Governo do DF pretende transformar Brasília em Cidade Inteligente com projetos de tecnologia e inovação. Saiba mais - Programadores Brasil
Curiosidades

Governo do DF pretende transformar Brasília em Cidade Inteligente com projetos de tecnologia e inovação. Saiba mais

2 Mins read

O governo do Distrito Federal pretende transformar Brasília em uma Cidade Inteligente, nome dado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) ao projeto. O objetivo da proposta é, portanto, melhorar a qualidade de vida da população através do aperfeiçoamento de tecnologias. Além disso, visa trabalhar com soluções técnicas para resolver demandas do DF.

Para esclarecer, o subsecretário da pasta Luciano Cunha de Souza exemplificou que, se houver um controle maior de buracos na rua, por exemplo, será possível resolvê-lo mais rapidamente. “Caso tenhamos um monitoramento de buracos na rua, que todo ano ocorre, sempre no mesmo lugar, posso tomar uma solução de trocar o asfalto da rua inteira, por exemplo, em vez de tapar só o buraco. Os bueiros, todo ano, entopem. Se for recorrente, algo de errado está acontecendo. Com a integração de informações, consigo identificar o problema e buscar meios de resolver”, esclareceu.

Governo do DF pretende transformar Brasília em Cidade Inteligente com projetos de tecnologia e inovação (Imagem: Editoria de arte/Correio Brasiliense)

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

No entanto, com a pandemia da Covid-19, os aparatos tecnológicos foram muito importantes nas atividades do dia a dia. Ou seja, tanto para a vida pessoal quanto profissional. Além disso, vários órgãos governamentais fizeram uso da tecnologia para ofertarem serviços. 

“Já temos aplicativos que a população pode acessar os serviços públicos. Vimos isso ocorrer com grande peso durante a pandemia. Queremos ampliar ainda mais, por isso criamos o Plano Diretor da Cidade Inteligente que estabelecerá diretrizes no poder público para gerar melhores resultados para a população”, destacou o subsecretário.

Portanto, a proposta da Cidade Inteligente está em fase de consulta pública, atualmente. O intuito é obter a participar popular para aderir ao novo projeto. Mas, para os interessados em acompanhar e contribuir com propostas e sugestões, deve acessar o portal da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal e procurar por Cidade Inteligente.

Além disso, a pasta também pretende promover até o final de junho, vários webinários para falar sobre o assunto, pertinente às áreas de educação, planejamento urbano, desenvolvimento social, segurança alimentar, esporte, cultura, e outros.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Soluções criativas para cidadãos

Segundo a avaliação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, o período pandêmico acabou reforçando a necessidade de buscar soluções criativas focadas no cidadão.

“O Projeto Brasília Inteligente tem envolvido toda a estrutura do GDF para mapear os projetos existentes e as novas iniciativas. A proposta está focada em incentivar a busca pela sinergia entre os projetos, o compartilhamento de dados e de infraestrutura, sempre com foco em melhorar a qualidade de vida do cidadão. Brasília será uma cidade inteligente, e estamos trabalhando muito para isso”, afirmou Gilvan.

Em suma, além do projeto de Cidade Inteligente, a pasta também está à frente de outras iniciativas tecnológicas, como Wi-Fi social, a Reciclotech (voltada para reciclagem de lixo eletrônico), e promoção de cursos gratuitos em parceria com Senai e Sebrae.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Milhares de pedidos são cancelados em rede de supermercado online após incêndio gerado por robôs. Saiba mais

Japão bate recorde mundial de velocidade de internet ao atingir 319 Tbps combinando minerais de terras raras, fibra óptica e sofisticado sistema de laser. Saiba mais

Entenda como o LuizaLabs investe na contratação e formação de profissionais de TI e as ações adotadas na empresa para fortalecer sua atuação no setor

Brasileiros usam memes para evitar brigas sobre política em grupos de WhatsApp, diz pesquisa. Confira

Open Banking: Banco Central adia 2° fase, que iniciaria nesta quinta-feira, para meados de agosto. Entenda

Uber Chip alcança cobertura em todo território nacional, com planos a partir de R$20 mensais. Veja a novidade

Serviço de Segurança da Ucrânia descobre uso ilegal de mais de 5 mil PS4 Pros em fazenda de mineração. Entenda

Justiça condena Dell a pagar R$ 10 milhões por assédio moral aos funcionários, mas empresa nega acusações e diz que vai recorrer. Entenda

Amazon investe em mil caminhões de direção autônoma para agilizar serviço de entregas. Confira a novidade

Casal espanhol desenvolve óculos de alta tecnologia para que filho com baixa visão possa enxergar e tenha mais autonomia. Conheça