Ataques cibernéticos a instituições públicas de EUA e Brasil evocam urgência de investimento em cibersegurança. Entenda - Programadores Brasil
Segurança Digital

Ataques cibernéticos a instituições públicas de EUA e Brasil evocam urgência de investimento em cibersegurança. Entenda

2 Mins read
Escândalos recentes de invasões cibernéticas a instituições públicas e privadas no Brasil e EUA reforçam a necessidade de investimento em cibersegurança. Entenda.

A virtualização das mais variadas atividades do dia-a-dia, que vão das movimentações financeiras até a manutenção de bancos de informações, também chega junto da necessidade em resguardar estes trâmites, certo? Bem, parece óbvio, mas só agora, após alguns escândalos de invasão a importantes organizações públicas mundo a fora, é que as empresas parecem começar a prestar a devida atenção para investimento em cibersegurança.

Uma pesquisa da Kypersky mostrou que, em 2020, cerca de 40% das empresas brasileiras não possuíam políticas de cibersegurança. O cenário fica ainda pior quando nota-se que, apesar de que 45% das empresas já detivessem regras de segurança virtual, 15% não faziam-nas obrigatórias entre seus funcionários.

Entretanto, isso está longe de ser um problema apenas da iniciativa privada ou restrito ao Brasil. No início de 2021, a população assistiu incrédula enquanto sistemas do Superior Tribunal de Justiça, do Ministério da Saúde e do Distrito Federal sofreram ataques hackers um após o outro, sem mesmo parecer imprimir dificuldades aos criminosos.

Semelhantemente, nos EUA, em 7 de Maio a Colonial Pipeline – principal operadora de dutos de combustíveis no país, precisou fechar toda a sua rede após sofrer um ataque ransomware que interrompeu as operações por cinco dias. A empresa privada confirmou o pagamento de US $ 4,4 milhões aos responsáveis pela invasão e sequestro dos seus sistemas.

Veja também: [+] Pacote Python Faixa preta para iniciantes.

Além disso, outro episódio notável, também em território norte-americano, aconteceu em Fevereiro. Um hacker tentou e quase conseguiu envenenar uma cidade inteira da Flórida. Para isso, o indivíduo invadiu os sistemas de computadores de uma usina de água e elevou os níveis de soda cáustica em 100x. Mas, felizmente, um dos engenheiros do local notou a investida a tempo de mobilizar a equipe do reservatório para corrigir os níveis.

Joe Biden assina decreto de investimento em cibersegurança para os EUA

Investimento em cibersegurança
Presidente dos EUA assina decreto que cria Conselho de Segurança Cibernética dias após invasão ao Colonial Pipeline

Assim, somente na última semana o presidente americano Joe Biden assinou um decreto que visa o investimento em cibersegurança para o país. “Não podemos continuar suscetíveis a esse tipo de ataque”, disse. Este documento define a criação de um Conselho de Revisão de Segurança Cibernética.

Veja também: [+] Pacote Python Faixa preta para iniciantes.

Ataques cibernéticos a grandes instituições públicas e privadas, dentro e fora do Brasil, reforçam, assim, a urgência do investimento em cibersegurança para empresas.

Com informações: Veja e Olhar Digital


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *