi lançado pela primeira vez em 1995 e várias novas versões foram lançadas desde então. 

A Internet de hoje está absolutamente saturada de programação executada em Java, e temos que agradecer ao Java por muitos dos aplicativos que tornam o dia-a-dia mais fácil. Java é atualmente propriedade da Oracle.

Diferenças básicas entre Java e JavaScript

Java e JavaScript são escritos, montados e executados de maneira diferente e cada um tem diferenças dramáticas no que diz respeito ao que é capaz de fazer.

Java é usado em uma ampla variedade de lugares, incluindo aplicativos Android, programação de cartão de crédito e na criação de aplicativos de desktop e aplicativos corporativos da web. Em comparação, o JavaScript é usado principalmente para tornar as páginas da web mais interativas. 

Ele pode ser usado como uma alternativa ao Flash, embora a maioria dos programadores diga que o Java Script é mais popular e tem mais funcionalidade do que o Flash. Java Script pode ser usado para fazer coisas legais, como criar animações em HTML.

Em suma, quando se trata de como cada linguagem é usada, Java é normalmente usado para todo o desenvolvimento do lado do servidor, enquanto o Java Script é reservado para desenvolver scripts do lado do cliente para funções como validação e interatividade. Existem algumas outras diferenças importantes:

  • O código Java deve ser compilado e o código JavaScript é todo em texto.
  • Cada idioma requer plug-ins diferentes.
  • O código JavaScript é executado apenas em um navegador, enquanto o Java cria aplicativos que são executados em uma máquina virtual ou navegador.
  • Java é uma linguagem OOP (programação orientada a objetos), e JavaScript é especificamente uma linguagem de script OOP.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Um novo estudante de programação aprenderá que Java e JavaScript são linguagens que valem a pena adicionar ao seu repertório de codificação. Na verdade, muitos programadores e desenvolvedores dizem que aprender essas duas linguagens desde o início, consecutivamente, é uma jogada muito inteligente para um novo programador. 

Sem dúvida, ter Java e JavaScript sob o controle tornará o programador mais empregável e levará a oportunidades de trabalho mais lucrativas no futuro.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *