O que Faz um Analista de Sistemas? Entenda - Programadores Brasil
Mercado de TI

[Iniciantes] O que Faz um Analista de Sistemas? Entenda

3 Mins read

O que Faz um(a) Analista de Sistemas? Bem, os analistas de sistemas examinam os sistemas e procedimentos atuais de uma empresa e, em seguida, encontram uma maneira de fazer com que operem de maneira mais eficiente e eficaz. Eles fornecem soluções de design de tecnologia ao compreender as necessidades de negócios e tecnologia da informação.

O que faz um(a) Analista de Sistemas?

O papel de um(a) analista de sistemas é agir como um investigador digital. Eles documentam os sistemas de tecnologia para compreender, alterar, melhorar e ajudar a reconstruir esses sistemas.

Isso pode incluir descobrir por que um sistema está falhando, usando um software específico para rastrear aplicativos, sistemas, bancos de dados e redes.

O que faz um Analista de Sistemas: Veja as principais características do(a) profissional

Em cada estágio de um ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas, o analista de sistemas se une a programadores , designers de experiência do usuário (UX) e testadores de garantia de qualidade para construir sistemas no geral. 

Eles também trabalham em estreita colaboração com os principais executivos de uma organização, bem como aconselham outros membros da equipe de tecnologia a entender melhor como os sistemas podem servir melhor a uma organização.

O Analista de Sistemas normalmente se especializa em certos tipos de sistemas específicos para o setor em que trabalham, como sistemas de computação de engenharia ou sistemas financeiros. Em alguns casos, esses analistas são chamados de gerentes de projetos de TI , pois acompanham o andamento de um projeto para garantir que as metas de custo, prazos e padrões sejam atendidos.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

O Analista de Sistemas usa modelagem de dados para projetar sistemas (entre outras técnicas), o que lhes dá a oportunidade de dar uma olhada nos processos e fluxos de dados antes mesmo de qualquer programa ter sido escrito.

Uma vez que os programas tenham sido escritos, testes aprofundados serão conduzidos e as informações serão analisadas a fim de detectar quaisquer tendências nos dados que possam dar uma pista sobre como aumentar o desempenho e a eficiência de um sistema.

O analista de sistema também determina os requisitos de quanta memória e velocidade o sistema precisa, preparam fluxogramas para engenheiros ou programadores usarem ao construir o sistema e estão envolvidos na solução de problemas que surgem após a configuração do sistema inicial.

Freqüentemente, atuam como corretores de informações, com a documentação preparada por analistas de sistemas muitas vezes se tornando a palavra final sobre o que um sistema é ou faz. Em colaboração com escritores técnicos , designers de sistemas e arquitetos de sistemas, eles também documentam o que pode ser esperado em sistemas que ainda não foram construídos.

A seguir estão exemplos de tipos de analistas de sistemas:

Designers de sistemas ou arquitetos de sistemas – se especializam na escolha de tipos específicos de sistemas de hardware e software e decifram objetivos de negócios de longo prazo em soluções técnicas, desenvolvendo um plano. Eles trabalham com a gestão, certificando-se de que os sistemas e infraestruturas de tecnologia sejam configurados para melhor servir a missão da empresa.

Analistas de garantia de qualidade de software (QA) – certifique-se de que os requisitos críticos do sistema sejam atendidos, fazendo testes detalhados e diagnósticos de problemas. Eles também se comunicam com a gerência escrevendo relatórios que recomendam maneiras de melhorar os sistemas.

Analistas programadores – fazem mais codificação e depuração do que outros tipos de analistas. Eles criam aplicativos personalizados para as necessidades de sua empresa, bem como projetam e atualizam o software de seus sistemas. Eles determinam quais necessidades específicas os aplicativos devem atender e trabalham em conjunto com a gerência e os analistas de negócios para esse fim.

Você é adequado para ser um(a)?

Os analistas de sistemas têm personalidades distintas . Eles tendem a ser indivíduos investigativos, o que significa que são intelectuais, introspectivos e curiosos. Eles são curiosos, metódicos, racionais, analíticos e lógicos. Alguns deles também são convencionais, o que significa que são conscienciosos e conservadores.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Como é o local de trabalho de um(a) Analista de Sistemas?

Por fim, os analistas de sistemas podem trabalhar em uma variedade de setores, como saúde, empresas privadas e agências governamentais. Eles podem trabalhar diretamente para uma única empresa ou ser contratados por uma empresa de consultoria em informática.

Os analistas de sistemas geralmente ocupam cargos de tempo integral, e as horas extras são bastante comuns para cumprir prazos. 

Grande parte de sua carga de trabalho requer colaboração com outros profissionais de tecnologia. Algumas viagens podem ser necessárias para trabalhos e projetos específicos. Está pronto para começar a sua carreira de Analista de Sistemas? Confira o curso Pacote Full Stack e comece seus estudos!


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *