Desenvolvedor Backend: O que faz? Entenda - Programadores Brasil
Mercado de TI

[Iniciantes] O que faz o Desenvolvedor Backend? Tire suas dúvidas

2 Mins read

Você está pensando em entrar no campo do desenvolvimento web? Como você já deve saber, existem três tipos de desenvolvedores da Web: front end, backend e full stack, que combina os dois.

Os desenvolvedores backend são responsáveis ​​e se concentram no funcionamento interno dos aplicativos da web para construir o “lado do servidor” dos aplicativos da web. O lado do servidor é o código e a linguagem executados nos bastidores no servidor da web ou no back-end. O frontend é do lado do cliente, e os desenvolvedores de frontend são encarregados de criar a experiência do lado do cliente.

Este artigo se concentra exclusivamente em desenvolvedores backend, examinando o que eles fazem, as habilidades necessárias para se tornar um desenvolvedor backend e como você pode se tornar um.

[Iniciantes] O que faz o Desenvolvedor Backend? Tire suas dúvidas

O que faz um Desenvolvedor Backend?

Os desenvolvedores backend trabalham lado a lado com os desenvolvedores de frontend, fornecendo a lógica do lado do servidor dos elementos de aplicativos da web voltados para o exterior. Em outras palavras, eles criam a lógica para fazer o aplicativo da web funcionar corretamente e fazem isso por meio do uso de linguagens de script do lado do servidor, como Ruby ou PHP .

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Além de tornar os aplicativos da web funcionais, estes profissionais também são responsáveis ​​por otimizar o aplicativo para velocidade e eficiência. Além disso, os programadores backend costumam criar uma solução de armazenamento de dados com um banco de dados, que é um componente crucial para todos os aplicativos da web, pois armazena informações (como usuários, comentários, postagens, etc.). Bancos de dados comuns incluem MySQL, MongoDB e PostgreSQL.

Quem trabalha com o desenvolvedor de backend?

Os desenvolvedores de backend normalmente trabalham em grupos ou com uma equipe específica. No entanto, em equipes maiores, pode haver desenvolvedores de back-end e front-end , que podem incluir engenheiros e arquitetos de UX .

Na equipe de back-end, os desenvolvedores de back-end trabalham com engenheiros de software, cada um com uma função específica, como desenvolvimento de API REST ou garantia de qualidade (QA). Mesmo no back-end, existem diferentes funções e responsabilidades. 

Habilidades e conhecimentos tecnológicos necessários

Usando o modelo de descrição de trabalho de back-end total como referência, a seguir estão algumas das principais habilidades e tecnologias que um desenvolvedor de back-end deve conhecer.  

  • Conhecimento proficiente da linguagem de programação backend e do framework que é usado pela empresa
  • Compreensão das tecnologias front-end da web, como HTML, CSS e JavaScript (para se comunicar com os membros da equipe no front-end) 
  • Capacidade de gerenciar um ambiente de hospedagem, incluindo administração de banco de dados, bem como aplicativos de escalonamento para lidar com mudanças de carga
  • Conhecimento de acessibilidade e conformidade de segurança 
  • Experiência com controle de versão, como Git

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Onde aprender habilidades de back-end

A maioria dos desenvolvedores de back-end tem treinamento formal de uma forma ou de outra, incluindo um diploma de ciência da computação (CS). 

Os desenvolvedores de back-end podem ter que fazer mais abstração do que os desenvolvedores de front-end. Eles podem ser mineração de dados, escrever algoritmos abstratos e assim por diante. É por isso que um diploma formal em CS é importante.

No entanto, se você já passou dos anos de faculdade, há excelentes cursos online disponíveis para prepará-lo para uma carreira de desenvolvimento de back-end. Está pronto para começar os estudos? Confira o Curso Pacote Full Stack para iniciantes.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *