Sob expectativa da criação de 420 mil vagas de TI até 2024, evento discute a abertura do mercado no período. Veja - Programadores Brasil
Mercado de TI

Sob expectativa da criação de 420 mil vagas de TI até 2024, evento discute a abertura do mercado no período. Veja

2 Mins read
O evento Business Round discutiu a falta de investimento em capacitação técnica para profissionais de TI diante da crescente demanda do mercado. Confira.

Existe uma enorme e crescente demanda do mercado de microempresas para profissionais de TI. Sobretudo após a pandemia de Coronavírus que forçou a sociedade a recorrer o máximo possível aos meios virtuais em quase tudo.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

De acordo com o jornal Bem Paraná, que cobriu o evento online Business Round com especialistas de mercado no YouTube, as empresas brasileiras vão precisar de pelo menos 420 mil novas vagas para profissionais de TI. Deste montante, 24 mil vagas seriam só para o estado do Paraná.

Evento discute falta de investimento na capacitação técnica de profissionais de TI

Evento Business round

O Business Round contou com a participação de Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, Vinícius Galindo de Mello, coordenador estadual de tecnologia do Sebrae/PR e do  professor doutor Cleverson da Cunha, coordenador de Ambientes de Inovação da Agência de Inovação da UFPR.

Os participantes discutiram a necessidade de adequação do mercado para receber os profissionais das áreas de tecnologia que, segundo as falas, estão em busca de empregadores que lhes ofereçam um plano de carreira e não apenas um emprego.

Nesse sentido, Vinícius Galindo aponta que as empresas precisam começar a investir na formação de seus profissionais. O coordenador de tecnologia do Sebrae trouxe números que revelam que, apesar de quase metade das microempresas do Paraná sentirem a falta de profissionais de TI, apenas 10% investem na capacitação destes.

Vinícius também confrontou a falta de investimento na Educação Técnica, enquanto a graduação é superestimada.

“Eu valorizo muito o papel do Senai. Ele assumiu um papel, mas acho que isso é pouco ainda. No nosso futuro dominar a tecnologia da informação é importante? Então nós temos que plantar a semente”

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Ele também argumenta que o ensino básico deveria introduzir as crianças à tecnologia: “As nossas crianças precisam aprender robótica, se não quando chegar no funil da tecnologia não vão conseguir formar o pensamento lógico e sem isso não podem aprender linguagem de programação. Uma coisa leva a outra”.

Por fim, os participantes do evento concordaram que tanto o Estado quanto a iniciativa privada deveriam investir mais na capacitação tecnológica. Principalmente no nível técnico de ensino uma vez que as faculdades não suprem e não devem suprir toda a expectativa de demanda do mercado.

A live completa do evento, que aconteceu na terça-feira (18), está disponível no canal Vale do Pinhão no YouTube.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Empresas oferecem diversas vagas de emprego na área de Tecnologia. Também há chances para oportunidades de estágio no setor. Confira

Vagas na área de TI da PUCRS: universidade oferece 35 oportunidades, com possibilidade de trabalho remoto. Confira

Vagas de emprego na área de TI: empresa de Tecnologia, Qiness, abre 730 oportunidades no Brasil e exterior. Veja como concorrer

Dell oferece programa de relacionamento e vantagens para profissionais de TI, com diversos benefícios. Conheça

Parceria entre Softex e Microsoft oferece curso gratuito de Tecnologia para mulheres. Veja como participar

Grupo Fleury sofre tentativa de ataque cibernético e tem partes de seu site comprometidas. Saiba mais

Hyundai anuncia aquisição da empresa de robótica Boston Dynamics, responsável pela criação do cão-robô Spot. Entenda

Totvs abre 300 vagas de emprego para diferentes áreas, sendo a maior parte destinada ao setor de Tecnologia da Informação. Saiba mais

Oportunidades de emprego na área de Tecnologia da Informação: RankMyApp abre vagas para diferentes cargos. Confira

Mark Zuckerberg avalia que realidade virtual se desenvolve 'mais rápido do que o previsto'. Veja