Tecnologia da Informação: Veja tudo sobre o Curso - Programadores Brasil
Mercado de TI

[Dica] Curso de Tecnologia da Informação – Tire suas dúvidas

3 Mins read

No mundo de hoje, a Tecnologia da Informação (TI) tornou-se a necessidade mais fundamental para o funcionamento adequado da sociedade humana. Seja administrando os bancos ou obtendo comida entregue em casa em um restaurante, a Tecnologia da Informação se tornou parte integrante de nossas vidas. 

Esta dependência da Tecnologia da Informação deu origem à demanda de aprendizagem e mais inovação neste campo, como resultado do que se tornou um dos campos mais populares na educação e na carreira. Você pode encontrar especialização em TI em todos os ramos da educação, desde TI e Software, Engenharia, Aviação e Medicina até MBA e até Hotelaria.

Nesta era tecnológica, a melhor opção de carreira para os alunos no presente e no futuro imediato é se tornar um profissional de Tecnologia da Informação (TI). Além das tarefas industriais e de alto risco, todas as pequenas atividades do dia-a-dia agora são controladas e executadas com a ajuda de TI. A maioria das pessoas confunde cursos de TI com Ciência da Computação. 

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

[Dica] Curso de Tecnologia da Informação - Tire suas dúvidas

Cursos de Tecnologia da Informação x Ciência da Computação

A Ciência da Computação é o estudo dos aspectos da computação, desde o projeto de microprocessadores, pessoais e supercomputadores até o projeto de circuitos e a escrita de códigos para o software que alimenta essas máquinas, enquanto a Tecnologia da Informação trata da regulação e segurança de dados por meio de dispositivos eletrônicos e seus software relacionado.

O curso de Gestão em Tecnologia da Informação capacita os profissionais para as funções técnicas, como as outras formações, mas tem ênfase, principalmente, em conceitos de administração. Na maioria das instituições, é possível optar pelo bacharelado ou o tecnólogo. De forma geral, a Tecnologia da Informação utiliza a computação para o armazenamento, processamento, gerenciamento e uso dos dados.

De modo geral, pode-se dizer que os cursos de TI são voltados, principalmente, para a capacitação dos profissionais em relação ao desenvolvimento de sistemas. Em todos eles, o aluno aprende técnicas para criar e gerenciar softwares, aplicativos e outros sistemas operacionais, em busca de soluções que atendam às necessidades das empresas e dos usuários.

Áreas de atuação do Profissional de TI

Por fim, quem ingressa na área de TI tem uma série de possibilidades de atuação, como mencionado. Entre elas:

  • Programação: nessa função, o profissional é responsável pelo desenvolvimento de softwares e outros programas
  • Segurança: a incumbência do profissional de Segurança da Informação é proteger sistemas operacionais, programas e equipamentos
  • Suporte técnico: o trabalho consiste em zelar pela estrutura física dos computadores, da rede local e também dos sistemas operacionais
  • Administração de banco de dados: projetar o banco de dados e gerenciar as informações da empresa fazem parte das incumbências do cargo
  • Qualidade do software: trata-se de uma função voltada para o acompanhamento dos softwares, a fim de garantir o bom funcionamento deles
  • Administração de redes: o profissional que atua com redes precisa gerenciá-las e garantir que os recursos computacionais relacionadas a elas estejam funcionando
  • Cloud Computing: há oportunidade de trabalhar como especialista em armazenamento de dados na nuvem
  • Desenvolvimento de e-commerce: por ser um sistema em crescimento e bem específico, o profissional da área não só projeta a plataforma, como também realiza a manutenção e assegura que não ocorram fraudes.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Confira nosso guia para entender melhor o que são Estruturas de Decisão.

Perfil desejado para Tecnologia da Informação

Para atuar como profissional de TI, além das competências técnicas exigidas pela ocupação, as habilidades comportamentais também são essenciais. Entre as principais estão: curiosidade, atenção aos detalhes, raciocínio lógico, boa comunicação, ótimo relacionamento interpessoal, capacidade de trabalhar sobre pressão e escuta ativa.

Vale dizer ainda que é importante ter afinidade com matemática e, obviamente, gosto por tecnologia, além de conhecimentos de inglês, que ajudarão a entender a linguagem de programação que, normalmente, está nesse idioma. Confira agora o texto que fizemos com as melhores faculdades de Sistemas de Informação.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *