Boot Repair: Veja Como Reparar a Ubuntu Linux - Programadores Brasil
LinuxSistemas OperacionaisTutoriais para Linux

[Linux – Ubuntu] Boot Repair – Veja como Corrigir Problemas na Inicialização do Sistema

3 Minutos de Leitura

Em sua vida Linux, você pode ter enfrentado muitos problemas de inicialização. Como se você experimentasse algumas coisas e depois descobrisse que não consegue inicializar o seu Linux. Para isso, existe o Boot Repair, que te ajuda a resolver problemas na inicialização do sistema.

O que é o Boot Repair?

O Boot Repair é uma ferramenta para reparar problemas de inicialização comuns no Ubuntu, Debian, Arch, Linux Mint, OpenSUSE, Fedora e outras distribuições Linux, sistemas operacionais Windows e Mac OS.

Se você instalar o sistema operacional Windows depois de instalar uma distribuição Linux como o Ubuntu, não será possível inicializar no sistema operacional Linux. O reparo de inicialização pode ajudar.

Qualquer coisa pode dar errado durante a inicialização múltipla dos sistemas operacionais Linux. O reparo de inicialização também pode ajudar.

O reparo de inicialização pode

  • Corrigir a Tabela de partição de backup
  • Corrigir Setores de inicialização do dispositivo de backup
  • Instalar novamente o carregador de inicialização GRUB
  • Configurar o carregador de inicialização GRUB
  • Adicionar opções de kernel
  • Alterar o sistema operacional padrão no GRUB
  • Restaurar um MBR compatível com Windows
  • Reparar um sistema de arquivos quebrado
  • E muitos mais.

Neste artigo, vou mostrar como usar o Boot Repair no Ubuntu. Usarei o Ubuntu 18.04 LTS para a demonstração. Vamos começar.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Instalando o Boot Repair:

Normalmente, você instala o Boot Repair em uma livecd do Ubuntu, pois pode não ser possível inicializar no sistema operacional instalado no disco rígido naquele momento. Portanto, é nisso que vou me concentrar neste artigo.

Você pode fazer um pendrive USB inicializável do Ubuntu de qualquer versão mais recente da imagem ISO do Ubuntu Live DVD. Veja mais clicando aqui.

Quando terminar de fazer o pendrive bootável da imagem ISO do Ubuntu Live DVD de sua escolha, inicialize a partir dele e selecione Tentar o Ubuntu sem instalar no menu GRUB, conforme mostrado na captura de tela abaixo.

Instalando o Boot Repair: Inicialização do Linux

Agora conecte-se à sua rede e abra uma janela do Terminal (pressione <Ctrl> + <Alt> + t )

O reparo de inicialização não está disponível no repositório oficial de pacotes do Ubuntu. Portanto, você deve instalá-lo a partir do repositório PPA no Ubuntu.

Agora adicione o PPA de Reparo de Inicialização com o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa: yannubuntu / boot-repair

Agora pressione <Enter> para continuar.

Instalação do Boot Repair: Configurando o repositório no Ubuntu

O repositório PPA do Boot Repair no Ubuntu deve ser adicionado e o cache do repositório de pacotes APT deve ser atualizado.

Agora você pode instalar o reparo de inicialização com o seguinte comando:

sudo apt update && sudo apt install boot-repair

O reparo de inicialização deve ser instalado como na imagem abaixo:

Boot Repair - Finalizando a instalação

Reparando a Inicialização do seu Sistema

Agora que você já viu como instalar o Boot Repair no Ubuntu, vamos te mostrar como executá-lo e de fato corrigir a inicialização do sistema.

Agora você pode iniciar o menu do aplicativo de reparo de inicialização:

Boot Repair no Ubuntu - Abrindo o app pela primeira vez

Ao abrir o Boot Repair, você verá as opções de reparo disponíveis. A opção de reparo mais comum do Reparo de inicialização é o reparo recomendado. Depois de clicar nele, ele deve encontrar e corrigir problemas de inicialização para você. 

Confira na tela abaixo. Deve reparar a maioria dos problemas de inicialização que você pode enfrentar.

Após selecionar o modo de Reparação recomendado do Boot Repair, aguarde que o Boot Repair finalize as correções nas configurações de inicialização do sistema.

Assim que o reparo for concluído, você deverá ver a seguinte janela. Basta clicar em OK .

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Além desta tela, um documento de texto também deve ser aberto. Ele contém informações sobre todo o seu sistema e o que o Reparo de Inicialização fez com ele para reparar problemas de inicialização.

Agora você deve ser capaz de inicializar os sistemas operacionais instalados normalmente. Existem muitas opções de reparo avançadas no Boot Repair. Basta abrir o Boot Repair e clicar em Advanced Options conforme marcado na captura de tela abaixo para revelá-los.

É basicamente assim que você instala e usa o Boot Repair em um Ubuntu Live System. Se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Criador do Programadores Brasil e do Galinha Programadora. Sou deficiente físico (não tenho os dois braços), desenvolvedor de sistemas há 9 anos e apaixonado por programação. Tenho um pézinho no Jornalismo (sem qualquer trocadilho rs).

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *